" NINGUÉM PODE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA, SEM ANTES DECIDIR SE DESFAZER DE SUA BAGAGEM ADQUIRIDA DO MUNDO E NO MUNDO, NO DECORRER DE SEU ANTIGO CAMINHO E FILOSOFIA DE VIDA. " - Segunda Feira

21/12/2015 10:26
O QUE SIGNIFICA A PORTA ESTREITA
“Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” 
Mt 7.13,14
Jesus coloca diante de seus ouvintes duas possibilidades: a porta larga e a estreita, o caminho espaçoso e o estreito. Depois dá uma ordem expressa: “Entrai pela porta estreita” e justifica: “Porque... conduz para a vida eterna”, e ainda alerta: “... e são poucos os que acertam com ela”. Destacaremos esses três pontos.
Primeiro, uma ordem de Jesus: Entrai pela porta estreita. A porta estreita exige renúncia. Na porta estreita só entra um de cada vez. A salvação é individual. O pai não pode levar o filho nem a mãe a filha. O marido não pode levar a esposa nem a esposa o seu marido. Segundo, uma promessa de Jesus: a porta estreita e o caminho apertado conduzem para a vida. Embora a porta seja estreita e o caminho apertado, o fim dessa jornada é a vida, a bem-aventurança eterna. Esse caminho conduz ao céu.
Terceiro, um esclarecimento de Jesus: são poucos os que entram por ela. A porta estreita e o caminho apertado não são populares. São poucos os que entram por essa porta e percorrem esse caminho. Essa porta é Jesus e para entrar por ela é preciso arrepender-se e crer. Esse caminho é Jesus. Para percorrê-lo é preciso nascer de novo. Só quem foi alcançado pela graça e transformado pelo poder do evangelho entra por essa porta e percorre esse caminho.
Referência para leitura: João 10.1-9