" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

20/08/2019 10:25
Provérbios 20:25
 
 
 
É uma armadilha para o homem que devora o que é santo e depois de prometer fazer uma investigação.
 
 
 
Adorar a Deus pode prendê-lo! É muito sério; Ele amaldiçoará aqueles que brincam com a Sua religião ( Lv 10: 1-2 ; Ml 3: 7-9 ). O culto casual do grande e terrível Deus da Bíblia é inaceitável; Ele é um grande rei ( Mal 1:14 ). Cuidado com a adoração contemporânea! 
 
Você mantém cuidadosamente seus compromissos com Deus? Aceleração, ganância, egoísmo ou preguiça podem aprisioná-lo a profanar coisas religiosas. Você pode presunçosamente usar o que pertence a Deus, ou você pode fazer um voto que você não pode ou não vai pagar. Há dois pecados aqui, ambos mostrando a irreverente loucura dos cristãos carnais e descuidados.
 
Este é um dos provérbios mais obscuros de Salomão, mas também um dos seus mais importantes. Você pode entender sua lição geral e sua advertência sobre dois pecados. Siga de perto. Aqui está o primeiro pecado: um homem come algo santo que pertence a Deus, seja por Seu mandamento ou pela dedicação do devoto. O pecado está usando algo para você mesmo que é justamente de Deus. 
 
Por exemplo, as primícias da colheita em Israel eram do Senhor por preceito ( Êx 23:19 ), mas um homem tolo poderia devorá-las avidamente. Ou, ele pode dedicar um cordeiro ao Senhor por uma oferta voluntária ( Levítico 22:23 ), mas na ganância ele mesmo escolhe comer. Este é o primeiro pecado - pegar algo que é do Senhor e consumi-lo para seu próprio prazer.
 
O provérbio então tem a frase “e depois de prometer fazer uma investigação”. Será que “depois” significa que esse homem profano segue seu devorador com votos para investigar o assunto? Ou “depois” significa que ele faz votos religiosos e não pergunta sobre sua dificuldade até depois? A última opção é a interpretação correta, pois a primeira é sem sentido. 
 
O que um homem profano juraria inquirir depois de devorar a porção do Senhor? Por que um homem tão profano juraria? O que ele juraria? O que ele iria perguntar? O pecado aqui é o dos votos tolos, apressados ​​e impulsivos, um pecado bastante comum, quando um homem só depois pensa no seu voto e no custo ou dificuldade de pagá-lo.
 
Segure este segundo pecado. Um homem tolo e irreligioso faz um voto ao Senhor, e só mais tarde ele pensa se pode ou não pagar, e então procura sair do voto ( Ec 5: 6 ). Os votos devem ser pensados ​​antes de serem feitos: não há obrigação de fazer votos, mas há uma obrigação pesada de pagar todos os votos que você faz ( Ec 5: 1-7 ). 
 
Considere a segunda frase de outra maneira. Há uma elipse aqui, como em muitos provérbios. Uma elipse está faltando palavras que são entendidas pelo leitor. As palavras são deixadas de fora para evitar repetição ou adicionar força à sentença. As reticências aqui são "é uma armadilha". Se você as adicionar onde elas estão faltando, você verá claramente ambos os pecados. O versículo então lê:
 
É uma armadilha para o homem que devora o que é santo, e é uma cilada após os votos fazerem a pergunta. 
 
Ambas as ações acima são armadilhas para um homem, na medida em que trazem o julgamento de Deus, assim como outras tentações e pecados ( Pv 18: 7 ; 22:25 ; 29: 6 , 8 , 25 ). Você deve ser cauteloso em todos os deveres religiosos para se proteger da ira de um Deus santo e ciumento, pois mesmo no Novo Testamento Ele somente aceita adoração que é reverente com temor piedoso ( Hb 12: 28-29 ). 
 
Quando uma coisa pertence a Deus, é santa ( Levítico 27: 9 , 30). Não pode ser usado por você mesmo. E quando você faz um voto, pague; porque é melhor não prometer do que prometer e não pagar ( Nm 30: 2 ; Dt 23: 21-23 ; Ecl 5: 1-7 ). Você não deve procurar uma saída mais tarde, mesmo se o voto custar mais do que você pensou, pois mostra um coração perverso ( Sl 15: 4 ; Ec 5: 6 ). 
 
O despojo de Jericó era do SENHOR ( Js 6: 17-19 ), mas Acã tomou das coisas amaldiçoadas, então Israel apedrejou e queimou ele e sua família ( Js 7: 16-26 ). Este homem cobiçoso não resistiu a devorar coisas que eram santas ao Senhor. Ele morreu por seu pecado irreverente.
 
Moisés apedrejou um homem por profanar o sábado do Senhor, pegando gravetos no santo dia de descanso ( Nm 15: 30-36 ). Para lembrar Israel sempre da cautela que deveriam usar em Sua adoração, Deus disse a Moisés que exigisse franjas azuis em suas vestes ( Nm 15: 37-41 ). 
 
