" CONHECENDO E SENDO CONHECIDO DO OLEIRO QUE NOS CRIOU: O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ "

30/10/2011 11:25

 

Para orar bem, você precisa conhecer a Deus.

 

Algumas pessoas não conseguem orar com liberdade e ousadia porque conhecem pouco o caráter de Pai. No Salmo de número 37, aprendemos uma grande lição:

 

"Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará" (Salmo 37:3-5).

 

Imagine que você possua alguns quilos de ouro puro, os quais representem um grande valor. Caso você precise fazer uma viagem para outro país, você deixaria esse ouro nas mãos de uma pessoa que você conhece pouco? É claro que não, pois nós só confiamos nas pessoas quando as conhecemos. E para que conheçamos alguém, é necessário que andemos juntos, conversemos muito, acompanhemos seu comportamento e suas atitudes.  Sabe por que  algumas pessoas têm dificuldade de confiar em Deus como pai? Porque não O conhecem muito bem!

O salmo citado acima diz, em primeiro lugar:  "Confia"!   A nossa confiança em Deus é determinada pelo conhecimento que nós temos dele.  Quem não conhece a Deus o suficiente, não confia a ponto de entregar sua própria vida a Ele. A ordem clara está nos três verbos: Confiar, Entregar e Descansar.

Veja um exemplo: Se eu for viajar e deixar meu carro, meu talão de cheques e outras coisas importantes com um amigo, é sinal de que eu confio nele. Mas, para isso, eu preciso conhecê-lo muito bem, pois jamais deixaria coisas de valor nas mãos de pessoas que mal conheço. 
 Quando não conhecemos a Deus o suficiente, mesmo quando oramos, continuamos sufocados pelas nossas ansiedades e escravos de nossos medos,  incapazes de confiar e entregar nas mãos do Senhor nossos problemas. Ficamos tentando, em vão, resolvê-los sozinhos, fazendo tudo na "força" do nosso próprio braço! 

Certo dia, eu estava saindo de carro com uma pessoa, quando ela me disse: "Deixe que eu dirijo, porque eu não o conheço como motorista". Essa pessoa estava certa! Não dá para confiar em quem não se conhece.  Mas quando você anda com Deus, se deita com Deus, toma café com Deus, almoça com Deus, toma banho na presença de Deus, sai com Deus, entra no ônibus com Deus, no táxi com Deus,  caminha pelas ruas com Deus, você começa a conhecê-lO de forma suficiente. E daí, sim,  com total segurança, obedece ao conselho do salmista:  "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo o fará".

Se você quer caminhar, viver e dormir em segurança, estar livre da ansiedade, de forma descansada, cresça no conhecimento de Deus.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é conhecendo a Palavra de Deus. Quando vejo pessoas na igreja que só estão presentes nos cultos cujos temas estão  relacionados à palavra "vitória", penso logo:  "Esse nunca vai conhecer a Deus da maneira como Ele quer ser conhecido".  Não porque "vitória" seja ruim, mas porque precisamos estar em todas as reuniões, aprendendo sobre as mais diversas áreas da vida e sobre o nosso relacionamento completo com o Senhor.   Através da Palavra, Deus se revela, Ele se deixa conhecer; através dela, conhecemos o caráter de Deus.

A Bíblia conta a história de um homem chamado Jó (ver livro de Jó). Muitos se lembram dele como exemplo de paciência, pois enfrentou a perda total de quase tudo o que tinha na vida, incluindo bens materiais e todos os filhos!  Apesar disso, a Bíblia nos revela que, em momento algum, ele blasfemou contra Deus. Sabe por quê?  Alguns acham que ele era bonzinho, mas a resposta certa é: Jó conhecia o Deus que servia, e esperava Nele!

A Bíblia também fala sobre Daniel (ver livro de Daniel). Ele era um homem obediente a Deus, e, por isso,  foi lançado numa cova com leões famintos.  E por que ele não se angustiou, ficou deprimido ou foi dominado por um estresse perturbador? Porque ele conhecia o Deus que servia. Conhecia tanto, que sabia que os leões não o atacariam! Alguns amigos de Daniel, chamados Sadraque, Mesaque e Abdinego, de igual modo, se recusaram a curvar-se diante do rei para adorá-lo como se fosse Deus. O rei Nabucodonozor lhes deu mais uma chance, dizendo: "Eu vou mandar uma orquestra tocar. Se vocês se curvarem perante mim, ficarão livres, porém, se não se curvarem, serão lançados em uma fornalha e queimados". Os três rapazes valentes revidaram:  "Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" (Dn. 3:16b-18).

As suas respostas diante dos desafios da vida dependem do quanto você conhece o Deus que você serve e do quanto você conhece a Sua Palavra. Quem se compromete a  estudar a Palavra do Senhor sempre terá respostas e soluções sábias em momentos de sofrimento e provação. 

Você conhece o Deus que você serve? Quem conhece esse Deus não tem medo de "olho gordo", macumba ou palavras de maldição. Quem conhece esse Deus não tem medo de assombração, tampouco da morte.  Se o medo constante ainda é o seu problema,  você precisa conhecer ao Deus que você serve!  A Bíblia diz que "praga nenhuma chegará à tenda daquele que habita o esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente!" (Sl. 91).

Se você conhece o Deus que você serve, vai reconhecê-lO agora, dizendo: "CONFIA! ENTREGA!..."  E prossiga, descansando NELE! Deus quer relevar-Se a você, revelar coisas da Sua Glória que você desconhece! Deus quer se fazer conhecido! Quanto mais nós confiamos em Deus, mais entregamos nossa vida aos Seus cuidados!  Quanto mais nós O conhecemos, maior é nossa força Nele! Quem conhece a Deus sabe orar bem!