" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

13/08/2019 11:07
Provérbios 13:23
 
 
Muita comida está na lavoura dos pobres: mas isso é destruído por falta de julgamento.
 
 
 
O trabalho árduo traz lucro, mas pode ser perdido por decisões tolas. Os pobres podem trabalhar duro na agricultura, com muito aumento de seu Criador. Seu trabalho focado em um pequeno terreno tem uma boa recompensa por sua mesa. Mas outros homens pobres, mesmo com algumas vantagens, podem desperdiçar maior ganho seguindo esquemas lúdicos que o levam embora. 
 
A lavoura é a lavoura e o cultivo do solo para cultivar. A agricultura foi a primeira profissão do mundo e é um bom trabalho. É o negócio ou investimento mais básico, proporcionando uma visão clara do capital, do trabalho e do lucro. Dependendo diretamente das bênçãos de Deus, as sementes são colocadas no chão para esperar por Seu aumento. E ele dá aumento!
 
O retorno médio para o trigo é 200. Uma semente de trigo plantada resulta em 200 novos. Um bushel plantado resulta em 200 novos bushels. Isso é um retorno de 20.000%! O retorno médio para o milho de campo é de 800 vezes, ou 80.000%! O retorno médio para o arroz é de 2000 vezes, ou 200.000%! Há muita comida na lavoura dos pobres. Você nunca viu esse tipo de retorno em qualquer carteira de investimentos dos ricos e famosos, pois os melhores administradores ou investidores de fundos de hedge do mundo só podem sustentar cerca de 30% ao ano ao longo do tempo.
 
Quer do julgamento é a falta de bom senso. É uma vulnerabilidade tola a ideias que não funcionam. É ouvir pessoas vaidosas e seus esquemas. É uma falta de discrição e gestão prudente. É a rejeição do pensamento crítico e do pessimismo cauteloso. É um pensamento positivo, confiando mais em esperanças e sonhos do que em uma análise cuidadosa. 
 
Desejo de julgamento é decisões precipitadas, más escolhas, falta de previsão e presunção arriscada. Acredita em tudo que ouve. É a frustração com o velho jeito de fazer as coisas e a impaciência de experimentar algo novo. É o desejo de um almoço grátis, não importa quantas vezes tenha ouvido que não existe tal coisa. É o sonho que existem atalhos que podem levar à riqueza, embora o mais rico, Salomão, negue a idéia.
 
O provérbio trata de agricultores pobres. Eles têm muita comida, pois trabalham dia após dia, ano após ano. Mas há outros homens que talvez nem tenham o suficiente para comer. O que aconteceu? Eles doaram seu aumento por decisões tolas. A lição aqui é o valor do trabalho duro e a importância da gestão financeira inteligente. 
 
O trabalho duro é uma lição fácil. O trabalho diligente em um serviço útil trará resultados, especialmente em um setor necessário como a agricultura. Pode ser um trabalho chato quando comparado a outros, mas funciona, e tem funcionado por 6.000 anos, desde que Cain e Abel administraram a primeira fazenda. Muitos provérbios ensinam muito trabalho e sua recompensa ( Pv 6: 6-11 ; 10: 4-5 , 26 ; 12:24 ; 13: 4 ;14: 4 ; 15:19 ; 18: 9 ; 19:15 , 24 ; 20: 4 ; 20:13 ; 21:25 ; 22:13 , 29 ; 24: 30-34 ; 26: 13-16 ; 27:18 ). 
 
O julgamento é discrição, prudência, sabedoria, compreensão e conhecimento. E um homem deve ter muito disso para evitar as idéias vãs que irão roubar seu trabalho produtivo e deixá-lo financeiramente pobre. Somente homens fortes, aqueles com bom senso, retêm riquezas. Salomão também deu muitos provérbios para alertar contra a gestão financeira tola ( Pv 11:16 ; 12:11 ; 13:11; 13:16 ; 14:15 , 23 ; 18: 9 ; 21:17 , 20 ; 23:21 ; 27: 23-27 ; 28:19 ). Veja os comentários em Provérbios 1:32 ; 11:16 ; 12:11 ; 13:11 e 13:16 . Você não vai se decepcionar.
 
Muitos homens querem ser ricos, por isso são vulneráveis ​​a esquemas de enriquecimento rápido. Se alguém lhes oferece “independência financeira” e seus próprios “negócios”, eles pagam com prazer o promotor e se inscrevem. Quando você verifica com eles dez anos depois, eles fizeram isso várias vezes, sem nenhum lucro, e a perda de muito tempo que eles poderiam estar lavrando! 
 
