" CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS PARA VERDADEIRAMENTE SER ADOTADO COMO FILHO SEU " - Parte 3

09/01/2012 11:19

 

Conhecer a Deus
(Na Pessoa de Jesus Cristo)
Parte 3
 
O Testemunho do Espírito
 
A obra do Espírito é exatamente esta: revelar o Filho,  glorificar o filho. A comunhão do Espírito Santo com o nosso espírito nos revela o Senhor. Esta é a sua missão, Ele se agrada em fazer isso. O Espírito hoje está dentro de nós! Ele nos faz experimentar a Cristo interiormente, no espírito!
 
O Testemunho dos Apóstolos
 
Foram as pessoas que viveram com Ele, viram o que Ele fez, ouviram Suas palavras, Sua voz, comeram juntos, dormiram juntos.
 
Mesmo tendo presenciado tudo e observado tudo, foi necessária a operação do Espírito, para que a obra observada por eles em Jesus fosse experimentada.
 
Jo16:13-15
“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.”
 
O que Jesus está dizendo aqui é que o conhecimento de observação não é suficiente. É necessária a experiência com o Espírito para que Ele revele Jesus.
 
Para experimentar Jesus precisamos do Testemunho dos Apóstolos e do Testemunho do Espírito!
 
Experiência com a Palavra pelo Espírito
 
Jesus disse aos apóstolos que eles dariam testemunho Dele. João escreveu:
 
1Jo1:1-3
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”
 
João esteve com Ele! Foi um dos doze! Um dos três ! O mais íntimo de Jesus! Que bom se João sentasse conosco em nossa casa e nos contasse sobre Jesus! Talvez falássemos: “João conta-me sobre Jesus! Como Ele era, como reagia...”. E Ele contaria, por horas e horas.
 
Mas João não está aqui hoje. Ele não virá. 
Mas João não é importante. O seu testemunho sim! E seu testemunho está presente! Seu testemunho está na Palavra!
 
Quando Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro e os outros escreveram suas palavras, eles estavam dando o seu testemunho para pudéssemos conhecer Jesus. Por isso precisamos ler, ouvir, escutar, ver, experimentar a Palavra.
 
Precisamos que o Espírito e a Palavra juntos nos conduzam a esta experiência espiritual.
 
Temos que voltar para a Palavra, nos apaixonar pela Palavra e buscar a revelação do Espírito. 
Só o estudo da Palavra pode nos fazer teóricos. 
Só a revelação do Espírito pode nos fazer místicos.
Mas os dois juntos nos levam ao pleno conhecimento do Filho de Deus.
 
Uma coisa é ler a bíblia para ter conhecimento, outra coisa é ler a bíblia para conhecer Jesus!
 
“Examinai as Escrituras...” 
Precisamos buscar, pesquisar, vasculhar, até achar JESUS! ( ex.: a drácma perdida )
 
Quando lemos a bíblia temos que buscar o Tesouro, a Moeda de Ouro que é Jesus!
 
Devemos ter alvos estabelecidos
Orar ao Pai para que pelo espírito nos revele o Filho.
Orar antes de ler
Orar durante a leitura
Orar após a leitura, falar em línguas, adorar.
Abrir o coração para que o Espírito fale a nós.
 
O Espírito fala : “Este Jesus que  você tanto admira está em você”. O Espírito opera tremenda transformação em nós pela revelação da pessoa de Jesus.
 
Estamos unidos a Cristo pelo Espírito. Cristo está em nós pelo Espírito. Nós estamos em Cristo pelo Espírito. Podemos usar o exemplo de uma árvore para representar isso:
 
Pai é a Raiz
Jesus é o Tronco
Nós somos os Ramos
Espírito é a Seiva
 
A plenitude o Pai está no Filho, e são comunicadas a nós pelo Espírito. A Raiz é invisível, o Tronco é visível, os Ramos são visíveis, a Seiva é invisível, mas está dentro de nós.
 
Jo15:1-6
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.”
 
O Fruto do Espírito é Cristo  ( Ex.: Maria concebeu pelo Espírito )
 
Cristo formado em nós tem 9 características: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio.  Gl5:22
 
O Espírito é Cristo em nós!!!
O Espírito é Deus em nós!!!
O Espírito é a Ação de Deus em nós!!!
O Espírito não vem para falar de Si mas de Cristo!!!
 
O Espírito forma Cristo em nós pela Revelação!!
Mas para isso Precisamos tempo... ( Quanto mais melhor )
 
A Contemplação
 
É Necessário Tempo
 
Quanto mais tempo passamos na presença do Senhor, mais nos assemelhamos a Ele. Nós estamos 24 horas na presença de Deus, mas para que possamos experimentá-lo e conhecê-lo, precisamos separar tempo específico para Ele.
 
Orar especificamente
Abrir a Palavra
Esquadrinhar as Escrituras em busca do Tesouro
Encontrar a Moeda de Ouro (Jesus)
Ouvir a Sua voz.
Estar abertos para o Espírito
Experimentar a experiência de conhecer Cristo.