“ EM TODAS AS COISAS PRECISAMOS SER ENSINADOS PARA QUE POSSAMOS VENCER AS BATALHAS A SEREM POR NÓS TRAVADAS NESTA VIDA TERRENA, PRESERVANDO ASSIM A ETERNA. “ - Parte 1

27/06/2016 10:14

Curso para noivos - Parte 1

__________________________________

Gn 2:18 - Lemos no capítulo 1 que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pela primeira vez constatamos algo que "não era bom'. Realmente não é bom que o homem fique sozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele. "idônea", ou, " aquela que lhe corresponde ou " que está como diante dele ". Existem situações em que pessoas ficam sós. O ideal da criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido.

Gn 2:24 - Há três princípios sobre matrimônio neste texto:

1- Deixar pai e mãe: Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar!

 Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.

 O casal aprende a resolver todos os seus problema por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe".

 Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ou problema. Ele (ou ela) procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá ? Se for realmente sábia, dirá - "não me conte nada ! volte para seu lar ! resolvam vocês mesmos!".

 

2- Une-se à sua mulher (união - O fator "UM"): tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmente é mais comum que MULHERES focalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem que aprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seus pensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.

 

3- Tornando-se os dois uma só carne: ambos uma só pessoa, na matemática de Deus 1 + 1 = 1. É uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas.

 Há um erro que as pessoas fazem ao dizer - "caso-me com fulano; dou 50% de minha vida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dá só metade, a quem darão a outra metade ? E na matemática de Deus, duas metades somadas resultarão num casamento pela metade.

O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa;

A mulher inteira (100%) doada à seu marido;

Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais!

 

 Gn 2:25 - estavam nus e não se envergonhavam ! Há 2 sentidos para "estar nu":

Físico: corpo, sexo, contato íntimo, carícias, etc - esta parte é objeto de um estudo especial a respeito. Sobre a benção do sexo, do íntimo contato matrimonial .

Mental: conversa, relacionamento humano, sem segredo, sem barreiras! 

 Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro. Relacionamento saudável! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdade de expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar!

 Perante o cônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. A mulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido. O homem conhece cada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável.

 Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-se neuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados. Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir o coração, falar tudo, ser compreendido! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.

 

O Amor

Perguntas:

1. Como desenvolver o amor entre um casal?

2. O amor "apaixonado" de namorados continua na vida conjugal?

3- Os anos de casamento fazem o amor crescer ou diminuir?

Essas são as mais graves e importantes perguntas para um casal. Pois nelas se encerra toda nossa vida. O casamento depende do amor: nasce no amor, vive do amor, e sem amor o casamento acaba.