" ESTAREMOS PERFEITOS, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE RECONHECERMOS QUE CRISTO É PERFEITO PARA NOS SALVAR E GUIAR À ETERNIDADE RECEBENDO-O EM NOSSA VIDA. "

15/05/2015 06:44
Perfeccionismo
O perfeccionismo consiste na crença de que não se pode errar e que sempre se deve alcançar a perfeição. Uma pessoa perfeccionista considera inaceitável qualquer coisa que não seja perfeita, organizada e sistemática, podendo dar origem, inclusive, a um Transtorno 
Obsessivo-Compulsivo (TOC). 
 
Indivíduos que possuem traços perfeccionistas têm a tendência a imporem a si mesmos a perfeição como meta em todos os aspectos de suas vidas, ocasionando expectativas irreais para si mesmos, especialmente pelo fato dessas expectativas, na realidade, não passarem de algo verdadeiramente ilusório.
 
Geralmente, o perfeccionista tem sua raiz na família. 
 
Pais autoritários, exigentes excessivamente, críticos e difíceis de serem agradados, muitas vezes, transferem essas características aos seus filhos, sem assim perceber. Outras vezes, o que ocorre é a presença de um sistema de “negociação”, por intermédio de situações do tipo: 
 
“Se você se comportar, eu compro um sorvete para você” ou “Se você for bem na escola, eu lhe darei uma bicicleta” ou ainda “Se você parar de usar drogas, eu…”. Diante disto, os pais são, nestes casos, incapazes de validar e aprovar a conduta dos seus filhos, mesmo quando estes cometem erros, algo fundamental para que todo ser humano possa desenvolver uma imagem própria.
 
Segundo estudos, o perfeccionista compulsivo atua impulsionado pela motivação negativa interna, evitando a desaprovação, rejeição e crítica negativa, se remetendo a lembranças do tratamento que recebera dos seus pais. Entretanto, na realidade, o que ocorre é que “A auto-exigência desproporcional não leva à excelência e nem à perfeição”.
 
CARACTERÍSTICAS DO PERFECCIONISTA
 
Insatisfação pessoal – desaprova tudo o que faz, sendo severamente crítico consigo mesmo e com os outros, focando somente nos erros. 
 
Desta forma, sofre bastante com o medo de errar.
 
Funcionamento lento – funciona lentamente, pois, devido à sua insegurança, sente a necessidade de rever tudo o que fez.
 
Metas ilógicas – possui metas racionalmente impossíveis de serem atingidas e estabelece prazos impossíveis de serem cumpridos, gerando, 
como resultado, a frustração (ex: perder vinte quilos em um único mês).
 
Negativismo – é negativo em sua maneira de pensar e rígido em sua maneira de fazer as coisas, tendo um pensamento polarizado, ou seja, acredita que só existem duas escolhas: bom ou ruim, lindo ou feio, perfeito ou imperfeito. Deprime-se quando ocorrem mudanças em sua vida.
 
ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA SAIR DO DESCONFORTO GERADO PELO PERFECCIONISMO
 
Aceitar-se como é – desta forma, começa a trabalhar e fazer o necessário para conseguir um caráter maduro e equilibrado.
 
Já que o tempo não para, não parar no tempo – dar-se permissão para errar sem se castigar física ou mentalmente.
 
Não ter o erro como inimigo – lembrar que cometer novos erros é edificar-se diante do futuro.
 
Não permitir que os pensamentos negativos sejam alimentados – esses pensamentos, quando aflorados, boicotam toda a possibilidade de sucesso.
 
Não se comprometer com expectativas alheias – buscar não se permitir a ter pensamentos do tipo “Eu deveria…” e  “Seria melhor se…”.
 
Auto-vigilância – praticar a excelência, que não é, obrigatoriamente, a perfeição. Desta forma, se criará habilidades para a busca por melhorar-se continuamente.
" Conscientizar-se de que somos imperfeitos, porém, a partir do momento em que aceitamos a Cristo em nossas vidas, seu perdão nos refrigera, nos redime e nos conduz há um caminho perfeito, mesmo que nós sejamos imperfeitos."
A graça do Senhor em nossas vidas nos basta e nos aperfeiçoa eternamente!