" AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO, DO QUAL JÁ ESTÃO CONSUMADAS COM A JUSTIFICAÇÃO DE DEUS, ESTÃO NOS LUGARES CELESTIAIS, NO ALTOS PLANOS DE DEUS, E NUNCA NOS NOSSOS PLANOS TERRENOS E BAIXOS." - Quinta Feira

07/09/2017 11:49
Bencãos espirituais  
 
A carta de Paulo aos Efésios costuma não frequentar os púlpitos das igrejas brasileiras, principalmente aos domingos. O motivo é simples: seu conteúdo trata de algumas questões que digamos não dão muito “ibope” nos dias de hoje.
 
De imediato, Paulo escreve “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3). A ênfase de todo o texto serão conhecimento e lições profundas a respeito de temas de natureza espiritual. No texto poderão ser encontradas bênçãos espirituais concedidas por Deus, em Cristo, em nítida mensagem a respeito da existência de outra dimensão – as regiões celestes – que, segundo o texto, nós já habitamos (2:6).
 
O confronto que faço a seguir não é um objetivo do escritor, entretanto vale à pena ponderar sob essa perspectiva, com vistas a criar uma visão crítica de determinados comportamentos presenciados nas nossas igrejas e que podem prejudicar o caminho de muitos crentes.
 
Nos nossos dias há uma nítida valorização a bênçãos materiais em detrimento das espirituais. Assuntos como salvação gratuita, redenção, justificação, santificação, dentre outros não estão sendo devidamente ensinados. 
 
Prefere-se autoridade, poder, direito, reivindicação, chaves, portas, prosperidade, vitória, etc.
 
Entretanto, as bênçãos materiais são passageiras enquanto as espirituais são eternas. Assim, as materiais ficarão na terra, mas as espirituais nos acompanharão. As materiais servem para nosso conforto, porém as espirituais nos salvam. 
 
As primeiras alimentam nosso corpo, mas as segundas, nosso espírito. As bênçãos materiais propiciam momentos felizes, enquanto as espirituais, a verdadeira felicidade. Finalmente, as materiais são importantes, porém as espirituais são essenciais.
 
Essa ponderação é fundamental. Certa vez Jesus disse: “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mateus 6: 19-20)
 
O confronto que Jesus fez entre tesouros na terra ou tesouros nos céus foi uma chamada à reflexão a respeito da superioridade das bênçãos espirituais ante as materiais. 
 
Jesus ainda chamou à reflexão semelhante quanto disse: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:31,33).
 
É clara a preocupação de Deus a respeito do bem estar dos seus filhos. Deus é bom e faz coisas boas a seus filhos. Dá “toda a sorte de bênçãos espirituais” e não se esquece da nossa existência na terra. Ele cuida de nós e nos dá boas dádivas.
 
Porém, segundo Jesus, isso se condiciona ao reconhecimento da nossa dependência e de uma priorização do reino, que se estabelece numa dimensão espiritual e não material. Mais uma vez, no confronto entre o material e o espiritual, prevalece este último.
 
Que Deus nos esclareça mais e mais a sua palavra.
 
Em nome de Jesus Cristo!  Amém.