" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

06/06/2017 09:25
Provérbios 6:4
 
Não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras.
 
Ser avalista, fiador ou assinar garantias de obrigações de outros pode ser uma armadilha (Pv 6:1-5). Se você, por imprudência, assumiu tais obrigações, use de todos os meios e o mais rápido possível para sair de todas elas. Pois em todas as questões de sabedoria e de justiça, hoje, agora, é o tempo de obedecer!
 
O orgulho da vida tenta os homens a fingirem ser financeiramente mais bem sucedidos do que são verdadeiramente. Impulsivamente eles concordam em garantir ou assinar conjuntamente empréstimos ou obrigações de seus amigos de forma a ajudar a fechar um negócio e parecerem importantes, economicamente falando. Em terminologia contábil e de negócios, essa ação irresponsável é denominada de má gestão de responsabilidades contingentes.
 
Como temos acesso fácil a seguro barato para quaisquer bens ou atividades, e como vivemos com maiores riscos de ferimentos (automóvel, por exemplo), os custos médicos excessivamente altos e uma epidemia de processos jurídicos, nós também violamos este provérbio ao negligenciarmos prudentes seguros, especialmente o de responsabilidade civil. A sabedoria de Deus neste provérbio visa evitar a exposição desnecessária a uma possível perda.
 
Repetidamente Salomão nos alertou a respeito desse erro, pois ele poderá lhe prender em uma armadilha. Se os credores aparecem, você pode não ter condições de pagar (Pv 22:26-27). Você expôs a sua família a riscos desnecessários. Nem toda a forma de assinatura conjunta é errada, mas deve ser feita com bastante prudência. Veja os comentários de Provérbios 6:1.
 
Quão importante é este aviso? Se você está envolvido em alguma forma de fiança, ou de qualquer risco de perda, faça tudo que estiver ao seu alcance para se proteger ainda hoje! Não demore! De que maneira você saberia que a adversidade não bateria à sua porta hoje? Saia da armadilha rapidamente! Imediatamente!
 
Leitor, você se comprometeu em responder pelas obrigações de outros, se eles não puderem responder? Você assinou conjuntamente um empréstimo de outro? O seguro de responsabilidade civil do seu veículo? Despesas médicas de terceiros? Responsabilidade civil como chefe de família? Os seguros dos seus empreendimentos estão em dia? Especialmente aqueles de responsabilidade civil? Busque a cobertura hoje!
 
Em todas as questões de sabedoria e de justiça, é o nosso urgente dever corrigi-los imediatamente. Davi afirmou, "Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos." (Sl 119:60). Esta é a santa ambição e a ação de um verdadeiro filho de Deus! E a sua?
 
Você não sabe o que pode acontecer amanhã, portanto não conte que isso ou aquilo possa acontecer ou não (Pv 27:1). Félix foi convencido pela pregação de Paulo, mas adiou a sua decisão para um "momento mais oportuno" e que nunca aconteceu (At 24:24-27). Agripa quase foi persuadido (At 26:27-29).
 
O Senhor Jesus Cristo jurará em ira contra aqueles que perdem a oportunidade de se arrependerem (Hb 3:7-19, Ap 2:20-23). Se você está convicto de alguma forma em sua vida a respeito de qualquer questão, hoje e agora é a hora de fazer um acerto! Senhor, tenha misericórdia de nós neste dia!