" CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS PARA VERDADEIRAMENTE SER ADOTADO COMO FILHO SEU " - Parte 2

07/01/2012 08:55

 

Conhecer a Deus
 
(Na Pessoa de Jesus Cristo)
 
Parte 2
 
 
A Revelação
 
Qual o fator principal do crescimento?
 
Ef4:13
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”
 
 
 
Aqui encontramos o caminho para a maturidade e o crescimento espiritual
 
Unidade da Fé   -  Que todos creiamos o mesmo
Pleno Conhecimento do Filho de Deus – Conhecer a Jesus Completamente
 
A Fé e o Conhecimento são as duas faces da mesma moeda.. Estão juntas
 
 
Quando Deus fala, ou mostra algo, chamamos revelação. Deus se revelou aos homens quando falou aos homens.
 
A fé bíblica não é crença. A fé vem quando Deus nos revela algo.
 
Rm10:17
“Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
 
O objeto da Fé é a Revelação. 
 
O objetivo da Revelação é o Conhecimento
 
A fé tem como Base a Revelação. E o crer na Revelação produz o Conhecimento.
 
Deus se revela para que o conheçamos e a maneira de obter este conhecimento é crer na revelação. 
 
O Conteúdo da Revelação é Jesus Cristo, seu Filho! Ele é a revelação de Deus!
 
Jo14:8-11
“Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”
 
A chave para chegar a maturidade é conhecer o Filho de Deus!!!
 
 
Conhecer pela Experiência
 
O que significa na bíblia a palavra conhecer ?
 
Nós vivemos no mundo ocidental, de cultura helênica (grega), onde a palavra conhecer está ligada ao intelecto. Assim corremos o risco de querer conhecer a Deus intelectualmente, entender tudo sobre ele.
 
Mas a bíblia foi escrita no contexto da cultura hebraica. Jesus e os apóstolos eram judeus. Embora a língua usado no Novo Testamento seja o grego, o contexto é hebraico. E em hebraico, a palavra conhecer tem um significado diferente, muito mais amplo.
 
Gn4:1
“Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.”
 
Mt1:24-25
“E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.”
 
 
Lc1:34
“Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?”
 
Como não ”conheço varão” ? E seu pai, amigos, irmãos?
 
A palavra conhecer no contexto bíblico tem o sentido de experimentar.
 
Conhecer a Deus é Experimentá-lo. É ter um encontro com Ele, uma união total, profunda e íntima!
 
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Não é entender intelectualmente a verdade. É experimentar a verdade.
 
O Pleno Conhecimento
 
Mas a palavra não fala apenas de conhecimento. Fala de pleno conhecimento. Experimentar completamente.
 
Ef4:13
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”
 
A palavra conhecimento em grego é gnosis. A palavra que aparece aqui para pleno conhecimento, é epignosis. Que significa um conhecimento progressivo. A medida que vamos experimentando vamos crescendo.
 
Mt11:27
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
 
A palavra que aparece aqui também é epignosis. Não é apenas conhecer, é conhecer completamente, plenamente.
 
Como Podemos Conhecer a Deus Plenamente
 
Na criação podemos conhecer a Deus parcialmente. Olhamos as estrelas, a natureza, os animais e tudo mias e podemos dizer que há um Deus. “Os céus manifestam a glória de Deus”, mas não o seu caráter, sua santidade, sua graça, sua vontade, etc. Portanto não podemos conhecer a Deus plenamente nela.
 
O Caráter de Deus pode ser conhecido parcialmente por sua Palavra. Através das Escrituras discernimos seu caráter, poder, santidade, etc. Mas não podemos experimentar.
 
Mas é no Filho que temos a revelação total e plena de Deus. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” Hb2:9.
 
Deus tem três faces : Pai , Filho , Espírito Santo. Nós conhecemos a face do Filho.
 
2Co4:6
“Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.”
 
Hb1:3
“Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas”
 
Cl1:15
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”
 
Só podemos conhecer plenamente a Deus, conhecendo plenamente o Filho de Deus.
 
O Verbo eternamente pré-existente com o Pai se tornou existente no tempo e espaço para que Deus se tornasse conhecido
 
O Verbo foi manifestado em carne. Aquele que era Deus, foi gerado como homem pelo Espírito do Altíssimo no ventre de uma mulher e se tornou o Filho de Deus. Se fez semelhante aos homens, para que estes pudessem conhecer a Deus.
 
Como Podemos Conhecer Plenamente o Filho de Deus 
 
Como podemos conhecer o Verbo encarnado se não estivemos lá em Belém? Mas muitas pessoas que estiverem com Jesus pessoalmente não o conheceram, pois Ele não pode ser conhecido externamente.
 
Ef 5:31-32
“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.”
 
Da mesma forma que marido e mulher, Cristo se uniu a Igreja. Através da nossa união com Cristo podemos experimentá-lo por ter um relacionamento intenso com Ele.
 
Jo15:26-27
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”
 
Uma testemunha é alguém que revela um fato. E este texto nos mostra que temos dois testemunhos para nos revelar Jesus, o Filho de Deus.