" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - TERÇA FEIRA

22/05/2018 11:35
Provérbios 22:13
 
 
Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.
 
 
Pessoas preguiçosas sempre têm desculpas! Eles enxergam dificuldades em qualquer emprego. Eles arrogantemente rejeitam as boas explicações dos homens bem sucedidos de que a tarefa pode ser realizada (Pv 26:16). Eles são preguiçosos, e usam as suas mentes convencidas para convencerem a si mesmos e a outros para evitarem o trabalho.
 
Desafios são desafios para os diligentes e desculpas para o preguiçoso. A adversidade significa um pouco mais para o diligente, mas destrói rapidamente o preguiçoso. Qualquer dificuldade é suficiente para ele cancelar os seus planos e desistir, pois o leão que está na rua pode eliminá-lo!
 
Ele deseja as coisas boas da vida, mas as suas mãos recusam trabalhar (Pv 19:24; 21:25) e, por isso ele inventa desculpas ridículas para se justificar. Ele prefere a cama ou os brinquedos (Pv 6:9-10). Ele teme pensar em força, persistência ou dor. Apesar dele e de todos os homens sábios saberem que leões preferem montanhas e matas, ele engendra um pretexto para evitar o trabalho.
 
Ele deseja todas as coisas boas da vida, mas as suas mãos recusam o trabalho, Provérbios 19:24-  " O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca." (Pv 21:25) é por isso que ele inventa desculpas ridículas para justificar a si mesmo. Ele adora permanecer inerte; ele prefere a cama a qualquer outro lugar (Pv 6:9-10). Ele morre de medo de mudança, esforço, persistência e dor. Apesar dele e dos homens sábios saberem que leões preferem as montanhas e as matas, ele cria absurdas desculpas para evitar o trabalho! Veja os comentários de Provérbios 19:24 (vide observações).
 
Estas são as palavras de um homem preguiçoso. Ele realmente não acredita que a situação nas ruas da cidade está tão ruim assim, mas ele usa dessas desculpas loucas para encobrir a sua preguiça dos outros. As explicações que os homens tem usados justificam a preguiça e a procrastinação de legiões. Enquanto tiverem preguiçosos na terra, leões e outros animais perigosos vagarão pelas ruas da cidade e uma ameaça à vida deles! Tais desculpas são tão comuns que o SENHOR deixou um versículo gêmeo para este provérbio (Pv 26:13)!
 
Sete homens com boas razões provando que não tem um leão nas ruas da cidades não são suficientes para derrubar as desculpas convencidas de um homem preguiçoso (Pv 26:16). Ele está convencido do seu fracasso de forma a evitar fazer um esforço; os argumentos sãos de homens diligentes são facilmente postos de lado! A ingenuidade de homens preguiçosos para criar defesas por não realizar seus deveres é impressionante! Eles podem eliminar suas responsabilidades com milhares de desculpas.
 
Sua mentira preguiçosa pode se tornar uma realização profética, pois o caminho do preguiçoso é uma cerca viva (Pv 15:19). Quanto mais o homem preguiçoso considera a dificuldade de um projeto, o mais difícil ele se torna! Seus esforços tíbios fazem com que um formigueiro pareça montanhas! Ele vê o leão que está lá fora, mas esquece do leão que está lá dentro; que ilude a sua alma com um sono perpétuo, tanto para com o sucesso neste mundo quanto para o sucesso no mundo vindouro.
 
Procrastinação e hipocondria são pecados. Ambas são desculpas covardes de homens preguiçosos (Rm 12:11). Pergunte a um homem preguiçoso a razão da sua infelicidade e ele encherá os seus ouvidos com dores e aflições. Você consideraria a possibilidade da existência de homens como Jó em cada geração! Pergunte a um homem preguiçoso a razão pela qual ele não terminou o serviço de hoje e ele encherá os seus ouvidos de como amanhã será melhor e como será uma coisa certa. O problema é que ele dirá a mesma coisa amanhã a respeito do dia seguinte!
 
Qual é a cura para o medo e a preguiça? Saia para a rua! Enfrente os seus deveres com zelo! Você vai descobrir como as ruas são vazias de oposição quando você as encara!
 
Dez espiões temerosos e preguiçosos esqueceram as obras realizadas por Deus para libertá-los do Egito e relataram que Canaã era difícil demais para ser tomada (Nm 13:26-33). Ao invés de um leão nas ruas, eles usaram a desculpa dos gigantes e gafanhotos. "Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos." (Nm 13:33). Coitados! Morreram no deserto pela sua falta de fé e diligência em tomar posse da terra prometida!
 
Jesus distribuiu talentos diferentes a três homens (Mt 25:14-30). Dois investiram seus talentos e conquistaram um bom retorno e um alto louvor de seu senhor. O terceiro era um perdedor preguiçoso, que enterrou por medo e de preguiça o seu talento na terra. Sua desculpa era que o Senhor era severo demais em suas expectativas! Coitado! Seu talento lhe foi tirado e dado ao homem que tinha dez. O rico fica mais rico e o pobre cada vez mais pobre no reio de Cristo!
 
O nosso Senhor nos chamou para levarmos a nossa cruz diariamente (Lc 9:23). Como devemos responder? Vamos ter medo de esforçarmos e fugirmos da nossa profissão a uma deserção carnal (Fp 3:18-19; Hb 10:38-39)? Ou vamos avaliar o custo e o trabalho para corresponder plenamente para a glória do nosso amado pagador (Lc 14:25-33)? Você assumirá isto hoje, leitor?
 
Se você enxergar um leão no caminho de projetos, sejam eles naturais ou espirituais, lembre da preciosa promessa Dele, "Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente." (Sl 91:13). Que não seja dito de você, "Os filhos de Efraim, embora armados de arco, bateram em retirada no dia do combate." (Sl 78:9).
 
As promessas de Deus são obtidas pelos zelosos, não pelos preguiçosos (Hb 6:9-12). Jesus obteve a Sua coroa ao enfrentar e resistir ao leão em várias ocasiões (Sl 22:11-21; Mt 4:1-11; Hb 12:1-3)! Alegre-se leitor, que Ele não se escondeu do leão lá fora, ou você morreria em seus pecados! Considere o exemplo Dele e siga-O em todos os seus deveres!