" DEUS NUNCA SE AFASTA DE SUA CRIAÇÃO, ELE ESTÁ SEMPRE NO AGUARDO, OBSERVANDO-AS NA EXPECTATIVA DE QUE ATENDERÃO AO SEU CHAMADO PARA RETORNAREM PARA O LUGAR DE ONDE NUNCA DEVERIAM TER SAÍDO. "

03/01/2017 11:00
AO QUERERMOS RETORNAR, ELE NOS LEVARÁ DE VOLTA !                                      
 
" Portanto assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. "  Jeremias 15.19
___________________________________________________________________________
 
Há lições interessantes e importantes para nós extrairmos deste versículo.
 
ao examinar todo o contexto em que ele está inserido, veremos que Jeremias estava a acusar a Deus de tê-lo abandonado nas mãos de seus perseguidores.
 
Jeremias estava a murmurar pela situação em que se encontrava naquele momento. 
 
e passou a questionar diretamente com Deus a este respeito.
 
Porém, vemos que Deus não puniu Jeremias por este motivo, mas, o exortou para que não murmurasse, para que confiasse em Sua promessa, em Sua Palavra, e retornasse para Ele, e não recuasse retornando para o mesmo caminho daqueles que o perseguiam. Que viesse por esta decisão posicional se achegar novamente à Presença de Deus, pois Deus o traria de volta para a Sua Presença. 
 
E com isto, influenciando alguns para também se apartarem do vil, do mal caminho, seguindo o seu exemplo, onde assim, eles se converteriam a Deus e não ele, Jeremias retornaria a eles e seus maus caminhos.
 
Creio que há boas lições a serem ensinadas a nós e praticadas por nós, assim, como Jeremias praticou após ser exortado por Deus.
 
1 - Vemos que independente do que estejamos sentindo em relação aos acontecimentos de nossas vidas, Deus quer que falemos com Ele a respeito, em oração, pois Deus requer de nós a sinceridade de nossos sentimentos, até porque, podemos esconder o que sentimos de todos, até mesmo de nós, mas nunca de Deus.
 
 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Filipenses 4:6
 
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7
 
Pois ao expressarmos a Deus o que sentimos e pensamos de fato,  até mesmo em relação a Ele, de fato Ele proverá a restauração de tais sentimentos em nós, nos trazendo de volta ao único caminho correto a seguir.
 
2 -  O correto caminho a seguir é o da fé n'Ele e em sua fidelidade, Deus quer que aprendamos a confiar n'Ele em toda e qualquer situação que nos afronta no dia a dia de nossa vida, pois só assim, não seremos desanimados e nem destruídos por tais circunstâncias.
 
Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
Salmos 37:3
 
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.  Salmos 37:5-8
 
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6
 
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 14:1
 
3 - Deus espera que por meio de nós, de nosso modo de viver neste mundo, venha influenciar a outros, para que sigam também este caminho, o único e correto diante d'Ele.
Que pelo menos alguns, venham a Cristo e para Cristo, por meio de nossas vidas cotidianas.
 
Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.  2 Coríntios 3:3
 
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?  Romanos 10:14
 
Não simplesmente de nossa vida manifestada quando inserida em uma instituição religiosa, em uma denominação evangélica, ao nos reunir com aqueles que participam juntamente conosco, onde em sua maioria, pensam da mesma forma que nós.
Mas sim, pela nossa conduta em relação à sociedade em que convivemos, lá fora, onde muitos divergem de nós, de nossos pensamentos, de nossa profissão de fé.
 
Deus não precisa que sejamos e façamos diferença quando inseridos dentro de Seu Corpo, pois apesar de sermos realmente diferentes, e com diferentes vocações, diferentes dons, somos todos iguais diante d'Ele e para Ele.
 
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".  Mateus 5:14-16
 
Precisamos realmente ser diferentes e fazer diferença, no mundo que ainda não conhece a Deus e nem ao seu Amor, no sentido literal deste amor a nós, homens demonstrado em Cristo e seu sacrifício por nós.
 
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.  João 3:16-18
 
Deus não precisa de crentes dentro de um contexto predial, exibindo-se e sendo exibido, ostentando seus dons espirituais e ministeriais, mas sim, de crentes lá fora no mundo, influenciando a todos e nunca sendo influenciados por ele, o mundo e pelas pessoas que por ele ainda vivem. 
 
Será que isto não ocorre em nossas denominações, como ocorria em Coríntios, onde de tanto se vangloriar por seus dons espirituais, se tornaram carnais, sendo assim , corrigidos por Paulo, onde os considerou carnais de fato.
 
Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. 1 Coríntios 12: 1 - 31
 
porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? 1 Coríntios 3:3
 
Por Tiago que exorta a todos os crentes. em relação às mesmas coisas.
 
De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?   Tiago 4:1-5
 
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.  1 Coríntios 3:16,17
 
Que a partir desta revelação do Senhor por meio de Sua palavra a Jeremias e estendida a nós hoje, venhamos a tomar a decisão que sabemos Jeremias tomou, vindo a ser um instrumento valioso e útil a Deus e ao Seu reino Eterno.     Amém!
 
Outras Referências Bíblicas para Leitura - Jeremias 15:1- 21
 
 
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
 
2 Coríntios 13:5
 
Será que temos entregado a Deus o nosso culto racional, como sacrifício vivo e diário, por meio de nosso corpo, alma e espírito, morrendo para o mundo e vivendo realmente para Deus e com Deus?
 
Tendo renovada a nossa mente em Cristo Jesus, não conformando-a com as filosofias mundanas e diabólicas que nos rodeia?
 
Para assim conhecermos e sermos participantes da boa, agradável e perfeita vontade de Deus.?
 
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1,2
 
Que O senhor nos desperte para este fim!
 
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Efésios 5:14
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor! 
 
Pr. Élio Loiola 
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida