" CONHECENDO A CULTURA RACIONAL - O SEU FUNDADOR E SEUS FALSOS ENSINAMENTOS " - Parte 2

24/11/2011 15:34

A CULTURA RACIONAL  - Parte 2

 

Características

Os adeptos usam roupagem toda branca (calça e camiseta) com o símbolo do grupo (um portal) e postam-se nas esquinas e praças com cavaletes, onde expõem gravuras explicando a origem do mundo, conforme consta no livro Universo em Desencanto.

Andam normalmente em grupos, com instrumentos musicais, denominando-se caravaneiros. Seu período de trabalho é quase sempre aos domingos pela manhã.

Para justificar sua roupa branca e o livro que divulgam, fazem algo nada comum à seita: citam a Bíblia, no livro de Apocalipse 22.14 (só que de modo truncado), ... felizes daqueles que estão lavando os seus mantos para vestirem-se de branco e terem a felicidade de entrar pela porta da cidade... com palmas nas mãos e um livro...

A transcrição correta do versículo diz: Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. O texto bíblico afirma que a pureza dos vestidos é por terem sido lavados no sangue de Jesus e não pela leitura dos livros UD, como também não consta a expressão um livro (Ef 1.7; 1 Pe 1.18-19; 1 Jo 1.7; Ap 1.5).


UNIVERSO EM DESENCANTO Volume 1 da obra Universo em Desencanto, considerada a Bíblia do grupo

Universo em Desencanto é uma coleção de livros lançada pela CR que se apresenta como uma "bíblia" para eles. Os adeptos explicam o sentido do vocábulo desencanto, afirmando que significa cada um no seu canto, cada um no seu lugar - o Mundo Racional. Buscam com isso dar solução a tudo e a todos os problemas - cada ser no seu canto (UD - 871.133; 13.12; 13.13).

Como resultado da pesquisa no livro Universo em Desencanto, afirmamos que se trata de obra de origem mediúnica (ou espírita), que pretende narrar ao leitor a origem da Terra, as etapas de sua formação ou degenerescência e propor remédio para os males presentes e futuros.

Justificamos nossa afirmação de que UD é uma obra de origem espírita por ter seu fundamento em uma sede espírita. Veja algumas afirmações que mostram a origem do UD: A Umbanda não parou - aqui está a continuação da umbanda e de todo o mundo espiritual (quando fala aqui, ele se refere ao livro UD).

Esse conhecimento de Cultura Racional nasceu da umbanda. É a continuação da umbanda e de todo o espiritismo filosófico e científico e de toda a ciência filosófica e científica... Foi o primeiro passo para se encontrar a meta final, que é o princípio e o fim de tudo e da vida humana e por isso o espiritismo não parou (JR - 9/85). Mais uma declaração provando ser a CR de origem mediúnica e conseqüentemente também a coleção UD: Nos outros centros espíritas há Cultura Racional. No centro espírita Marinheiro, em São Paulo, foi nomeado pelos Orixás o Sr. Diomar como presidente do centro e Guia Espiritual de Umbanda... Então nomearam o Sr. Diomar como Guia Espiritual de exu, porque é uma pessoa que está mais ou menos ligada à Energia Cósmica, tendo em mãos o livro que faz a ligação com o Mundo Racional, para encaminhar a humanidade ao encontro de seus irmãos de origem, o Mundo Racional (JR - 5/78, p. 13 - grifo nosso).

Como se observa, a maior difusão do livro se dá em centros espíritas e terreiros de Umbanda. Embora procurem disfarçar o título das entidades com que se comunicam, na verdade, esses seres chamados do mundo racional não são outros senão os mesmos a que os espíritas dão o nome de espíritos de mortos mas que, na verdade, são espíritos demoníacos. Em Apocalipse 12.9 se diz: E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo. Essa fraude diabólica tanto mais notória se faz quando se pode discernir que a CR e os habitantes do mundo racional nada mais são que demônios que povoam os ares (Ef 2.2; 6.12; 2 Ts 2.9-10). Sendo demoníaca sua origem, é condenada por Deus (Dt 18.9-12; Is 8.19-20).


