" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

21/01/2019 09:25
Provérbios 21:20
 
 
Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora.
 
 
Porque os homens sábios são ricos e os insensatos são tolos? Você quer progredir financeiramente? Então leia e crê neste provérbio simples. Insensatos gastam dinheiro tão rápido quanto ganham, mas homens sábios são disciplinados e lentos a respeito de gastar e sempre economizam parte de suas receitas.
 
Seus hábitos de gastos são muito importantes para o seu sucesso financeiro. Quanto você ganha não é tão importante, porque você pode desperdiçar um alto salário com a mesma facilidade que você pode desperdiçar com um baixo salário. Na realidade, um alto salário permite que você desperdice seu dinheiro em itens de alto valor.
 
Não é o alto custo de vida, mas o custo alto de viver que arruína os homens (Pv 21:17). Homens sábios são previdentes e autodisciplinados para evitar maus hábitos e compras impulsivas e economizam uma parcela do seu salário. Eles fazem da economia um prazer, e são relutantes em gastar.
 
Existem dois tipos de perdedores financeiros - homens preguiçosos que não gostam de trabalhar muito para ganhar um meio de viver, e trabalhadores que dão o duro e desperdiçam aquilo que ganham (Pv 18:9). De vez em quando surge um insensato que tem os dois problemas - ele não gosta de trabalhar muito, e gasta o seu dinheiro.
 
Qual a melhor maneira de limitar gastos sabiamente? Simples! Em primeiro lugar, contribua voluntariamente e com alegria nma propagação do Evngelho, socorrendo os necessitados e aos santos que honestamente anunciam o Evangelho e tem o mesmo objetivo que nos deve levar a exercer esse dom. Ou seja, o de ganhar almas e santificar o nome de Deus nesse mundo. Em segundo lugar, reserve para si mesmo pelo menos de 10 a 20% para formar uma poupança - isto é o que se chama aprender com a formiga (Pv 6:6-8; 30:25). Em terceiro lugar viva de forma razoável e pague todas as suas contas. Você então estará livre para gastar aquilo que sobrou da maneira que você quiser! Você caminha na direção do sucesso financeiro, e você não usou um orçamento nem um programa contábil!
 
Os cartões de crédito permitem que você gaste dinheiro que você não tem ... deixando você pior do que este insensato do nosso provérbio. Eles estimulam o impulso de comprar sem pagar, mas que dói financeiramente mais tarde. Viver com sacrifícios agora significa viver melhor mais adiante - isto porque poupadores ganham juros e gastadores pagam juros, e poupadores também estão sempre numa situação líquida para aplicar em oportunidades de investimentos. Cartões podem ser usados, porém, de uma forma sábia e inteligente. Gastando somente o que se poderá pagar, sem ter que prorrogar o pagamento para o mês seguinte.
 
É uma vergonha o que os governos gastam sem levar em consideração a receita. Eles gastam mais do que recebem. Seguindo o seu exemplo, a maioria das companhias e cidadãos  fazem o mesmo. Dívidas corporativas e individuais refletem as políticas e os déficits do governo, o que deixa os países como  nações devedoras de perdulários de cima até embaixo.
 
Ao invés de ter dinheiro ao fim do mês, a maioria tem mês demais para acontecer quando o seu dinheiro acaba. E o mesmo ocorre no fim da vida. E você? Um homem sábio fará de doações e economia um hábito e um prazer, pois ele sabe que economizar é um mandamento, não uma sugestão (Pv 6:6-8; 12:27; 13:22; 30:25).