" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEXTA FEIRA

28/04/2017 07:25

 

Provérbios 28:28

Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam.

Pesquisas de opinião política e projeções mentem. Elas são tremendamente tendenciosas. Seus resultados são distorcidos. Elas revelam pouco o aspecto de justiça quando os homens maus governam. Somente quando os maus desaparecem é que os justos voltam a aparecer. Isto é mais do que uma mera margem de erro estatístico. Quando os maus assumem o poder, os homens justos se escondem; quando os maus são removidos, os justos se manifestam. Promovendo os justos ou rejeitando os maus estimula o surgimento de um avivamento nacional.

Analise o provérbio. Ele contém um significado paralelo, como o de muitos Provérbios. Suas duas sentenças se contrastam pela conjunção alternativa "mas". Você deve comparar e contrastar os termos das duas sentenças para definir corretamente qualquer uma das duas. Provérbios são ditados obscuros que exigem um pouco de paciência e trabalho, mas que podem ser interpretados e entendidos (Pv 1:6).

De que forma os maus se desenvolvem? Eles são elevados ao poder público ou popularidade, o que é o oposto de "perecem" da segunda sentença. Que homens se escondem? Os homens justos, conforme indicado por "os justos" da segunda sentença. O que significa esconder? Significa evitar a publicidade, o que se conhece pela comparação e a contraste de "escondem" com "multiplicam". Quando os homens maus governam, os justos desaparecem de vista; mas quando aqueles homens maus são removidos do poder, os homens justos saem dos seus esconderijos e se tornam visíveis.

A lição é fácil. Os maus odeiam os justos e desejam destruí-los; os justos odeiam e temem os maus (Pv 29:27; Sl 139:21-22). Grande parte do livro de Provérbios envolve conselhos políticos do rei Salomão para o seu filho. Aqui ele ensinou a importância de colocar homens justos em posições de poder. Se assim fizesse, ele contribuiria muito para o aumento da contribuição pública de homens nobres e sábios. Se ele escolhesse o contrário, esses homens desapareceriam (Pv 11:10; 28:12; 29:2). Quando o pecado e os pecadores aumentam e são honrados, o amor pela verdade seca (Mt 24:12).

Estudiosos políticos nos Estados Unidos e isto é relevante para com outras nções, inclusive o Brasil, taxaram os conservadores escondidos de "a maioria silenciosa". Eles têm sido surpreendidos eleição atrás de eleição por um poderoso bloco votante que pouco se manifestou nas pesquisas e análises. A nação se mostrou mais conservadora do que eles conseguiam medir! Os conservadores estavam escondidos durante as tendências e lideranças liberais. Sem conhecer a Bíblia, esses estudiosos e os resultados das eleições que eles previram, confirmou a lição de provérbios

Apesar dos inimigos liberais da justice e da verdade serem ruidosos ... e apesar de gastarem muito para promoverem suas agendas profanas, eles não percebem que muitos eleitores que ainda são de certa forma conservadores estão cansados das mudanças e líderes tolos que estão lhes impingindo. Apesar de que ruidosos liberais enaltecem o seu adorável candidato, ele perde para o seu oponente conservador que não parecia ter chance alguma - até o momento em que as verdadeiras pessoas se manifestaram.

É claro que existem várias definições comprometidas neste exemplo dos dias modernos a respeito da "maioria silenciosa". Em primeiro lugar, nenhum estudioso político conhece a definição de Deus a respeito do verdadeiro homem justo! A verdadeira justiça e sabedoria bíblica não são opções nas pesquisas. Em segundo lugar, os verdadeiros homens justos jamais foram e nunca serão nada parecidos com a maioria!

Por que razão os homens e as mulheres piedosas nos Estados Unidos se exporiam hoje? Eles não têm nenhum mandato para se tornarem públicos! Eles sabem que o governo, o sistema educacional, a comunicação de massa, a opinião pública e os entretimentos se unem contra eles. Os melhores entre esses não conseguem discernir entre criação e evolução, Jeová ou Alá, Jesus e Maomé, No caso específico do Brasil, Maria, Aparecida e Jesus. Então, porque discutir com os tolos? Porque submeter a verdade ao ridículo? Porque arriscar o revide? Leia (Pv 23:9; Mt 7:6; IITs 3:1-2), Os verdadeiros santos de Deus hoje continuam escondidos, assim como aqueles 7000 nos dias de Acabe e Jezabel (IRs 19:1-18).

Avivamento pessoal de um líder estimulará um avivamento geral. Quando o rei Asa seguiu completamente ao Senhor, muitos estrangeiros de outras nações se uniram e ele (IICr 15:8-9). Isto também ocorreu sob o reinado de Ezequias (IICr 30:17,25-26). Quando Hamã foi executado na Pérsia, muitos se converteram ao judaísmo (Et 8:17). Quando Deus matou Herodes Agripa, um inimigo da igreja primitiva, o evangelho se espalhou (At 12:23-24). E quando a "Rainha Sangrenta", a rainha Maria Tudor I morreu em 1558, pela graça de Deus os justos escondidos na Inglaterra se afloraram.

A sabedoria é de fácil entendimento. Em qualquer sociedade, bons líderes fazem com que pessoas virtuosas apareçam. Mas coloque uma pessoa má no poder e essas pessoas valiosas desaparecerão por desprezo pelos homens maus e/ou temor de perseguição e/ou por desencorajamento. Na medida em que homens sábios são promovidos numa empresa, o número de empregados sábios aumentará. À medida que um pastor é santo e justo, sua igreja crescerá em membros santos e justos. Na medida em que o pai é nobre e virtuoso, sua família crescerá em nobreza e virtude.

As igrejas de Jesus Cristo têm se mantidas escondidas à vista do mundo durante a maior parte de suas existências, assim como Daniel e João profetizaram (Dn 7:19-28; Ap 12:12-17). Um grande império bestial sob duas formas - a pagã e o papado de Roma - tentaram sucessivamente destruí-las (Ap 12:3; 13:1). Mas Deus as preservou pelo Seu cuidado gracioso em locais escondidos, desde as catacumbas de Roma às montanhas do país de Gales. Sob governantes convertidos ou tolerantes, essas igrejas e os santos prosperaram até o seguinte reino de terror ou de carnalidade epidêmica. Verdadeiros santos são raramente vistos nos dias de hoje, pois eles se escondem de dois inimigos - a política pública pagã e o cristianismo carnal.