" O JUGO DO MUNDO NOS CONDUZ À MORTE ETERNA, MESMO QUE NÃO APARENTE ISTO, ENQUANTO QUE O JUGO DE CRISTO Á VIDA ABUNDANTE E ETERNA, MESMO QUE ISTO TAMBÉM NÃO NOS SEJA APARENTE AGORA, POIS TUDO É UMA QUESTÃO DE FÉ, A FÉ SALVÍFICA, E NÃO A FICTÍCIA. "
01/03/2017 09:00

DEIXAR O JUGO QUE APRISIONA PELO QUE LIBERTA ETERNAMENTE
" Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:29
O que é um jugo?
Significado de Jugo
s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.
P.ext. Par(es) de boi(s).
1-Figurado. Submissão resultante do uso de força ou da autoridade; opressão: o país está sob o jugo do déspota.
2-Figurado. Relação construída por obediência: ela nunca conseguiu sair do jugo familiar.
Estes dois significados encontrados no dicionário " Dicio" ilustram nitidamente ao que O Senhor Jesus ensina neste versículo e em todo o contexto destes ensinamentos para os seus discípulos da época e também para os posteriores, chegando até nós e se estendendo aos futuros enquanto houver tempo para isto.
Vemos que o jugo é usado para que um par de bois ou outro tipo de animal venham a formar um par, onde ambos por estarem presos por ele, não tem como se desviar, ambos tem que caminhar juntos, em direção ao qual serão e são guiados por seu senhor e dono.
No primeiro significado, vemos, sendo oprimidos e obrigados a realizar os propósitos de seu senhor, independente de seu cansaço aparente e de todas mais circunstâncias adversas.
Podemos com certeza assemelhar este fato àqueles que se encontram aprisionados em seus pecados, sujeitos às suas danosas e fatais consequências, do qual tem como maestro regendo a vida de seus súditos o próprio diabo, que devido ao pecado praticado tem legalidade para exercer tal poder e autoridade sobre aqueles que lhe pertencem, mesmo aqueles que desconhecem este fato pela ignorância, ou pela soberba e arrogância manisfesta por seu orgulho predominante em todos os homens, caídos diante de Deus por seus pecados sem arrependimento.
Já no segundo significado, vemos a figura de Cristo, que com amor e misericórdia por estas vidas aprisionadas em seus pecados, reconhecendo neles o cansaço, o desespero e o desanimo em relação à impossibilidade em se libertar, oferece a estes o seu jugo, porém este convite demonstra que deve haver a voluntariedade espontânea daquele que se sujeita em colocá-lo, da mesma forma como fora e é oferecido ao proponente.
E isto é pelo fato de que ao colocarmos o jugo proposto por Cristo a nós, vamos então andar com Ele, lado a lado, onde Ele nos guiará, ensinando o caminho pelo qual devemos caminhar.
Isto também é feito em relação aos animais, pois geralmente se coloca um mais experiente para ensinar um mais novo, um já adestrado é colocado com um ainda não adestrado, onde a seu tempo se adestra e faz uma boa parceria para o trabalho.
Creio eu, ser da mesma forma quando nos submetemos ao jugo de Cristo, Ele nos ensina a andar por este mundo, assim como Ele andou, pelos caminhos que Ele caminhou, para fazer o trabalho que Ele iniciou e a nós delegou dar a continuidade, enquanto Ele não voltar para nos buscar, buscar a todos aqueles que são seus e carregam em si, voluntariamente o seu jugo.
Ele nos ensina a andar em mansidão e humildade, tal qual Ele o É.
E com isto Ele promete nos libertar do jugo que nos oprimia e nos destruía a cada dia, e não o digo em relação ao corpo físico, pois este se corrompe a cada dia, e um dia retornará ao pó, de onde veio.
(Caso Jesus não venha antes nos arrebatar).
Digo sim, a respeito de nossa alma, nosso espírito, onde antes era morto, porém agora em Cristo é ressuscitado n'Ele.
Onde encontra o descanso pela certeza de estar salvo eternamente, sendo eliminada de nossas mentes o sentimento de culpa que nos condenava e exercia opressão sobre nós.
Onde encontramos a certeza de que as aflições deste mundo, já não nos deterá, já não nos desanimará, e nunca mais virá a nos destruir, pois Cristo, que isto a nós prometeu, cumprirá sua promessa, tão somente se seu jugo continuar a perseverar voluntariamente sobre nós.
Pensemos nisto, enquanto ainda há tempo!
Amados, que possamos ser diligentes e pragmáticos em tudo para com a Palavra de Deus.
Examinemos pois então, as Escrituras, pois é nelas que encontramos o único e verdadeiro caminho para a nossa eterna salvação, não deixemos algo tão valioso como a nossa vida, que é um dom imensurável de Deus a nós, se perder na eternidade, devido a nossa preguiça e negligência espiritual.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17
Leia a Bíblia, colocando em prática os seus ensinos e seja realmente salvo!
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
Pr. Élio Loiola
Comunidade Só em Cristo Há Vida