" DEUS PROPÔS A HUMANIDADE UMA ALIANÇA SALVÍFICA EM CRISTO, NUM CONTEXTO UNILATERAL, PORÉM, DANDO-LHES A CHANCE PARA QUE POR DECISÃO PRÓPRIA E VOLUNTÁRIA, ESTA VIESSE SE TORNAR BILATERAL, ASSUMINDO ASSIM, AMBOS UM COMPROMISSO COM COMPROMETIMENTO ETERNO."

30/01/2018 11:25
COMPROMISSO E COMPROMETIMENTO ETERNOS  
 
" Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao SENHOR, numa aliança eterna que nunca será esquecida. " - Jeremias 50.5 
 
Deus sempre deu o primeito passo para estabelecer um relacionamento intimo e amoroso com o homem, desde a sua criação na terra, ou seja, a criação do homem se deu para este fim, pois vemos que Deus descia na virada d dia para andar com o homem no jardim que Ele mesmo criou para isto, para que o homem nele habitasse e com Deus passeasse, tal qual um pai faz com seu filho(a) amado(a).
 
Porém, esta aliança sempre foi de uma forma unilateral, onde somente Deus em sua fidelidade se comprometia, e se compromete até hoje, onde geralmente o rompimento destas alianças se dão pela vontade e escolha do homem.
 
E isto sempre se deu pela sua fraqueza moral e ética, consequente do pecado.
 
Agora, no entanto, com a vinda de Cristo, Deus proporcionou a ele a condição perfeita para que este se torne perfeito diante de Deus, mesmo em sua real imperfeição, pois ao receber a Cristo, consciente do seu feito na cruz, recebe em si mesmo O Espírito Santo que o conduz por um caminho de reconciliação com Deus e amizade com Ele, firmando assim, uma, agora, aliança bilateral. Onde o mesmo Espírito que fortaleceu a Cristo em sua obra redentora, fortalece também ao homem em sua trajetoria pela fé nesta obra e em quem a consumou para a eternidade. João 14:23,26; João 19:30.
 
O fato é que ao pecarmos contra os princípios estabelecidos por Deus à nós, O ofendemos e nos afastamos d'Ele. Isaías 52:2.
 
Em contra partida, Deus por amar tanto ao seu povo, seus filhos, traz consigo e por meio de sua permissão a correção, até mesmo em forma de castigo, assim como em algumas circunstâncias fazemos para com nossos filhos, ao constatarmos que eles estão se desviando do caminho correto a seguir, eticamente e moralmente. Provérbios 13:24; Hebreus 12:6.
 
Deus pode em Sua poderosa e soberana vontade e sabedoria, se utilizar de vários meios para que o objetivo em nos trazer de volta ao bom e seguro caminho tenha êxito. Provérbios 16:4
 
Vemos isto em várias situações ocorridas no decorrer da historia de Israel antigo e também hoje, o novo Israel, pois está escrito que dos dois, Deus fez um único povo seu. Efésios 2: 13-18
 
Porém no contexto deste versículo em questão, Deus declara que Ele mesmo castigará aqueles que Ele mesmo usou para corrigir o seu povo, principalmente pelos mesmos sentirem prazer e alegria em maltratar e trazer sofrimento àqueles. 
Este princípio vemos em Provérbios 17:19; 13:13; 20:30; 2 Tessalonicenses 1:6
 
Mas, para aqueles que por Ele são corrigidos e aceitam tais correções, tendo em si, contristados e quebrantados os seus corações, que outrora estavam duros e rebeldes, totalmente alongados da Palavra do seu Deus e que retornam ao caminho ou prosseguem pelo caminho que lhes fora proposto, o da abundante vida em Cristo.
Provérbios 1:23; 10:17
 
Deus tem suas compensações, suas bençãos de peso eterno, dirigindo novamente os seus corações de encontro a Ele mesmo, ensinando-os a desfrutar da verdadeira vida, a vida abundante que a todos seus Ele promete e tem prometido.
 
Toda correção em nós, estabelecida e controlada por Deus, trará a sanidade espiritual da qual realmente necessitamos, nos tornado totalmente dependente d'Ele em toda e qualquer situação que enfrentamos e venhamos a enfrentar futuramente.
Por que agora O conhecemos de não por d'Ele ouvirmos falar, mas de com Ele verdadeiramente agora andar. Jó 42:5
 
Pensemos nisto, e sejamos diligentes e pragmáticos em todo o tempo que se chama Hoje.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Cristo Jesus.
 
Pr. Elio Loiola.