AS ORIGENS DO PLANETA TERRA

A coleção UD descreve a origem do planeta Terra ou da humanidade de modo bastante irracional e infantil. Dizem: A verdadeira origem da humanidade - Este mundo em que habitamos surgiu do mundo racional, numa deformação de sua origem. No mundo racional existia um pedaço de planície que não estava pronto para entrar em progresso e uns tanto que, fazendo uso da vontade, por conta própria, precipitaram o resultado: esse pedaço, por não estar pronto, começou a descer e descendo sempre, até chegar e ficar o mundo como está (Álbum, p. 1).

Quando tais declarações são confrontadas com a Bíblia, podemos descobrir a infantilidade e a irracionalidade de tais ensinos. Deus é o Criador do universo como apontam os textos de (Gn 1.1; Hb 11.3; Ap 4.10-11). Depois de criado é dito que Deus viu que tudo quanto tinha feito era muito bom (Gn 1.31). Entretanto, o homem, usando de seu livre-arbítrio tomou do fruto da árvore da qual Deus lhe dissera para não comer (Gn 2.16-17; 3.1-5) e assim trouxe a maldição sobre a terra criada que se estendeu a toda a humanidade (Gn 3.17; Rm 3.23; 5.12).


A PREEXISTÊNCIA DO HOMEM

A CR tem uma maneira singular de explicar a preexistência do homem admitindo a evolução. Afirma que:

*O princípio foi de monstros.

*De monstros para selvagens.

*De selvagens para bicho racional.

*De bicho racional para ser humano (Álbum, p. 13). 


Jesus Cristo é a "pedra angular" do cristianismo

Dizem as Escrituras que a criação não passou por evolução. Os seres inferiores foram criados cada qual dentro de sua espécie: "E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom."(Gn 1.24-25). Da mesma forma o homem que foi criado perfeito por Deus (Ec 7.29).


AS ETAPAS DE TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM.

Como se não bastasse a forma como explicam nossa evolução, a CR tem uma explicação nada racional para a involução ou retrocesso da humanidade. Dizem que, se não evoluirmos por meio da leitura dos livros UD, desceremos ainda mais na escala da degradação, chegando à seguinte situação:

*Daqui (ser humano) se transforma para a classe inferior que é a do irracional. Transmuta-se numa infinidade de classes de macaco;

*de macaco já se transforma em outra classe - um cachorro;

*de cachorro já se transforma em outra classe - de cobras;

*de cobra já se transforma em jacaré;

*de jacaré já se transforma em porco;

*de porco já se transforma num sapo;

*de sapo já se transforma em burro;

*de burro já se transforma num boi;

*de um boi já se transforma em carrapato;

*de um carrapato já se transforma em barata;

*de barata se transforma num rato;

*de um rato se transforma numa mosca;

*de uma mosca se transforma em urubu;

*de urubu se transforma em lesma;

*de lesma se transforma em galinha;

*de galinha já se transforma em minhoca;

*de minhoca se transforma em borboleta;

*de borboleta se transforma em javali;

*de javali se transforma em gambá;

*de gambá se transforma em porco-espinho;

*porco-espinho se transforma numa onça. 


Contrapondo tais conceitos absurdos com o título pomposo de racionalidade, a Bíblia declara que o homem logo após a sua criação já era um ser altamente desenvolvido podendo dar nome a cada um dos animais criados "E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo..."( Gn 2-20) O ensino da CR é reencarnacionista hinduísta, que admite a metempsicose. A metempsicose admite a regressão à condição de animal inferior caso o ser humano não evolua na encarnação anterior. Retorna como animal inferior. É por isso que na Índia não se admite a alimentação de animais e se protegem insetos nocivos e animais como o rato como se fosse um ser humano em fase de carma negativo. OS REMÉDIOS PARA OS 


MALES PRESENTES E FUTUROS

Enquanto falamos em salvação os adeptos da CR falam em imunização racional. Para não chegar à situação final da onça, na escala descendente exposta na obra Universo em Desencanto, a solução é encontrar a imunização racional. E, para chegar à imunização, só há uma solução: a leitura freqüente dos respectivos livros UD. Daí o homem pode evoluir:

*de ser humano para Aparelho Racional;

*de Aparelho Racional para Racional;

*de Racional, passam para o grau de Supremacia Racional;

*e do grau de Supremacia Racional, passam para o Racional Puro, limpo e perfeito, no seu verdadeiro mundo de origem (Álbum, p. 1). 

 

Continue lendo...