" FRUTIFICAR EM DEUS E PARA DEUS "

28/10/2016 11:00
" Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. "
Gálatas 5.22
 
A PALAVRA DE DEUS É DIGNA DE TODO O CRÉDITO, POIS DEUS É SEMPRE FIEL.
PARA COM A SUA PROMESSA MANIFESTADA PELA SUA PALAVRA.
 
 
A Bíblia é explicita em declarar que:
 
Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus, que andam pelo Espírito e não mais pela carne.
 
As características que identificam esta afirmativa da Bíblia e que deverá estar presente nos crentes que declaram ser de Cristo e crer n'Ele verdadeiramente, é o fruto do Espírito.
 
Fruto este que é diversificado, atuando em cada área especifica de nosso ser interior.
 
Assim como uma árvore ao ser plantada, gera naquele que a plantou a expectativa de dela colher seu fruto, assim é em relação Àquele que em nós semeia a Sua Palavra e derrama do Seu Espírito.
 
Vemos que Deus quer ver nestes, este fruto crescendo e se multiplicando a cada dia, cada vez mais, pois só assim, poderão atender as expectativas d'Ele em relação a eles.
 
Todo cristão precisa buscar ter em sua vida este fruto, diversificado nestas virtudes citadas no versículo em questão.
 
Pois eles, o fruto do Espírito demonstram o nosso estilo de vida, agora dirigido por Deus, por meio de Seu Espírito que passa a habitar no crente, e dando a Ele toda a liberdade para produzir este fruto, com estas virtudes, destruindo assim, todas as desvirtudes que outrora os dominavam. Todas as obras da carne. pois na realidade, todas as obras dos homens sem o fruto do Espírito, sem a direção do Espírito não passam de trapos imundos, diante de Deus. Por este motivo, somos salvos pela graça e nunca pelas obras, as nossas obras para este fim.
 
Quais são as virtude deste fruto em sua funcionalidade, na sua praticidade?
 
Amor (  gr. Ágape ) - A busca do bem estar de outros incondicionalmente, sem nunca olhar a quem, sem nunca buscar por este amor obter a realização de interesses próprios em qualquer área de sua vida. 1 Coríntios 13
 
Gozo ( gr. chara ) - Contentamento e alegria e satisfação plenos em Deus e em seu modo de prover tudo ao homem, em seu tempo, modo e propósito, de caráter eterno e não passageiro.
A Sua Graça nos basta e nos bastará sempre. 2 Coríntios 2:10
 
Paz (gr.  eirene ) -  A quietude, a tranquilidade na mente e no coração, onde seu espírito está alinhado com O Espírito de Deus, que o consola e o convence de que tudo está bem entre ele e Deus, e que tudo está, assim, sob o Seu controle. Filipenses 4:7
 
Longanimidade ( gr. makrotumia ) - Perseverar pacientemente, sem irar-se ou desesperar-se por qualquer circunstância que venha sobre ele. Efésios 4:2
 
Benignidade ( gr. chrestotes ) - Não ofender a ninguém levianamente, nem criar raízes de amargura, de mágoas em ninguém causando-lhes dores, tanto físicas como também psicológicas e emocionais. Efésios 4:32
 
Bondade ( gr. agathosune ) - Zelo pela verdade e retidão, repulsa ao mal, sendo expressada por atos de bondade para com o seu próximo - Lucas 7:37-50, ou na repreensão ou na correção do mal dos mesmos Mateus 21: 12,13. 
 
Fé ( gr. pistis ) - Lealdade e fidelidade constante e comprometimento perseverante com aquele do qual assumimos um compromisso, honestidade Tito 2:10
 
Mansidão ( gr. prautes ) -  Moderação, associada à força e à coragem, demonstrada por alguém que pode irar-se com equidade sempre que isto for necessário, e submeter-se quando isto também for necessário. 2 Timóteo 2:25,  Pedro 3:15.
 
Temperança ( gr. egkrateia ) -  O controle ou domínio sobre os nossos próprios desejos e paixões, incluindo a fidelidade aos votos conjugais. também para com a pureza de nosso coração.
 
Todo o crente que praticar, exercer e multiplicar deste fruto, nunca será limitado por ninguém, pois contra esta prática não há lei, não há condenação, pelo contrário, a plena aprovação e satisfação de Deus em relação aos que de fato praticam, de fato frutificam e multiplicam deste fruto, destas virtudes. 1 Coríntios 7:9
 
E então, ao nos examinarmos, à luz da Palavra de Deus, e na supervisão do Espírito Santo, é possível encontrar em nós, este fruto, estas virtudes produzidas por este fruto. alguns pelo menos, independente do constatado, precisamos multiplicá-los, precisamos gerá-los, completa-los, para que possamos realmente sermos úteis a Deus e para o seu Reino eterno.
 
Sendo assim, vamos frutificar no Espírito, com O Espírito e para O Espírito, alinhado e conectado ao nosso espírito.
 
A decisão é nossa, e de mais ninguém.
 
Quem tem ouvidos ouça, e que possam assim em tempo se arrepender e retornar a Deus e pelos seus caminhos novamente andar.
 
Pensemos nisto com muita diligência e sinceridade, para que não venhamos a ser surpreendidos quando tudo enfim se realizar, como predito e revelado já foi a nós.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola