" AS ESCOLHAS DE NOSSA VIDA ENQUANTO CAMINHAMOS POR ELA, DEFINIRÃO NÃO SÓ O PERCURSO A SER PERCORRIDO MAS TAMBÉM O SEU FINAL, O SEU DESTINO ETERNO. " - Quarta Feira

22/07/2015 12:16
O PREDADOR!
“...eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”
Gn 4.6-7
Quando escolhemos fazer o que não é correto, ou viver de modo contrário à Palavra de Deus, optamos por um estilo de vida que trará certas consequências. Dirigindo-se a Caim, Deus escolheu a frase: O pecado jaz à porta. A palavra jaz poderia traduzir-se por estar agachado e descreve a postura de um animal de caça que estuda intensamente a sua vítima para dar o dramático salto que o porá com domínio total de sua presa.
Penso que já vimos essa imagem em documentários na figura de um leão que, escondido nos arbustos, espreita e se acerca de sua vítima que nada suspeita de sua presença. Continuando com esta analogia, o Senhor insta Caim a que domine o animal que está por atacar. Em outras palavras, vendo sua postura agachada, devia tomar a iniciativa e atacar antes de ser atacado.
Nisto, aprendemos outra importante lição a respeito do pecado: é nossa responsabilidade não permitir que se faça forte em nosso interior. Ninguém pode fazer isso por nós! Devemos resistir às suas artimanhas e nos opor à sua presença antes que suas garras afiadas possam arranhar-nos. Uma postura de permanente vigilância é indispensável para resistir ao pecado. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Mt 26.41).
Referência para leitura: Gênesis 4.1-16