" DEUS EM SUA INCONDICIONAL MANEIRA DE NOS AMAR, DEMONSTRANDO EM DECIDIR ATÉ MESMO MORRER POR NÓS MOVIDO POR ESTE AMOR, NOS DESAFIA A IMITÁ-LO DIARIAMENTE. " – Parte 46

21/08/2017 10:50

Apêndice 4  -  Livro Desafio do Amor  Auxílio para a vida cristã requerida de nós por Deus  em todos os âmbitos de nossa vida terrena. - Parte 46

Conduzindo o seu coração 

 

O QUE É O CORAÇÃO?

 

Sua identidade. O seu coração é a parte mais importante de quem você é.

É o centro do seu ser, onde habita o seu "verdadeiro eu". "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem" (Provérbios 27:19). Como uma pessoa "imaginou na sua alma, assim é"

(Provérbios 23:3).

O seu centro. Uma vez que o seu coração físico é o centro do seu corpo e envia sangue que dá a vida a cada célula viva, a palavra "coração" tem sido utilizada há séculos para descrever o lugar onde se inicia todos os pensamentos, crenças, valores, motivações e convicções.

O seu centro de comando. O seu coração é o Pentágono das suas ações.

Como resultado, cada área da sua vida é impactada pela direção do seu coração.

 

O QUE HÁ DE ERRADO EM SEGUIR O MEU CORAÇÃO?

 

Ele é tolo. O mundo diz "Siga o seu coração!" Esta é a filosofia dos mestres da nova era, dos seminários de auto-ajuda das músicas pop românticas. Esta filosofia vende milhões de livros e gravações porque soa romântica e nobre. O problema é que seguir o seu coração geralmente significa perseguir tudo o que parece correto no momento, seja apropriado ou não.

Significa jogar a cautela e a consciência ao vento. Obter a qualquer custo seus últimos caprichos e desejos, independente do que dizem a lógica e o conselho. A Bíblia diz, "O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre" (Provérbios 28:26).

Ele é duvidoso. As pessoas esquecem que os sentimentos e emoções são superficiais, inconstantes e duvidosas. Eles podem flutuar dependendo das circunstâncias. Em um esforço de seguir o seu coração, as pessoas têm abandonado seus empregos para fazer parte de uma banda de baixa qualidade no fundo de uma garagem. Têm perdido as economias de toda uma vida para seguir um capricho ou uma corrida de cavalo. Ou têm deixado o cônjuge de toda a vida, para ir em direção a um (a) atraente colega de trabalho que já foi casado (a) por duas vezes. O que parece ser o correto a nível de emoções agradáveis geralmente será considerado um erro terrível anos depois.

Esta filosofia egoísta também é fonte de inúmeros divórcios. Ela leva muitos a se isentarem do compromisso de toda a vida porque não estão mais "apaixonados".

Ele é corrompido. A verdade é, nosso coração é egoísta e pecaminoso. A Bíblia diz, "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jeremias 17:9). Jesus disse, "Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mateus 15:19). A menos que o nosso coração seja genuinamente transformado por Deus, ele continuará escolhendo as coisas erradas.

 

ALGUMA VEZ DEVO SEGUIR O MEU CORAÇÃO?

O Rei Salomão disse, "O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda." (Eclesiastes 10:2). Assim como o seu coração pode lhe direcionar ao ódio, à cobiça e à violência, ele também pode ser dirigido pelo amor, pela verdade e pela bondade. Enquanto você caminha com Deus, Ele colocará em seu coração os sonhos que Ele deseja realizar em sua vida.

Ele também colocará em seu coração habilidades e dons que deseja desenvolver para a glória d’Ele (Êxodo 35:30-35). Ele colocará em seu coração o desejo de dar (2 Coríntios 9:7) e de adorar (Efésios 5:19).

Quando você coloca Deus em primeiro lugar, Ele irá intervir e cumprir os desejos do seu coração. A Bíblia diz, "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração" (Salmos 37:4). Mas o único momento em que você se sentirá bem seguindo seu coração é quando você souber que seu coração está inclinado a servir e agradar a Deus.