"O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE:"

31/07/2011 11:53

 A CRIAÇÃO DOS FILHOS NO LAR IV

 

IV. A NATUREZA DOS FILHOS

O que os filhos são por dentro é de extrema importância. Por isso educação de filhos tem por objetivo treinar o coração do filho. Educação de filhos e treinamento de almas. Os filhos só podem reagirem ao que são por dentro. Qualquer educação deve levar em conta a natureza do sujeito que está sendo educado. A falta de considerar isso trará decepção tanto para o educador quanto frustração ao que recebe a educação.

Por que uma criança precisa ser educada? O que é que dificulta a educação dos filhos? Por que os filhos precisam autoridade dos pais? Quais são os objetivos que os pais devem ter para educar bem os seus filhos? Cada filho é igual? As necessidades dos filhos modificam com a idade?

A. A origem da natureza dos filhos

1. Considere a criação original de Deus. Quando Deus criou o mundo é evidente que Ele criou os animais e o homem já com a vida madura. Deus criou Adão já homem, maduro. Por isso ele foi dado as responsabilidade de lavrar e guardar o jardim do Éden (Gên. 2:7,15). Eva foi criada em forma de mulher já crescida para ser a ajudadora idônea para o homem (Gên. 2:18-25), de outra maneira ela não seria tal ajudadora idônea para ele. Por Deus criar a vida adulta primeiro podemos entender então que as crianças precisam de serem cuidados pelos adultos. Deus criou o homem já maduro para não ser desamparado e para amparar o fruto da relação de homem e mulher no lar. Crianças são imaturas e precisam de aprender para poderem viver bem no mundo adulto. Jesus, como criança, submeteu-se aos que representaram a autoridade no seu lar e precisava crescer tanto em sabedoria quanto estatura (Luc 2:51,52; Heb 5:8).

2. O homem tem uma natureza pecaminosa (Gên. 5:3; Rom 5:12, 18). O Adão perdeu a sua inocência e desde então todos que nascem já nascem com a natureza pecaminosa. Por isso as crianças já falam mentiras desde que nasceram (Sal 51:5; 58:3). As mentiras das crianças só têm um objetivo: engrandecer a si mesmo! Os filhos nossos têm o mesmo problema que nós temos: auto suficiência e egoísmo terrível! Satanás, que é o pai da mentira (João 8:44), iniciou pecado com este problema de egoísmo (Ez 28:17; Isa 14:13,14) e este era o problema de Adão (Gên. 3:6) e é também o de todos que já nasceram desde então (Rom 5:12). Quando os adultos querem desculpar o que uma criança diz ou faz pelo ditado !É coisa de criança? eles estão dizendo uma verdade. Educação dos filhos conforme a Palavra de Deus determinará se tal criança continuará fazendo coisas de criança para sempre pelo tempo da sua mocidade e até adulto ou aprenderá deixar as coisas de criança e viver com o alvo certo na vida. Se deixar a tolice do pecado agir, por mais engraçadinho que parece no momento, ela tentará de dobrar todo mundo ao seu redor para lhe servirem tanto quanto Satanás designo no seu coração fazer Deus ser seu servo (Mat. 3:9).

3. Os filhos que não têm educação moral baseada em autoridade serão sempre controlados pela natureza pecaminosa: ou a deles mesmo, ou a de outros. Os filhos precisam aprender auto controle. Pecadores não querem Deus nem o seu controle. Pecadores naturalmente não aprenderão de amar o próximo como a si mesmo. Autoridade dos pais repreenderia esta tolice de pecado para que os filhos tenham esperança (Prov. 29:15; I Sam 3:13). Os pais qualificados melhor para ensinar os filhos de terem auto controle são os pais que já aprenderam a submeterem se à Palavra de Deus e viver por ela. Os pais que ensinam os filhos de controlarem a natureza pecaminosa ensinem os filhos de não ser escravos do pecado (Rom 6:16). Não ensinar os filhos dizer não à sua própria natureza pecaminosa é crueldade à criança e tais pais são culpados de mal tratarem os seus filhos (I Sam 3:13; Ez 33:3-6).

É CRUELDADE NÃO EDUCAR A CRIANÇA

B. O Propósito Certo na Educação da Natureza dos Filhos

Não há todos os pais que tenham alvos já determinados para seus filhos. Alguns têm objetivos mesmo gerais (saúde, boas maneiras, aceitação social) e alguns ficam satisfeitos com talvez um só (emprego bom, casar bem, alegria). Só se tenhamos objetivos podemos programar o necessário para atingi-los e só assim teremos uma esperança maior de obtê-los. Quais são alguns desígnios principais que alguns pais têm para seus filhos?

