" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

27/06/2017 08:08
Provérbios 27:3
 
Pesada é a pedra, e a areia é uma carga; mas a ira do insensato é mais pesada do que uma e outra.
 
Como é que se discute com um homem idiota? É quase impossível lidar com um tolo enfurecido, pois ele é idiota e teimoso demais para dar ouvido à razão e cego demais para ver as consequências de sua louca paixão. Areia e pedra são materiais densos, muito pesados em relação às suas quantidades, mas não são tão pesados e opressivos quanto um tolo raivoso. O que é que um homem sábio pode fazer?
 
Estar próximo de um tolo já é ruim demais, porque a sua idiotice pode levar um homem sábio quase à loucura. Sua conversa arrogante e confusa gera muito ruído sem qualquer benefício (Ec 7:4-6). Em outra parte Salomão disse, "Se o homem sábio discute com o insensato, quer este se encolerize, quer se ria, não haverá fim." (Pv 29:9). 
 
Qual é a aparência de uma ursa, quando os seus filhotes lhe são tirados? Horrivelmente perigosa! Essa criatura é tão perigosa quando provocada que os provérbios de Salomão, admite a fúria cega dela! Mas o nosso sábio Pregador afirma ser melhor se defrontar com ela do que com o tolo em sua tolice (Pv 17:12). O que é que um homem sábio pode fazer?
 
Um tolo não teme a Deus. Um tolo rejeita a sabedoria de Deus na direção de suas ações. Ele é perigoso para si mesmo e para todos os que estão próximo dele. Mas quando ele está enraivecido e geralmente causado por algo ridiculamente insignificante, sua capacidade de causar danos é terrivelmente agravada. Ele é capaz de qualquer coisa, pois ele nem tem consciência nem entendimento que possibilitaria a ele limitar suas ações.
 
Simeão e Levi massacraram violentamente uma cidade de homens nobres por causa da fornicação de Diná, a irmã deles (Gn 34:25-26; 49:7). Doegue o edomita massacrou todos os sacerdotes de Deus, suas famílias e seus rebanhos, com raiva de Davi (ISm 22:18-19). Hamã procurou exterminar um povo por causa da ofensa de Mordecai por não se curvar diante dele (Et 3:5-6). Joabe sem nenhuma misericórdia assassinou a Abner, Absalão e Amasa por pura inveja tola (IRs 2:28-34).
 
O perigo é evidente! O que pode um homem sábio fazer? Pela sua vida, evite os tolos (Pv 9:6; 14:7)! Afaste-se dos tolos e dos zombadores. Eles logo voltariam para lhe despedaçar por alguma coisa qualquer, por isso os homens sábios devem evita-los tanto quanto for possível. Lance fora os escarnecedores e as discórdias, disputas e reprovações terminarão (Pv 21:24; 22:10-24; 26:21; 29:22; Sl 101:3-8; Mt 7:6; Rm 16:17-18).
 
Não lhes dê nenhuma honra (Pv 26:1,8). Veja  Provérbios 26:1 e Provérbios 26:8. 
 
Neutralize-os tanto quanto for possível. Se tiverem qualquer influência ou respeito público eles as usarão no dia da sua raiva tola para causar dano ao inocente. Feche a boca deles e coloque-os em seus lugares (Pv 26:5; Gl 2:4-5; Tt 1:9-16)! Puna-os publicamente com tanta severidade quanto lhe for possível de forma a enviar uma mensagem em alto e bom tom aos demais (Pv 19:25; Dt 17:8-13; ITm 5:20). Senhor, nos ajude!