Esses homens gostam de ler revistas de sucesso em busca de uma “melhor maneira de ganhar a vida”. Qualquer coisa é melhor do que um trabalho chato como a agricultura, eles raciocinam. Claro, os produtores de revistas já estão em seu melhor emprego! Eles escolheram deixar a agricultura para atacar os idiotas ingênuos que comprarão uma assinatura por sua coleção de idéias vãs todos os meses.
 
Quando o governo aprova uma loteria, quem se alinha primeiro para os ingressos? O homem cansado de agricultura! Ele sonha em como ele vai gastar seus milhões. Ele pode listar como ele vai usar suas riquezas. Ele avidamente leva a “muita comida” de seu plantio direto e a entrega ao estado em um acordo sem vitória projetado para os tolos e ingênuos. Os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. 
 
Quando a estação de caça ou pesca interfere na colheita, adivinhe qual deles é escolhido pelo preguiçoso? Recreação, claro! Afinal, ele precisa se divertir. Todo o trabalho e nenhuma brincadeira fazem de Jack um garoto chato. Esses homens não podem pensar no futuro e planejar a recreação após a colheita; eles querem o prazer agora. Lá vai mais comida do cultivo.
 
Quando os homens tolos têm uma colheita abundante, eles pegam emprestado a safra abundante do ano que vem e constroem celeiros maiores e compram mais acres. Eles imaginam possuir todo o condado. Com o tempo um pouco menos favorável, eles perdem toda a sua fazenda, pois não podem pagar o serviço da dívida. Eles overbuilt devido à falta de julgamento e discrição. 
 
Outros homens têm uma colheita abundante e aumentam rapidamente seus gastos com entretenimento e outros luxos. A propensão a consumir é mais do que uma mera teoria econômica. Quando os rendimentos para os próximos dois anos são menores do que o normal, eles são severamente comprimidos, pois eles gastam o excesso, em vez de depositá-lo no banco a juros. Sua lavoura é destruída.
 
Outros homens são preguiçosos na colheita e não recebem toda a colheita no celeiro. Eles são procrastinadores e wasters. Ou tomam empréstimos excessivos para coisas de que não precisam e sobrecarregam seus bens com dívidas esmagadoras. Eles investem em esquemas fly-by-night que devoram seu precioso capital. Ou eles se tornam garantia para os outros e devem pagar suas obrigações. 
 
Mesmo que Deus tenha dado sabedoria agrícola logo depois do Éden ( Gn 1:29 ; Is 28: 23-29), e os homens o aperfeiçoaram nos últimos 6.000 anos, os tolos ainda ouvem avidamente qualquer “nova idéia”. Eles não conseguem entender que 99% de todas as novas idéias são realmente idéias antigas que falharam. Eles não estão contentes com retornos de 20.000%, 80.000% e 200.000%! Tampouco aceitam que somente aqueles dotados por Deus sejam verdadeiramente criativos e inventivos. Eles se ressentem de ouvir a velha advertência repetida para aplicar um trabalho diligente e persistente a métodos testados e verdadeiros.
 
Caro leitor, não há almoço grátis! Até mesmo ouvir pessoas insinuando almoços grátis ou almoços baratos é tolamente perigoso. Suas palavras vão lhe causar descontentamento, o que cegará seu senso comercial. Você está demonstrando falta de discernimento e, seguindo suas ideias especulativas ou fraudulentas de sucesso financeiro, logo roubará muito alimento de sua lavoura. Corra deles, e energicamente até outro acre! 
 
O ceticismo é uma parte importante da sabedoria. Somente os simples acreditam em tudo que ouvem ( Pv 14:15 ). Apenas o simples olhar otimista para o futuro ( Pv 22: 3 ; 27:12 ). O otimismo não é uma virtude quando aplicado aos negócios; O pessimismo é muito mais seguro e financeiramente prudente.
 
Leitor cristão, quanto alimento há na lavoura de seu pastor? Ele dá muito pão e carne para sua alma? Quanto você perdeu por falta de julgamento ao revisá-lo e aplicá-lo? Você desperdiçou muito disto deixando-o escapar? Se você destruiu o trabalho duro dele por preguiça ou aplicação negligente, você passará fome. 
 
O bom Deus o abençoou com Sua graça menos do que o fazendeiro com seus altos retornos? Ou Ele te abençoou muito mais? O que você fez com a graça Dele? É seu dever exercer diligência e julgamento ao colocar Sua graça em uso proveitoso e aumentar seu estado espiritual com frutas, 30 vezes, 60 vezes ou 100 vezes.