" DEUS ELEGEU EM SUA SOBERANA VONTADE E GRAÇA AO HOMEM PARA SER POR ELE SALVO, PORÉM, CABERÁ AO HOMEM DECIDIR SE IRÁ OU NÃO TOMAR POSSE, CUJA A CONDIÇÃO ESTÁ EM SE SANTIFICAR A ELE. " - DOMINGO

27/11/2016 09:20
A SEPARAÇÃO DE DEUS SE DÁ POR NÓS MESMOS                                                      
 
 " Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? "     Romanos 8.35
______________________________________________________________________
 
O apostolo Paulo, por meio deste versículo e no decorrer de todo o contexto deste texto, nos ensina algo muito profundo, quando buscamos a revelação do Espírito Santo em nosso espírito.
 
Os versículos de todo o contexto nos mostra que nada e ninguém pode nos separar do amor de Deus, revelando também as características previamente encontradas nestes.
 
Aqueles que todos os dias se entregam à morte por amar a Cristo verdadeiramente e a Sua eterna e soberana Palavra que é imutável i irrefutável.
 
Nos versículos anteriores nos é revelado explicitamente o porque de não podermos ser separados deste amor.
 
Pois quem poderá impedir o agir de Deus em relação àqueles que Ele mesmo justificou por meio de Jesus Cristo, O seu Unigênito, onde não o poupou do sofrimento, da vergonha e nem mesmo da morte, e morte de cruz, para possibilitar esta realidade anunciada hoje e que desde outrora prossegue em trazer salvação eterna a todos quantos neste fato creem e por estes de fato andam, de fé em fé, de glória em glória.
 
É fato que nada, nenhum fator externo pode e nem poderá nos separar do amor de Deus e da salvação que Ele mesmo planejou e proporcionou a nós, àqueles que creem continuamente e diligentemente nesta verdade, e que são conscientes da condição pela qual esta salvação e comunhão permanece.
 
Porém,  que me chama a atenção, é o que está implícito neste contexto, e que encontramos respaldo total em outras passagens bíblicas para podermos assim atentar.
 
Não está explícito a questão de que nós, eu e você, somos os únicos que podem e de fato, poderão se apartar deste amor.
 
Como assim, de que forma?
 
A Palavra nos revela que todo aquele que vive no pecado, pelo pecado e para o pecado está destituído da glória de Deus, e consequentemente também o está da sua Graça redentora. 
Romanos 3 : 23
 
Pois uma das principais e senão a principal condição imposta por Deus à esta condição redentora é:
 
1 - reconhecer o pecado em nós e em nossa vida, 
2 - arrepender-se deste ou destes pecados com sinceridade
3 - abandonar completamente tais pecados em suas atitudes diárias, demonstrando real quebrantamento de coração , em um espírito totalmente contrito a Ele e por Ele.
 
Quando  estes três quesitos, estas condições não são encontrados em nós, em nosso viver diário, estamos nos apartando do amor de Deus que nos salva eternamente.
 
Pois está escrito que:
 
O pecado faz separação entre nós e Deus. Isaías 59
 
1 - PRESTEM ATENÇÃO! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir muito bem o que vocês Lhe pedem.
2 - O problema são os seus pecados; por causa deles, vocês estão separados de Deus. Por causa dos seus pecados, Deus virou o seu rosto de vocês, e não ouve mais o que vocês pedem.
 
3 - As suas mãos estão sujas do sangue das pessoas que vocês mataram, os seus dedos estão sujos de pecado. Vocês vivem falando mentiras e cochichando maldades.
 
Pois aqueles que de fato se tornaram filhos de Deus não vivem mais pecando voluntariamente, pelo contrário vivem em real e diligente vigilância em relação a tudo quanto possa levá-lo a pecar, ele se afasta de tudo o que lhe aparente mal, ser mal e fazer-lhe mal.
 
Onde compreendo que o maior mal a mim, à minha vida é o pecar contra Deus e Sua Palavra.
 
Nos tornando assim, totalmente inertes, surdos e mudos em relação à sua Palavra dirigida a nós, sendo esta palavra, pronunciada em nosso espírito pelo Seu Espírito Santo.
 
E quando isto ocorre continuamente, primeiro entristecemos ao Espírito, e em consequência desta esterilidade espiritual, extinguimos O Espírito Santo de nós, nos tornando assim, invariavelmente apostatas.
 
Hebreus 6
 
4 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
5 - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
 
 Referência Bíblica para Leitura - Romanos 8 : 1 - 39
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola 
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida