" NECESSÁRIO É QUE NOS EXAMINEMOS CONTINUAMENTE EM RELAÇÃO ÀS NOSSAS ATITUDES DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS, E NÃO, COMO COSTUMEIRAMENTE FAZEMOS, O DE EXAMINAR PARA JULGAR E CONDENAR AO NOSSO PRÓXIMO. " - DOMINGO

09/10/2016 10:07
AUTO EXAME PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM                                 
 
" Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? "     Romanos 2.4
 
____________________________________________________________
No contexto deste versículo, aprendemos algo muito importante, também ensinado em outras passagens bíblicas que tratam do mesmo assunto.
 
Uma destas lições é a de julgarmos aos outros em seus pecados, e nunca ou quase nunca, fazermos uma auto crítica, em relação aos nossos pecados, que geralmente são os mesmos  ou quando não até piores do que aqueles que nos horrorizamos, julgamos e condenamos aos outros.
 
O texto nos ensina que todos nós de fato pecamos contra Deus, e que Deus demonstra sua benignidade, sua paciência e misericórdia para conosco, para com todos os homens em geral.
 
Para que venhamos a nos arrepender destes pecados, e assim, passemos a buscar em Deus a santificação diária, conscientes de que a partir deste momento somos salvos e perdoados dos pecados outrora cometidos por nós.
 
Devido à nossa natureza caída, geralmente é mais fácil e comodo olharmos e julgarmos os erros dos outros e nunca os nossos.
 
É fácil também abusarmos da bondade e paciência de Deus, querendo de alguma forma, encontrar respaldo para a continuidade de nossos erros, nossos pecados, julgando e condenando os erros de outros.
 
Ou seja, temos o costume de pensar que para Deus a diferença de pecados, e que por isto nem todos serão por Ele condenados.
 
Um exemplo para que possamos compreender realmente esta questão.
 
Julgamos e condenamos aos que roubam, porém, não julgamos e condenamos as mentiras que muitas vezes muitos de nós, cristãos, se utilizam para algum benefício próprio ou até mesmo de outro.
 
O fato é que, tudo o que está contrário aos princípios de Deus, ao que é padronizado por Sua Palavra, independente do nosso relativismo, é e continua sendo pecado diante de Deus e seremos por isto julgados e condenados. 
 
No contexto do pecado, tanto os ladrões, como os mentirosos terão o mesmo destino, o mesmo fim, a perdição eterna.
 
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Romanos 13.13
 
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5.19,20,21
Romanos 2: 1 - 16
 
Pensemos nisto com muita diligência e sinceridade, para que não venhamos a ser surpreendidos quando tudo enfim se realizar, como predito e revelado já foi a nós.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola