" O CASTIGO QUE NOS TRAZ A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E, PELAS SUAS PISADURAS, FOMOS SARADOS " - Quinta-Feira

18/04/2012 10:11

 

UM GRITO DE ANGÚSTIA
 
 
Mateus  27:45-50
 
O sol escondeu sua face e o céu escureceu. Dos lábios ressecados do Salvador saiu um grito angustiado: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”. Ele, que era a Luz do Mundo, encontrou-se em total escuridão, do meio dia até às três da tarde. Três horas de trevas que lembravam os três dias de escuridão antes de Deus livrar seu povo da escravidão no Egito (ver Êxodo 10:21-23). Agora era Jesus, sozinho, quem enfrentava três horas de trevas sem Deus para libertar seu povo da noite escura do pecado.
 
No dia em que Jesus foi crucificado, o povo judeu estava se preparando para celebrar a Páscoa, a festa que comemora a libertação da escravidão do povo de Israel no Egito. No mesmo dia, o cordeiro pascal era sacrificado. Naquela sexta-feira, Jesus, “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29), clamou angustiado e entregou seu espírito.
 
Jesus foi abandonado pelo Pai porque o nosso pecado precisava ser punido. Nada pecaminoso pode estar na presença do Santo Deus. Jesus gritou angustiado para expressar que foi abandonado por Deus em nosso favor. 
 
Quando nos sentirmos abandonados na escuridão deste mundo quebrado e pecaminoso, Jesus nos guiará até à luz do Pai.
 
ORE
 
Senhor, nunca iremos compreender adequadamente a tua angústia na cruz. Somos gratos porque tu passaste pelas trevas para que pudéssemos viver na tua luz. Em teu nome, oramos. Amém.
 
PENSE
 
Minha vida na luz só é possível por causa da morte de Cristo nas trevas.