" COMECE A ENXERGAR VOCÊ, SUA VIDA E O SEU DESTINO, ASSIM COMO DEUS OS VÊ, E ENTÃO CONTEMPLARÁ OS SONHOS DE DEUS PARA A SUA VIDA ETERNA. " - Quinta Feira

03/03/2016 07:06

 

Como você se vê? 
Provérbios 23:7 "Porque, como imaginou na sua alma, assim é" 
Segundo o versículo acima, aquilo que imaginamos e pensamos nos define como pessoas, isto é, os nossos pensamentos influenciam diretamente a nossa vida, mas isso você já sabia, não é? Portanto, o que você pensa sobre si mesmo define a maneira como você age. 

A partir disso, faz sentido repetir a pergunta: "Como você se vê?". Você se vê como uma pessoa vencedora, capaz e competente ou você se vê como um patinho feio, um mísero ponto no meio do universo, uma agulha no meio do palheiro? 

Existem 3 olhares sobre você: o olhar das pessoas que o(a) conhecem, o olhar de Deus e o seu olhar. Não necessariamente os três olhares são diferentes. O olhar das pessoas pode ser um olhar de desprezo, de zombaria ou de indiferença, mas será que Deus olha para você como essas pessoas? Vamos conhecer a história de Gideão.

Gideão era um israelita que vivia há 7 anos, juntamente com o povo de Israel, sob forte opressão dos midianitas. Durante aqueles anos, tudo o que Israel produzia era saqueado repentinamente pelos midianitas. Imagine-se no lugar de uma pessoa envolvida neste contexto. 

Você sentiria raiva? Talvez sim, porém o povo de Israel não conseguia vencer, porque havia se rebelado contra Deus. Depois de 7 anos sendo derrotado, talvez você não sentisse mais raiva, mas sim medo. Era este o caso de Gideão. Ele malhava trigo no lagar (onde se pisavam uvas ou prensava-se azeitonas) para esconder dos midianitas. Diariamente, ele tinha medo de ser saqueado novamente. 

Você acha que as pessoas olhavam para Gideão e viam um guerreiro? Provavelmente, não. Talvez as pessoas o vissem como um homem medroso e fracassado. Porém, Deus não o via dessa maneira. 

Em Juízes 6, Deus mandou um anjo falar para Gideão que ele iria liderar a vitória sobre os midianitas e, no versículo de Juízes 6:12, está escrito: "Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso". 

Deus olhava para Gideão como um varão valoroso, um homem corajoso, porque Ele o fez assim. Porém, Gideão não aceitou imediatamente a proposta de lutar contra os midianitas, porque o medo não o permitia crer totalmente em Deus. Ele fez provas com o anjo a fim de saber se realmente era um enviado de Deus e, no final da história, Gideão liderou a vitória de Israel sobre milhares de midianitas com apenas 300 homens, porque Deus estava com Ele. 

Mesmo que as pessoas olhem para você com desprezo e não acreditem em suas ideias, o olhar de Deus sobre você é de amor, esperança e confiança total. Hoje, decida olhar para si mesmo(a) com o olhar que Deus olha para você e não da forma como as pessoas julgam que você é. 

Não acredite no que as pessoas dizem que você é, acredite tão somente naquilo que Deus pensa sobre você.