" DE TODOS OS PERIGOS E MALES DOS QUAIS PRECISAMOS SER LIBERTOS, E PELO QUAL O SENHOR JESUS VEIO PARA NOS LIVRAR, CERTAMENTE O PIOR DE TODOS, SOMOS NÓS MESMOS COM NOSSOS PENSAMENTOS ERRONEOS E DISTORCIDOS EM RELAÇÃO AO CERTO E O ERRADO. " - Parte final

11/08/2015 11:49
           UM ÍDOLO CHAMADO EU - Parte Final   
 
Por R. W. Glenn
                                                       
Veja novamente os versículos 14 e 15. 
 
É o amor de Cristo que nos constrange. O amor Cristo por nós nos controla. “julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 
 
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. O amor de Cristo nos constrange. Isso significa que o amor de Cristo motiva os cristãos a não mais viverem para si mesmos. É o amor de Cristo que o constrange a não mais viver para si mesmo, porque o que você vê acontecendo na cruz é morte para si mesmo e o seu egoísmo. 
 
Tudo feito por amor.Então quando você olha para Jesus, e você vê o que ele teve que passar para salvá-lo de si mesmo; teve que suportar a ira de Deus, a justiça de Deus, o santo ódio de Deus, pelo seu pecado, pelo seu egoísmo, na cruz, e ele fez aquilo voluntariamente. Deus estava em Cristo reconciliando você com ele mesmo. Você vê a distância que ele está disposto a ir para amá-lo independente do seu egoísmo, você é inundado por esse tipo de amor, e você não quer mais viver para si mesmo! Você fica: “É para esse cara que eu quero viver! Apenas para Cristo!” Por quê? Por que ele me ama! Por causa do que ele fez por mim. 
 
Por causa de como ele morreu para quebrar a coluna do meu egocentrismo.Em outras palavras: o amor dele preenche seu coração de tal maneira, preenche seu horizonte, sua visão, de tal maneira, que você de fato pode começar a esquecer de si mesmo, a perder a si mesmo, no amor de Deus por você. E todos sabemos como é perder a si mesmo quando estamos preocupados com algo. 
 
Talvez seja um trabalho, quando você trabalha num projeto, especialmente alguns de vocês que estão na frente do computador o tempo todo como eu, que estou sempre escrevendo no computador; e você fica tão preocupado que esquece de comer, de beber, de ir ao banheiro, e de repente, umas 4 horas depois, você fica: “Cara, eu tenho que ir ao banheiro, estou com fome, preciso beber algo!” Você fica tão preocupado com isso...Mas acho que você especialmente conhece essa ideia de ficar preocupado com algo a ponto de perder-se de si mesmo, quando está na presença de algo majestoso ou belo. 
 
Há alguns anos quando eu estava no Museu de Arte Moderna deNova York, e cheguei numa sala que tinha um Monet que tinha uns 7 metros de largura e 2 metros de altura. E quando cheguei naquela sala, eu fui tomado por admiração e emoção por causa dessa pintura, que um ser humano pudesse criar algo tão bonito, e eu não estava pensando nem um pouco em mim mesmo. Eu não estava voltado para mim mesmo e falando: “Bob, você está aqui!” Bob não estava lá. Eu estava perdido na maravilha, na beleza daquela coisa, e eu comecei a me dissolver no segundo plano. 
 
Era como se eu nem existisse. Tudo o que existia era aquela peça.Pense nisso: O amor de Cristo por alguém como você é tão maior do que isso, é tão maior do que qualquer coisa que você venha a contemplar ou considerar, que pode maravilhar tanto a sua mente e o seu coração, que você é cativado por ele. Ele captura você, você é capturado na maravilha do amor de Deus por você, e quando isso acontece, seu eu começa a se dissolver no segundo plano.E aqui está a incrível conclusão: Conforme você é cheio do amor de Cristo por você, e começa a esquecer de si, você começa a lembrar das outras pessoas. Você perde a si mesmo e encontra os outros. É algo maravilhoso. 
 
Em outras palavras: preocupação com Jesus Cristo não o transforma num monge. Você não vai para um quarto pensar em Jesus 24 horas por dia, e você fica cheio do amor de Deus. Não o transforma num monge, ele o transforma num ministro. Ele o transforma na pessoa que sai para compartilhar o amor de Deus com outras pessoas. 
 
