" EM TODO O ÂMBITO DE NOSSA VIDA, ONDE A COMPETIÇÃO FOR INCITADA, HAVERÁ DANOS PARA AMBOS OS LADOS QUE SE COLOCAM A COMPETIR, NO MATRIMÔNIO ENTÃO, A PERCA PODE SER TRÁGICA E ETERNA NO CONTEXTO ESPIRITUAL. "

23/04/2018 11:46
 O CASAMENTO NÃO É UMA COMPETIÇÃO!  
 
 
“ Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” – Efésios 5:33. 
 
 
Talvez muitas pessoas saibam – mas fazem de conta que não sabem – que o casamento (e não “casamentos”) é criação de Deus e perfeito em si mesmo. Sim ! Porque tudo o que Deus faz é perfeito. Em Eclesiastes 3:11 encontramos “Tudo fez Deus formoso em seu tempo”, portanto, Ele nunca erra. Os humanos é que se põem a praticar atos sem a devida anuência do Senhor e depois são apanhados em suas próprias cobiças.
 
O Senhor ao colocar o primeiro homem no Éden deu-lhe uma enorme responsabilidade. Nada mais, nada menos do que cuidar de toda a criação. Nos capítulos 1 e 2 de Gênesis constatamos tal argumento. Talvez você se questione, por que tão grande responsabilidade ?
 
Bem, dentre elas, destaca-se a missão de dar nome a todos os animais. Já se perguntou por que tal bicho tem o nome que tem? Exatamente – responsabilidade de Adão !
 
Nessa atribuição dada a Adão, Deus percebeu que ele começou a sentir solidão, pois entre os animais, não havia uma companheira que lhe fosse idônea. Afinal, Adão era o único exemplar humano sobre a face da terra. Genesis 2:20.
 
Adão, possuía uma enorme missão em suas mãos, mas não desfrutava de uma ajudadora ou companheira que o ajudasse. Então disse Deus: “NÃO é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”- Gênesis 2:18. Eu creio que nesse momento, Deus havia contemplado o coração do homem, e deu em resposta; A MULHER ! Uma companheira que o auxiliasse. (Não competidora, mas cooperadora).
 
Eis aí algo importante a se destacar: O COMPANHEIRISMO !
 
A família foi criada por Deus para que – entre outras coisas – um ajude o outro.
 
Bem, a expressão usada por Deus como “auxiliadora idônea” é muito significativa. O termo hebraico usado para definir “auxiliadora” é “ezer” que significa:
 
– “alguém que está junto” – “alguém que está ao lado de” – “alguém sempre pronto para ajudar”.
 
Já a palavra “idônea”, no hebraico é “neged” – de difícil tradução, porém aponta para um sentido de:
 
– “corresponde a”- “apropriado para”.
 
Observe, então, o que Deus quis dizer com “auxiliadora idônea” – Alguém igual, que está ao seu lado para ajudá-lo. Isto foi estabelecido por Deus e nem o “ diabo ” muda, muito embora ele tenha esfacelado muitas famílias introduzindo “competição” em lugar do “companheirismo” – infelizmente. O companheirismo deve ser algo inseparável no casamento. Um não sobrevive e desfruta do plano de Deus na totalidade sem o outro !
 
(Nossa proposta não se trata de um posicionamento sobre a opção de cada um a respeito de “casamentos” e porque motivos tomaram as decisões que tomaram, quando é o caso de pessoas que não se encontram mais no primeiro casamento, mas sim, pregar a Palavra de Deus e o que ela diz a respeito de família para que cada um analise e tenha de modo bem convicto seu posicionamento a respeito. I João 3:20.)