" DE TODOS OS PERIGOS E MALES DOS QUAIS PRECISAMOS SER LIBERTOS, E PELO QUAL O SENHOR JESUS VEIO PARA NOS LIVRAR, CERTAMENTE O PIOR DE TODOS, SOMOS NÓS MESMOS COM NOSSOS PENSAMENTOS ERRÔNEOS E DISTORCIDOS EM RELAÇÃO AO CERTO E O ERRADO. " - Parte 3

04/08/2015 09:21
              UM ÍDOLO CHAMADO EU - Parte 3
Por R. W. Glenn
Então, e você? Eu fui cooperativo. E você? Onde você vê seu sufoco, sua autoglorificação, sua auto-obsessão, seu farisaísmo, seu autogoverno, sua independência? Existe algo em sua vida que você pode descrever com o prefixo " auto '. 
"Auto-alguma coisa" está rastejando dentro de sua vida.   
 
É assim que as coisas são, porque o problema fundamental da condição humana é que nos desviamos de Deus e procuramos em nós mesmos o deus de nossas vidas, É assim que funciona.
E a pergunta para nós é: " Como isso pode ser mudado? É uma pergunta difícil porque somos pessoas para as quais colocar o prefixo " auto " antes de uma palavra é muito fácil. Nóa fazemos naturalmente, fazemos sem pensar, é o nosso padrão. Então, qual é a prescrição de Deus para derrubar isso? 
 
Porque sabemos da destruição que isso causa em nossas vidas. Sabemos da ofensa que isso é para Deus. Como derrubamos isso?
A resposta é encontrada no capítulo 11, versículos 8 e 9. " Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? As cidades destruídas com Sodoma e Gomorra. Como Posso fazer isso? " Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem.
 
Não execultarei  o furor da minha íra; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira".
Esses dois versículos são o coração do livro de Oséias. No sentido de que são o âmago teológico do livro. O centro da mensagem do livro. Mas também são o coração do livro no sentido de que representam o coração de Deus, que é expressado por todo o livro de Oséias, que mesmo que o Senhor tenha mil razões para desistir de você; pense em todo o seu autofoco, seu egocentrismo; mesmo que ele tenha mil razões para desistir de você, ele terminantemente se recusa a desistir de você. Você está se colocando no trono de sua vida. Você quer depor o Rei do Universo! E ele diz: " Eu não desisti de você. Eu não vou fazer isso". O texto diz: " Como te deixaria? " Como ele o deixaria? Como ele o entregaria? Como ele o varreria da face da terra por toda a sua deslealdade contra ele?
 
Você sabe a resposta, certo? Você sabe a resposta. Quando você pensa na soma de sua vida; e isso começou a acontecer comigo depois dos 40; eu olho e penso, ah! quantas fraquesas, falhas, pecados e coisas tolas fiz. Talvez apenas na semana passada. O que eu mereço de Deus? O que eu realmente mereço de Deus? Que resposta de Deus faria sentido
 
Mas aí, eis a resposta que recebemos: " Como eu desistiria de você? Como posso fazer isso?" O que ele lhe dá? Ele lhe dá amor. Veja o Vers. 8. seu coração está comovido dentro dele. Sua justiça é recuada por sua compaixão, seu amor e sua ternura para com você enquanto ele o vê em seu pecado e sua miséria. Ele odeia vê-lo dessa maneira. Ele não consegue desistir de você. Uma vez que ele o tomou para si, ele nunca desistirá de você. este é o seu Deus. è assim que Deus é, Ele só tem amor por você. Ele olha para você pela zilionésima vez que voc~e fez exatamente a mesma coisa, e ele diz: "Como desistirei de você?" Como desistirei de você? Eu não posso!" " Você é meu! Eu amo você! Eu o amo não porque voc~e é um bom filho, mas simplesmente porque você é meu filho".
 
Eu escrevi isso em caneta no meu esboço: Que alívio!" Que alívio! Porque eu já dei a vocês uma lista de todo o meu egoísmo, e eu disse: "O que eu mereço por isso?" E é tão natural, não é premeditado! Eu tenho um Pai amoroso. Se você é um cristão, você tem um Pai amoroso.
O que estou dizendo é: o amor do Pai por você é a prescrição de Deus para curar a idolatria do eu. Então, aqui está a chave: esta promessa do amor de Deus em Oseias 11 tem o objetivo de convencê-lo a desviar-se de seus ídolos e retornar a ele. De alguma maneira ele está dizendo que esse amor, e apenas esse amor tem o poder de matar o ídolo do eu que olha nos seus olhos toda manhã.
Agora, é claro, por mais incrível que seja o amor descrito aqui em Oseias, ele é apenas uma sombra do amor de Deus que foi revelado em Jesus Cristo. 
 
Apenas uma sombra. Pense desta maneira: Se esse amor, antes da cruz, tem o poder de matar o ídolo do eu, quanto mais o amor de Deus revelado na cruz tem o poder de matar o ídolo do eu? Abram as suas bíblias em 2 Coríntios 5. Página 966. Leremos do versículo 14 ao 21 da segunda carta do apóstolo Paulo à igreja em Corinto, capítulo 5.
 
