" CUIDADO COM AS FALSAS CIÊNCIAS "

23/12/2016 10:55
" O faraó, porém, mandou chamar os sábios e feiticeiros; e também os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas. "                    Êxodo 7:11
___________________________________________________________________________________________________
 
Neste versículo e em todo o contexto onde ele está inserido, há um grande ensinamento exortativo para que sejamos diligentes em examinar e discernir os feitos de Deus, os sinais de Deus, os milagres de Deus.
 
É correto e sabido que Deus realmente faz milagres, porém, analisando este texto, vemos que existe também os falsos milagres, que tentam imitar de uma forma ou de outra os verdadeiros milagres e feitos de Deus.
 
Porém, pelo mesmo contexto, vemos que os falsos milagres serão desmascarados pelos verdadeiros, serão engolidos pelos verdadeiros feitos de Deus.
 
A questão a qual devemos dar enfase é a de não sermos enganados por estes falsos milagres  e seus falsos realizadores.
 
E continuarei fazendo o que faço, a fim de não dar oportunidade àqueles que desejam encontrar ocasião de serem considerados iguais a nós nas coisas de que se orgulham.
 
Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.
Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
 
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
2 Coríntios 11:12-15
 
Vemos que Moisés e Arão foram enviados por Deus e foram capacitados por Deus para realizarem em Seu Nome estes feitos, porém, os magos, os feiticeiros, os cientistas de faraó imitaram estes feitos, falsificando-os, contudo enganando a muitos e até mesmo a faraó, que por este motivo não atentou para os sinais e avisos de Deus, mas ficou ainda afixado e obstinado em sua verdade subjetiva.
 
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. Êxodo 4:15-17
 
A Bíblia nos ensina que toda a Palavra de Deus é apta para nos ensinar, corrigir, e devemos nos conscientizar de que tudo quanto está escrito é para nossa exortação, é para o nosso despertamento espiritual.
 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17
 
Atentemos para a analogia deste contexto, onde o Egito representa o mundo que jaz no maligno, Faraó e seus magos a satanás e seus demônios, enquanto que Moisés representa Deus e Arão aos profetas de Deus.
 
Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. Êxodo 7:1
 
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.  Isaías 14:12-14
 
Precisamos saber discernir os verdadeiros dos falsos, onde a Bíblia nos ensina também a respeito, mesmo quando milagres são feitos pelos falsos profetas. Isto está registrado nas Escrituras Sagradas.  Deuteronômio 13
 
Pois como disse Martinho Lutero:
 
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.” (Martinho Lutero)
 
Creio realmente avaliarmos os " milagres, os sinais " para decidir seguir ou não aqueles que os realizam.
Pois de nada valerá obter e participar de " milagres " que em contra partida nos conduzem à perdição eterna de nossas almas, por não atentarmos para o que a Palavra de Deus nos ensina a praticar e a se afastar. 
 
E vemos hoje realmente muitos milagres acontecendo em vários ministérios, porém quando atento para os ensinos de Cristo, o exemplo dado por Ele, não consigo conciliar isto com o que estes que realizam tais prodígios ensinam, e nem tão pouco vemos frutos neles e nem em seus seguidores, que possamos colher para a nossa edificação, pois não vemos na maioria uma nova criatura sendo estabelecida, a partir de suas atitudes e buscas diárias.
 
Não devo e nem quero aqui julgar para condenação, mas, sim à luz da Bíblia, julgar para a preservação da verdadeira fé que a mim e a outros fora de uma só vez dada aos santos em Cristo Jesus.
 
Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Judas 1:3,4
 
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
Judas 1:17-23
 
As Escrituras Sagradas enfaticamente nos alerta a respeito de falsos profetas, falsos ensinos, falsos deuses, que desde outrora tentam nos tirar o entendimento e o conhecimento real do único e verdadeiro Deus.
 
Por isto devemos com muita diligência examinar as Escrituras para assim preservarmos o único e verdadeiro caminho que nos conduzirá ao destino que todos nós queremos. 
 
Só seremos enganados, se formos negligentes, preguiçosos e indiferentes á exortação dada por Deus a nós, por seus verdadeiros profetas.
 
Não permitindo jamais que tais ensinos sejam substituídos por inovados e falsos ensinos, apresentados por homens amantes de si mesmos, e obstinados em seus interesses estribados em suas sabedorias terrenas e malignas.
 
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
 
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3:12-16
 
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:1-5
 
Erramos por não conhecer as Escrituras,  somos e seremos destruídos por não conhecê-la de fato e  sofremos por não entendermos as mesma e como ela se faz conhecida e revelada por Deus.
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29
Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.
Isaías 5:13
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oseias 4:6
 
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32
 
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36
 
Desperte da negligência e viva em diligência espiritual.
 
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola     
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida