DÍZIMOS POR OBRIGAÇÃO E GANÂNCIA OU DOAÇÃO ( CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA ) POR GRATIDÃO E AMOR ?

01/04/2019 09:44
PENSANDO NAS COISAS DO ALTO...
 
 
 
DÍZIMOS POR OBRIGAÇÃO, GANÂNCIA E ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO ILÍCITO OU DOAÇÃO POR AMOR E GRATIDÃO AO PRÓXIMO ? 
 
 
 
A denominações que arrecadam dízimos e ofertas de seus membros. Porém, não atentam para as necessidades básicas e primárias dos mesmos, como também de seus irmãos de outras denominações, e até mesmo de outras religiões e ou aqueles sem religião, estariam, conforme as Escrituras, servindo realmente ao Senhor, ou porventura, somente aos seus lideres em seus interesses próprios e gananciosos.
 
 
 
À luz das Escrituras o que podemos discernir?
 
 
 
Creio que é só examinar na fonte de toda a verdade da qual devemos seguir para constatar irrefutavelmente.
 
 
 
Vejamos o que o apóstolo Tiago tem a nós ensinar.
 
 
 
Tiago 2: 14. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15. E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17. Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. 20. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 21. Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22. Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 25. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? 26. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
 
 
 
O que o apóstolo Paulo também tem a nos ensinar, principalmente por ser ele, o apóstolo levantado por Cristo para ensinar aos gentios, ou seja, a nós não judeus.
 
 
 
2 Coríntios 9: 1. QUANTO à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; 2. Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. 3. Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, 4. A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória. 5. Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza. 6. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; 9. Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 10. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 11. Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus. 12. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. 13. Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos; 14. E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há. 15. Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável.
 
 
 
E agora, o próprio Jesus Cristo nos ensina assim.
 
 
 
Mateus 25: 31. E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35. Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36. Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. 37. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? 38. E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? 39. E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40. E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43. Sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45. Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
 
 
 
A negligência em seguir ensinos fora do contexto bíblico, por não examinar as Escrituras, desprezando assim, um outro ensino de Jesus. Poderá levar a muitos para o lugar que foi reservado primeiramente e tão somente para o diabo e seus demônios.
 
 
Pois Jesus Cristo nos exorta assim:
 
 
Marcos 12: 24. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
 
 
 
Independente de se tratar de outro assunto, o princípio é para todos os contextos que a Bíblia aborda relativo à nossa vida nesse mundo.
 
 
 
Concluindo, fique com a verdade absoluta de Deus por mais loucura aparente ser, do que com as verdades subjetivas dos homens por mais naturais e "sábias" aparentem ser.
 
 
Pr. Élio Loiola
Comunidade & Ministério Só em Cristo Há Vida