" JOVENS DILIGENTES CONHECENDO AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER QUE É VERDADEIRAMENTE DIRIGIDO PELO ESPÍRITO SANTO " - Parte 7

23/02/2012 10:29

 

CARACTERÍSTICAS DE UM LIDER QUE É VERDADEIRAMENTE DIRIGIDO POR DEUS - Parte 7
 
O Líder
 
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vista ao reto ordenamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," Ef. 4:11-13
 
A) Qual o Alvo do Líder?
 
O mesmo dos pastores (Ef4:12-13):  o reto ordenamento dos santos , para o desempenho do seu ministério, a edificação do corpo de Cristo.
 
B) Qual a Função do Líder?
 
O alvo do líder é que determina sua função. Edificar o corpo de Cristo é ministério de TODO discípulo. A função do líder é ordenar corretamente os discípulos para que desempenhem seu ministério.
 
C) O Líder é um Cooperador
 
Em Jo 15:1-5 vemos que Cristo é a videira, o Pai é o agricultor, nós somos apenas ramos. Não podemos querer ser o agricultor.
 
O líder é um cooperador da obra. A obra é de Deus, a lavoura é de Deus, o edifício é de Deus. Nós apenas cooperamos ( operamos junto ), sem Ele nada podemos fazer.                    ( João 15:5)
 
O líder não é um pregador, uma pessoa com oratória e palavras eloqüentes. O líder deve apenas “harmonizar” os discípulos para que o Senhor faça a obra. Deve ser intenso na supervisão dos vínculos de discipulado.
 
D) O Líder como Exemplo
 
O exemplo é a melhor escola e nesta escola temos dois princípios:
 
O mestre deve ser e fazer tudo o que ele quer que o discípulo seja e faça.
 
O discípulo deve ter disposição de ser e fazer como o mestre.
 
O ensino que temos que transmitir não consiste em regras ou preceitos, mas sim uma pessoa: Jesus Cristo, o filho de Deus. Transmitimos Jesus quando Ele pode ser visto em nosso agir falar e pensar.
 
Assim podemos dizer como Paulo : “sede meus imitadores como eu sou de Cristo” (1Co11:1)
 
Ou seja, não adianta falar e incentivar os irmão a proclamar a palavra, evangelizar, sair as ruas, serem pontuais, freqüentes, fervorosos, participativos, etc. Temos que fazer junto com eles, temos que ser o exemplo deles em todas estas áreas.
 
E) A Estratégia do Líder
 
Aqui vemos a importância de ter uma visão clara. A visão que alguém tem é que determina sua estratégia. A estratégia sempre é fruto da visão.
 
Quando falamos de visão estamos falando do Propósito Eterno de Deus : “ter uma grande família de muitos filhos semelhantes a Jesus”.  E quando falamos de estratégia estamos falando de “como alcançar este propósito”.
 
De forma muito resumida e prática, o líder deve se relacionar com seu discipulador e companheiro formando juntas bem ligadas e ajustadas, conforme Ef4:16. Este relacionamento deverá produzir crescimento, ajuda mútua, perseverança no Senhor, comunhão, sacerdócio, proclamação, fruto e  ministério de discipulado.
 
Esta experiência que o líder tem é que deve ser comunicada a seu grupo de discípulos, de modo que se relacionem uns com os outros produzindo as mesmas coisas sob a  supervisão adequada do líder.
 
Esta é a função principal do líder. Isto é mais do que conduzir reuniões, é formar corpo. 
 
Se o líder ordenar os discípulos desta maneira, poderá ficar “tranqüilo”, as reuniões serão uma benção, participativas, dinâmicas, com ação nas ruas e o corpo de Cristo se edificará.
 
Mas lembremos sempre que é o Espírito Santo que faz o corpo funcionar
(1Co12:12-14 , 25-27)
 
F) Trabalhando com o Auxiliar
 
O líder deve olhar para TODOS os irmão do grupo como sendo líderes em potencial. Nem sempre verá neles as características desejadas, estas serão formadas a seu tempo de acordo com o que falamos acima. Olhe como Jesus olhou para Pedro, um rude pescador, sem cultura, estabanado e impulsivo, mas com o coração no Senhor. Em pouco mais de três anos o Espírito o transformou num dos líderes da Igreja original.
 
O auxiliar é o próximo líder. É o discípulo que está mais próximo de ser líder.
 
O líder deve trabalhar com ele “trazendo-o mais para perto”, fazendo a obra junto, dando tarefas, permitindo que ele ministre na sua presença, exortando, ajudando e ensinando de forma a suprir aquilo que falta para que ele seja líder. O Auxiliar não é um suplente, ele está em treinamento.
 
Lembramos novamente que sua principal função não é conduzir reuniões (embora deva ser formado nisso também) e sim formar corpo, mobilizando e supervisionando outros discípulos para que façam o que ele faz.
 
Com o crescimento, o grupo se ramificará. O auxiliar será o líder de um dos ramos e deverá identificar entre seus discípulos um que seja seu auxiliar.
 
G) Conduzindo Reuniões
 
Sabemos que isso não é o mais importante, mas tem o seu lugar. Uma vez por semana o líder estará reunido com seus discípulos no grupo caseiro e deverá cuidar para que os objetivos propostos para o grupo sejam atingidos. Aí vão algumas recomendações práticas:
 
O líder e o auxiliar e as respectivas esposas devem estar no local da reunião meia hora ( 30 minutos ) antes do horário marcado, para orar e buscar o Senhor criando um ambiente favorável a operação do Espírito Santo.
Ser espontâneo e simples. Está na presença de irmãos simples e não de oradores ou  teólogos.
 
Todo ensino deve se manter na simplicidade para que todos compreendam.
Simplicidade não significa superficialidade. O líder deve orar, buscar o Senhor, receber dele a palavra, meditar nela, recebê-la em seu coração e depois dividi-la com o grupo com graça.
 
As palavras mais profundas de Jesus foram ensinamentos simples : “amai-vos uns aos outros...”, “ide, fazei discípulos”, “eu sou o caminho, e a verdade e a vida”, etc
Enquanto ministra estimular a participação de todos (inclusive crianças), fazendo perguntas, conferindo se estão atentos, isso com sabedoria.
 
Estar sensível ao Espírito Santo. Enquanto os irmão oram , discernir o que Deus quer.
Saber aproveitar bem o tempo. Temos duas horas que podem ser bem aproveitadas. Podemos ter em uma mesma reunião oração, adoração, confissão de pecados, compartilhar, ensino específico e comunhão se não perdermos tempo com o que não interessa.
 
Não passar a imagem de super-homem, perfeito e impecável. O líder também é um discípulo que tem falhas e precisa de cuidados e seus discípulos devem saber disso. 
Se ofender alguém, se errar, se atrasar,  peça perdão, não exite.
 
O líder deve estar atento aos que falam muito e aos que falam pouco.
A família do líder deve participar com ele sendo exemplo.
Não atrasar para iniciar e terminar a reunião.
Ter dia, horário e local definidos para a reunião, evitando alteração ou cancelamento.