Começando no versículo 14. “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um 
morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 
 
Tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 
 
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.
Essa é uma passagem fantástica da Escritura. Enquanto leio, eu fico: “Cara, eu quero pregar sobre ela!” Eu quero fazer algumas observações ao texto. Antes de fazer isso, quero apenas reorientá-lo ao que acabei de dizer. O problema é seu egoísmo e a prescrição é encontrada no amor de Deus por você. Então de alguma maneira esse amor, e apenas esse amor, tem o poder de matar o ídolo do eu que olha nos seus olhos toda manhã. Pense desta maneira: de alguma forma, o amor que Deus tem por você pode expulsar o amor que você tem por si mesmo. De alguma forma, o amor que Deus tem por você pode expulsar o amor que você tem por você mesmo. Como?  
 
Bom, este texto responde para nós. Veja novamente o versículo 15. “E ele”, Cristo, “morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. Então, de acordo com esse versículo, qual é o propósito da cruz? Ele morreu para que seus pecados pudessem ser perdoados? Para que você fosse para o céu quando morresse? Não é o que ele diz aqui. Essas coisas são maravilhosas e verdadeiras, mas não é o propósito que o apóstolo Paulo nos dá aqui. 
 
Ao invés, ele nos dá um propósito muito presente da cruz de Cristo. Veja novamente. “Ele morreu por todos, para que os que vivem”, que vivem suas vidas em Cristo agora como cristãos, “não vivam mais para si mesmos”. Em outras palavras, a razão da morte e da ressurreição de Jesus por você foi para libertar você de viver para si mesmo, para você viver para Cristo, que é o propósito da existência. Seu pecado faz com que você seja incrivelmente egocêntrico, reduzindo a soma de sua vida à sua vida. Seu pecado o volta para si mesmo, faz você ser consumido por todas as suas próprias necessidades, seus próprios desejos, seus próprios anseios, mas de acordo com este texto, Cristo morreu para quebrar a coluna de nossa idolatria egocêntrica. Esse é o propósito! Eles não precisam mais viver assim.Isso significa pelo menos duas coisas: 
 
Primeiro, já que Cristo morreu para quebrar a coluna da sua idolatria do eu, você não tem que temer admitir seu egoísmo para Deus ou outras pessoas. Na cruz Cristo pagou a dívida por cada desejo, pensamento, palavra ou ação egoísta que você já sentiu, pensou, disse ou fez. Já está pago! Você não tem que varrer seus pensamentos e motivos, você não tem que cercar, você não tem que cobrir seu pecado jogando a culpa em outro ou inventando desculpas. Você não tem que cumprir penitências para fazê-lo sentir-se melhor. 
 
Não faça isso. Como filho de Deus, você foi perdoado por cada ato de independência egoísta que você já cometeu, no passado, no presente e no futuro. Você não tem que temer admitir: Você é egoísta! “Ah, eu não sou egoísta. Sempre estou me dedicando a outras pessoas. Preciso de um tempo para mim”. Egoísta! O próprio sentido disso é egoísta! Mas você vai admitir, porque já foi resolvido. Já foi pago.A segunda coisa que isso significa, que Cristo morreu para quebrar a coluna de sua idolatria do eu, é que você agora está livre para viver por algo maior do que a sua atual definição de felicidade pessoal. Você pode viver por algo maior do que isso. 
 
Eu sei, você é como eu, às vezes, você se sente impotente com relação a esses ídolos do eu; você sente que eles estão no controle. Mas saiba disto: A morte de Cristo esmagou o poder do seu egoísmo de tal maneira que hoje, neste momento, você de fato pode sair debaixo do peso de seu próprio egocentrismo. Naquele momento no trabalho, com a família, com o vizinho, no jantar com os amigos, na situação de disciplina paternal, ou na discussão com seu cônjuge, você não está lá abandonado à sua própria força. Você foi liberto para viver por Cristo. Você agora vive em Cristo, e seu grande poder, o poder que você precisa para viver de uma nova maneira, está presente com você através do Espírito de Cristo. 
 
Você está entrando em uma situação, e você sente todas as palavras com prefixo “auto” subindo ao seu coração, e você sabe o que você pode fazer? Você pode dizer: “Cristo... Senhor Jesus, me ajude”, e você sabe o que ele vai fazer? Ele vai ajudá-lo! “Me ajude! Estou transformando isso em algo sobre mim! Ó, Cristo, me ajude! Me ajude!”É o que isso significa. 
 
Ele morreu para que você não vivesse mais para si mesmo, mas apenas para ele! Ele que morreu e ressuscitou por você. Duas maravilhosas verdades, por mais maravilhosas que sejam, eu ainda não fiz a conexão entre o amor de Cristo e a destruição dos seus ídolos do eu. Elas são resultado da obra de Cristo em morrer para que você não viva mais para si, mas por ele, que morreu e ressuscitou por você. Então quero deixar essa conexão explícita. Como o amor que Deus tem por você pode expulsar o amor que você tem por você? Onde está essa conexão em 2 Coríntios 5? 
Deixe-me mostrá-la a você.