1. Capacidades Especiais. Para alguns pais sucesso é obtido só se os filhos sabem cantar, dançar, se defender com as artes marciais (judô, caratê, etc.), falar em varias línguas, ser craques em algum esporte, ter sagacidade com negócios financeiras, etc., ou uma variedades de todas estas. Para estes pais é necessário considerar se o número de atividades oferecidos para os filhos é a medida verdadeira de ser um bom pai. Também os filhos precisam analisar se é o número de capacidades desenvolvidas que é a medida verdadeira de uma boa cidadão. O fazer muitas atividades ou o ter muitas capacidades faz que a Bíblia seja melhor obedecida? Virtudes Bíblicas, respeito para autoridade ou amizades de alta qualidades estão formadas pelas atividades para quais os pais levam os filhos e pelas capacidades quais os filhos desenvolvem? O Apostolo Paulo falou mais línguas que os outros (I Cor 14:18) e tinha o talento de eloquência (I Cor 9:19-23) mas isso não fez ele ser o servo de Deus que era (I Cor 2:1-5;15:10).

2. Ajustamento Psicológico. Para outros pais o sucesso na educação de filhos é determinado pelo identidade que o filho tem de si. Nestes filhos estão encorajados a terem auto estima alta, de ser um líder potencial e de ter atitudes positivos, de confiança e de ter uma firme disposição. Reboão tratou firme com a decisões (II Crônicas 10:6-11) mas isso não fez que ele fosse virtuoso. Quais passagens da Escritura Divina apontam estes pais de esforça-lhes aos estes objetivos? Já notou que os filhos que estão animados de tem auto estima bem alto não têm tanto respeito para os outros? Os que estão guiados para serem lideres têm problemas de submeterem à autoridade? Os que estão treinados a serem firmes, positivos e bem confiantes tem problema de honestidade simples e respeito normal pelo próximo? Rom 12:17-21; Luc 6:27-36

3. Salvação ou Religião. Este objetivo parece o melhor de todos pois é para produzir filhos de Deus de todos os nossos filhos. Os pais que têm este desígnio para com seus filhos usam de tudo para que os filhos chegam a orar a Deus procurar a salvação. Eles manipulam os filhos de orarem uma oração padrão de aceitação, coloquem eles em os programas vários da igreja ou estimulam os de ter amizades com crentes exemplares na sociedade para que caraterísticos do bom exemplo tornam de ser parte da personalidade do filho. Em tudo disso, os pais devem ter muito cuidado. A certeza da salvação de uma alma é realmente só entre aquela alma e Deus. Os pais que querem forçar os filhos agirem como crentes para crer que tais filhos são crentes verdadeiros podem até condenar os mesmos filhos para a condenação eterna. Também, mesmo que os filhos são crentes eles precisam pais que treinam e orientem para a vida do mesmo jeito dos filhos descrentes. Pode ser entendido que não é errado para os pais preocuparem para a salvação dos filhos ou de estimularem os de ter bons amigos que tenham vidas exemplares mas não existe na Bíblia o mandamento que obriga os pais trazer os filhos a orarem uma oração modelo para a salvação. Os fariseus tinham educação religiosa desde criança e mesmo que sabiam instruir o povo bem as suas vidas não eram exemplares (Mat. 15:8; 23:3, 25-28). O que os filhos precisam é mais que uma decisão espiritual. Precisam ser criados !na doutrina e admoestação do Senhor?, Efés 6:4.

4. Comportamento Aceitável. Há os pais que não estão bem interessados nas capacidades que os filhos podem desenvolver ou o que os filhos mesmos pensem de si ou mesmo o estado de suas almas diante de Deus a menos que os filhos são bem comportados. Seja qual localidade que for, os filhos precisam ser bem comportados pois contrariamente, os pais morrem de vergonha. Este objetivo leva os filhos a servir só na aparência como para agradar aos homens uma caraterístico que a Bíblia não ensina (Efés 6:6; Col. 3:22). Boas maneiras devem ser incentivados para amar o próximo, Fil. 2:3,4.

5. Educação Superior. Muitos os pais que acham que educação traz sucesso. Estes pais incentivem os filhos de estudarem bem de dia e de noite e fazer cursinhos suplementares nas horas vagas. Os pais louvam com prêmios caros todas os sucessos que os filhos conseguem e lamentem quando os objetivos não são alcançados. Educação pode ajudar muitos nas suas situações, mas como um objetivo principal para a educação dos filhos é bom lembrar que há muitos filhos bem formados e bem empregados que tenham lares despedaçados e imundos. O Apostolo Paulo era bem formado (Atos 22:3) mas isso não levou ele para ser virtuoso diante de Deus. Um objetivo melhor seria de incentivar os filhos de usar todas as suas capacidades para a glória de Deus (I Cor 1:31; 10:31)

6. Controle Absoluto. Alguns pais acham que só controle dos pais sobre os filhos é o que importa. Se os filhos sabem obedecer sem piscar o olho, então um cidadão exemplar foi formado e os pais têm tido sucesso absoluto com os filhos. O problema com este alvo é que tais pais geralmente treinem os filhos a obedecerem só o que os pais acham convenientes dependendo de cada situação que estão e não conforme princípios básicos de amor e respeito pelo próximo em qualquer situação. Seria bom para os pais lembrarem que só tendo controle os filhos não desenvolvem virtudes, caráter ou amor.