Veja o versículo 20: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”.Então o amor de Cristo o faz querer falar a outras pessoas sobre o amor de Cristo. É assim que funciona. E ouça: Não apenas seus amigos que ainda não são cristãos, mas todos, cristãos e não-cristãos; frequentemente, quando você ouve essa mensagem pregada, ela é considerada de uma maneira evangelística, como se Paulo estivesse nos dando dicas de como compartilhar a fé cristã com pessoas que ainda não a entendem. Mas não é nem de perto o que Paulo está apelando. 
 
Metade do versículo 20: “Nós rogamos a vocês, em nome de Cristo: reconciliem-se com Deus”. Quem é “vocês”? Os coríntios! Os cristãos que receberam esta carta originalmente. Então Paulo está dizendo que crentes precisam ser reconciliados com Deus. Você precisa voltar ao amor de Deus por você em Jesus Cristo constantemente porque você voltou ao seu egoísmo, então você precisa que outras pessoas em sua vida o lembrem: “Ei, o amor de Deus está aqui para você. Ele não é maravilhoso?” E conforme você começa a se maravilhar e ficar fascinado pelo amor de Deus, todo o seu eu começa a se dissolver novamente ao segundo plano. 
 
Eu imploro a você, igreja, reconcilie-se com Deus! Volte ao amor de Deus! Isso muda você. E então, armado com esse amor de Cristo, você sai com amor ao próximo, quem quer que seja. A vida não se trata mais de você, mas de Cristo e de outras pessoas. É algo lindo.Adoro como Michael Horton descreve: “Nascidos com um caso severo de escoliose espiritual, nossas espinhas são torcidas de maneira que tudo o que conseguimos ver são nossas próprias necessidades imediatas, nossos desejos e gratificações momentâneas. Mas o evangelho nos faz levantar com boa postura, olhando para Deus mediante a fé, e para o mundo e nossos próximos em amor e serviço”. Agostinho disse que a natureza humana é curvada para si mesma. 
 
Essa é a escoliose espiritual. Você olha para si mesmo, para seus problemas, suas questões, mas o que o evangelho faz é dizer: “Veja o amor de Deus por você, que mesmo você sendo assim, ele o ama”. Ele o levanta para fora de si mesmo, e o lança em direção aos outros.Uma das autoras dos artigos sobre autoajuda que citei antes, diz algo engraçado. Ela diz: “Deus sabe, todos precisamos de mais ajuda, mas possivelmente, precisamos de menos ‘auto’”. Precisamos de mais ajuda e de menos “auto”. E ela está certa, só que a única maneira de chegar lá é através de Cristo matando seu eu em sua crucificação, e depois ressuscitando-o dos mortos para que você agora viva à luz da incrível maravilha do evangelho. Se você quer ver seu autofoco, sua autoglorificação, sua auto-obsessão, seu farisaísmo, seu autogoverno, sua autoconfiança, seu auto-qualquer coisa murchar, não olhe para o seu eu! É isso que você vai fazer. Você fica: “Ah, eu sou tão egoísta. Deixa eu tentar consertar isso”. 
 
Assim que você faz isso, você é egoísta de novo! Você está indo a si mesmo! Não olhe para si mesmo, olhe para Cristo! Olhe para o que ele fez por você para resgatá-lo do confinamento claustrofóbico do seu egocentrismo. E então, cheio desse amor, você se esquece de si mesmo, você começa a se lembrar de outras pessoas, e sua vida vai mudar. Veja o grande amor do maior ato de amor da História do universo, veja de maneira que isso ocupe a sua visão, e quanto mais ele ocupa, menos os ídolos do eu estarão no controle.Oremos. 
 
Pai celestial, certamente somos todos acusados nesta mensagem. E somos tão gratos por esta palavra: que o Senhor Jesus morreu por todos, para que nós que vivemos, não mais vivamos para nós mesmos, mas pelo Senhor Jesus que por nós morreu e ressuscitou. Obrigado por essa verdade, obrigado pelo seu amor. No nome de Cristo oramos. 
 
Amém