" MELHOR É AJUDAR DO QUE CONDENAR "

25/11/2016 08:25
 " Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. "    Romanos 14.4
_________________________________________________________________________________________
 
Por meio deste versículo, assim como por outros que estão registrados nas escrituras Sagradas, somos enfaticamente exortados a não julgar aos outros, no sentido condenatório da questão.
 
Mateus 7
 
Não Julguem os Outros
 
1 -  NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
 
2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
 
3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
 
4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
 
5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
 
Não temos autoridade para isto, pois somos todos pecadores diante de Deus, estávamos todos destituídos da glória de Deus, da Sua Santa Presença.  
 
Romanos 3
 
Ninguém é Justo
 
9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
 
10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
 
11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
 
12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
 
Somos remidos destes pecados por Cristo, conforme a Vontade do Pai celestial que se propôs por amor a toda a humanidade realizar este maravilhoso feito.
 
 Justificação pela Fé
 
Romanos 3
21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
 
23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
 
24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
 
25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
 
26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
 
Muitos julgam a outros pela aparência externa, por não se enquadrarem ao seu conceito em relação à forma de como deveriam se comportar, agir e reagir para com o chamado de Deus e seu propósito.
 
Precisamos nos conscientizar de que Deus em sua multiforme graça, trabalha na vida de todos, porém de formas diferentes, pois excluindo a questão da salvação que é comum a todos, estando disponível para todos os que creem e a aceitam, os chamados individuais em relação ao processo dispensado para isto e enquanto isto ocorre é diferenciado, pois só O Senhor pode nos dirigir e nos ensinar como e onde seremos de fato útil.
 
 Efésios 4
11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
 
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
 
13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
 
14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
 
Deus, e só Deus conhece de fato a sua criação, só Deus pode e faz isto, que é sondar o coração do homem, discernindo os seus pensamentos e as suas atitudes relativo às verdadeiras motivações implícitas nelas.
 
 1 Samuel 16
6 - Quando chegaram, Samuel olhou para Eliabe e pensou: "Certamente este é o homem que o Senhor escolheu!"
 
7 - Mas o Senhor disse a Samuel: "Não julgue um homem pelo seu rosto ou sua altura, pois não é este o escolhido. Eu não tomo decisões como você. Os homens julgam pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do homem".
 
 Quando julgamos ao nosso próximo, sem este conhecimento de causa, onde pensamos eles estarem caídos diante de Deus, podemos estar completamente enganados, e na realidade em concordância com a Palavra de Deus, quem está caído de fato são aqueles que em confronto com a doutrina de Cristo estão a julgar seus irmãos, se colocando na posição inerente somente a Deus, O Justo Juiz, O Único com competência e capacidade exclusiva para julgar a todos.
 
Aviso contra Julgando Outros
 
Tiago 4
11 - Não se critiquem nem falem mal uns dos outros, queridos irmãos. Se vocês fizerem isso, estarão lutando contra a lei de Deus que ordena amarem-se uns aos outros, e dizendo que ela está errada. Mas o que vocês têm a fazer não é resolver se esta lei está certa ou errada, e sim obedecê-la.
 
12 - Só aquele que fez a lei é que pode julgar corretamente entre nós. Só Ele decide salvar-nos ou destruir-nos. Portanto, que direito têm vocês de julgar ou criticar os outros?
 
Á nós compete anunciar a Boa Nova da salvação em Cristo Jesus e orar intercedendo diante de Deus por todos, com a Ajuda e no Poder do Espírito Santo.      Marcos 16:15
 
Para que assim, possamos cumprir nossa missão aqui neste mundo, tanto em relação ao nosso próximo, quanto a nós mesmos.
Para que sejamos e permaneçamos de fato na posição em que Deus tem nos colocados por meio da Obra redentora efetuada e consumada por Cristo à nosso favor para toda a eternidade.
Creio podermos julgar ao nosso próximo, somente no sentido de nos preservar em relação a nossa fé, e na defesa da fé de nossos irmãos, tão somente para disciplinar, ensinar, exortar, aconselhar, e tudo isto regado com muito amor e sabedoria, com a intenção de que assim, venha a preservar a sua alma de uma condenação eterna.
 
Judas 1
O Perigo dos Falsos Mestres
 
3 - Meus amigos muito queridos, eu estive planejando escrever-lhes alguns pensamentos a respeito da salvação que Deus nos deu, porém agora vejo que em vez disso devo escrever-lhes duma outra coisa, instando com vocês para que defendam bravamente a verdade que Deus, uma vez por todas, entregou ao seu povo para conservar sem mudança através dos anos.
 
4 - Digo isto porque alguns mestres ímpios infiltraram-se entre vocês, dizendo que depois que nos tornamos cristãos podemos andar como quisermos, sem medo do castigo de Deus. O destino de tais pessoas já foi escrito há muito tempo, pois elas se voltaram contra o nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo.
 
5 - Para eles a minha resposta é esta: lembrem-se deste fato - que vocês já conhecem - que o Senhor salvou da terra do Egito uma nação inteira de pessoas e depois matou cada uma delas que não confiou nele e não Lhe obedeceu.
 
 Mas nunca, com a motivação condenatória, pois isto, como já dito antes, pertence somente a Deus.
O Justo, Eterno e Único Juiz.
 
Pois como homens limitados que somos, caímos, mas Deus é quem pode nos levantar.
 
Salmo 37
24 - O homem bom pode cair, mas não cairá para sempre. O Senhor segura a sua mão e o ajuda a levantar-se.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola
  
Comunidade Só em Cristo Há Vida