" DEVEMOS SER OBEDIENTES EM TODAS AS COISAS PARA COM DEUS "

12/09/2013 08:28

Animais e seus direitos

Uma das questões mais complexas da sociedade moderna é o impacto das satisfação das necessidades humanas sobre os animais e seu habitat. 

A Bíblia teria algo a nos ensinar e até mesmo nos exortar em relação a este assunto frequentemente polêmico? 

Um princípio estabelecido pelas Escrituras é afirmar que, de fato, os animais possuem certos direitos estabelecidos por Deus.

Por exemplo, O Senhor vê o zelo e a preocupação com o animal como retidão, enquanto que a crueldade com os animais é perversidade   " O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. " ( Prov. 12:10 ). 

A questão é que os animais tem direito de serem tratados com sabedoria e gentileza, e não crueldade. 

Deus presta atenção em como tratamos os animais. 

Além disso, é verdade que Deus concedu aos seres humanos o poder para governar e dominar o resto da criação ( Gênesis 1:26 ),

onde se incluem todas as demais criaturas. 

A sabedoria, ou o temor do Senhor ( Prov. 1:7 - " O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." ), sugere que tratemos os animais como o Criador os trataria. 

Sabemos que Deus tem todo interesse na preservação das espécies ( Gen. 7:1-5,23,24; 8:1,17; Lucas 12:6 ) e preocupa-se com o bem estar de animais rurais e de carga.

Gênesis 7:

1- DEPOIS disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 - De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.

3 - Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

5 - E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara.

 

23 - Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

 

24 - E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

Gênesis 8:

1 - E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.

 

17 - Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.

Lucas 12:

 

6 - Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.

 

Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro" ( Exôdo 23:12);

Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los (Deuter. 22:4 ).

E creio que pelo mesmo princípio,  está implícito que os animais tidos como domésticos são alvos dos mesmos direitos. 

Sabemos ainda, conforme nos revela a Bíblia que haverá juízo para com aqueles que destroem a terra ( Apocalipse 11:18 ), independente de seus motivos, pois se analisarmos que ao pecarmos e vivermos em pecado,sem nos arrependermos verdadeiramente, estamos setenciando nossa alma e nosso espírito à morte eterna. 

Da mesma forma condenamos à morte, a  flora e a faúna, quando destruímos a terra, devido a ganância e a ambição desenfreada ( obstinada ), desencadeando assim sobre a humanidade, a ira de Deus que é manifesta por meio da natureza, da qual Ele criou e controla condizente com sua  soberana autoridade.