Deus rejeitou Saul como rei de Israel por profanamente oferecer um sacrifício quando Samuel estava dois minutos atrasado para uma consulta (ISm 13: 8-14 ). Este homem continuou a provar pelo resto de sua vida que a armadilha descrita em nosso provérbio o havia engolido completamente. 
 
Ananias e Safira pensaram que poderiam devorar parte de sua oferta ao Senhor, mas Ele os matou diante de testemunhas em Jerusalém ( Atos 5: 1-11). Enquanto eles possuíam a terra era deles, mas uma vez que suas bocas a tivessem dedicado, era a do Senhor. 
 
Jesus advertiu contra o uso corrupto de Corban em Israel durante seus dias. Os judeus cobiçosos não apoiavam financeiramente seus pais, desculpando-se dizendo a seus pais que haviam dado as coisas a Deus ( Marcos 7: 9-13 ). Jesus condenou essa tradição profana. 
 
O provérbio adverte para pagar o custo total de adorar o santo Deus do céu. Se você não o fizer, você enredará sua alma em uma culpa pecaminosa e trará sobre si a justa vingança de um Deus ciumento. Não traga menos do que o seu melhor. Como o próprio Deus argumentou, tente enganar seu governador ou agência de arrecadação de impostos da maneira que você engana a Deus ( Mal 1: 6-14 ).
 
Jesus advertiu os ouvintes a calcularem o custo antes de se comprometerem a ser discípulos, porque não pagar iria prendê-los e trazer vergonha ( Lucas 14: 25-35 ; Mt 10: 34-39 ). Há sérios sacrifícios para seguir a Cristo, como os textos explicam, que os adoradores casuais ignoram. A menos que você esteja disposto a pagar o preço total que Ele exige, você não pode ser Seu discípulo. Para o seu conforto, sacrificar os discípulos sempre traz de volta um enorme retorno ( Marcos 10: 28-30 ). 
 
Considere a Bíblia. São as preciosas palavras de Deus para você, e Ele ampliou-a acima de todo o Seu nome ( Sl 138: 2 ). Você honra e valoriza acima mesmo a sua comida necessária ( Jó 23:12) Quantas vezes você lê? Quão em oração você medita sobre isso? Ou não é usado em uma mesa? Quanto esforço você faz em preparação para ouvi-la ser pregada? 
 
E quanto ao batismo? Você jurou uma nova vida em nome de Jesus Cristo quando foi batizado ( Rm 6: 1-6 ; Gl 3:27 ; Cl 3: 1-4 ; I Pe 3:21 ). Você está vivendo até o seu batismo? 
 
Considere sua igreja. Você deve ao Senhor Sua casa sagrada, que é o templo do Espírito Santo ( 1 Cor 3: 16-17 ; Ef 2: 20-22 ; I Tim 3:15 ). Quando Israel construiu suas casas primeiro, Ele as impediu financeiramente ( Ag 1: 1-11 ). Você está ajudando a construir sua igreja?Ef 4:16 )? Se você abandonar as assembleias ou fizer o que deveria, haverá problemas para pagar ( Hb 10: 23-31 ). 
 
E quanto a sua doação? Você deve a Deus as primícias de todos os acréscimos ( Pv 3: 9 ). Quando Israel não pagou, Ele os acusou de roubo e os amaldiçoou ( Ml 3: 8-9 ). Você está dando? 
 
E quanto ao seu corpo? É o templo do Espírito Santo ( 1 Co 6: 15-20 ). Deus criou e comprou, e você deve a ele seu corpo como sacrifício ( Rm 12: 1-2 ). É seu santo? 
 
E quanto ao seu casamento? Você fez votos perante Deus e testemunhas. Não procure maneiras de sair do seu casamento, pois Deus está observando e medindo sua traição ( Ml 2: 10-16). O que o Senhor uniu, você não pode separar ( Mt 19: 3-9 ). 
 
E as crianças? Eles não são seus - eles só estão emprestados a você por alguns meses de Deus ( Sl 127: 3 ). Você está educando-os em Sua admoestação e nutrição ( Efésios 6: 4 )? 
 
Que sobre o tempo? Você deve comprar de volta todo o tempo que puder para não desperdiçar sua vida em empreendimentos insensatos ( Sl 90:12 ; Ef 5: 6 ). O tempo é um presente de Deus. Você usa isso para honrá-lo? 
 
Você poderia perguntar mais. Como você pegou sua alma, querido leitor? O que você está usando para você mesmo que pertence ao Senhor? O que você prometeu que você não está mantendo?
 
Onde você vai adorar neste domingo, o Dia do Senhor? Como você vai adorar? Quão fervoroso e zeloso você será? O culto casual do grande e terrível Deus da Bíblia é inaceitável; Ele é um grande rei ( Mal 1:14 ). Cuidado com a adoração contemporânea!