7. Glorificar Deus. (Jer 9:23,24) Há pais que querem educar os filhos para que as ações deles agradam o seu Criador e que viverem conforme os princípios da Bíblia. Estes pais, mesmo tendo limitações financeiras, posições na baixa sociedade ou mesmo tendo falta de exemplo nos seus próprios lares ensinem princípios que influem a sociedade para o bem, estabelecem alicerces firmes para a vida inteira dos filhos, abrem espaço para as bênçãos de Deus e tornem exemplos de qualidades virtuosas. É isso que a Bíblia pede dos pais (Mal. 2:15; Deut. 6:4-9; Ecl 12:13; Efés 6:4; Josué 1:8). Cultos domésticos ajudam na realização deste objetivo se os cultos tem o alvo de agradar e conhecer Deus em vez de ser só um ritual formal (Jer 9:23,24).

OBS. Os pais devem saber que a Bíblia avisa-os de não seguir a cultura vigente mais que a Palavra de Deus (Num. 33:50-56). A filosofia humana muda de geração de geração com cada uma achando que é melhor do que a outra. É a Palavra de Deus que permanece para sempre (I Ped 1:24,25) e a vida estabelecida nEla é prudente, instruída, sábia (Prov. 1:1-7).

C. As Fases de Desenvolvimento da Natureza dos Filhos

Quando pensamos das fases de desenvolvimento da natureza dos filhos podemos pensar também o que é o que desenvolve quando um filho cresça. Os filhos não só têm uma natureza que transforma de idade em idade mas o que é que os filhos realmente são desenvolve também. Quais são as partes separadas de uma !pessoa total??

Lucas 2:52, !E crescia Jesus em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens." 
I Tessalonicenses 5:23, !E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Resumindo podemos entender que somos feitos das seguintes partes:

  • Física - o corpo (Gên. 2:7, 22); alimentação, habitação; atividades físicas, capacidades físicas
  • Mental - a mente; espírito do homem (I Cor 2:11), curiosidade, aprendizagem, observação, criatividade, criticismo, auto controle, raciocínio, julgamento dos fatos
  • Emocional - os sentimentos; expressão, humor, aventura, sonhos · Social - interação um com os outros; amigos, aceitação, identificação
  • Espiritual - intimidade com Deus; alma (Gên. 1:27; 2:7), conhecer a verdade, sabedoria, morais, consciência (Prov. 20:27; Rom 2:14,15)

O desenvolvimento equilibrado de todas estas áreas é importante para termos filhos bem ajustados e prontos para resolverem a razão de existirem no mundo: de glorificar Deus (Ecl. 12:13; Jer 9:23,24). Cabe aos pais de educarem os filhos para serem bem prontos para este objetivo. As fases de desenvolvimento de cada um de nós pode ser separadas nas seguintes maneiras (UNDERSTANDING PEOPLE, Omar Burbaker, M. A.Robert E. Clark, Ed. D.; Evangelical Teacher Training Association, Box 327, Wheaton, IL 60187, 1972):

1. Nenê, ou criancinha. Abrange desde a conceição até a idade de três ou quatro anos. 
2. Criança. Abrange a idade de três ou quatro anos até a idade de doze ou treze anos. 
3. Jovem. Abrange a idade de doze ou treze anos até dezenove ou vinte anos. 
4. Adulto. Abrange a idade de dezenove ou vinte anos para cima

Entendendo as caraterísticos de cada fase de desenvolvimento podemos educar os filhos conforme a necessidade de cada fase. Não devemos tratar um nenê como um jovem, nem vice-versa. As capacidade de receberem a instrução e a maneira que a instrução é dada varia de fase em fase. Pelo estudo das fases diferentes de pessoas vamos concluir que há uma necessidade fundamental que os filhos tenham respeito à autoridade para terem uma educação boa e completa. Para ter uma pessoa bem formada e ajustada como um adulto que prática autocontrole é necessário que controle externo seja usado quando criança e isso por causa da natureza pecaminosa dos filhos. É necessário educar os filhos ativamente. Contrariamente serão mal educados.

1. Nenê, ou Criancinha - Mateus 11:25

  • Físico - cresce rápido, ativo; precisa experimentar o mundo ao redor para fazer parte dele
  • Mental - Descobridor; aprende do que se vê e experimenta ao seu redor
  • Emocional - Sensível; pode aprender um pouco sobre comportamento aceitável ou inaceitável
  • Social - Mundo pequeno; gosta do que é conhecido (família) · Espiritual - Dependente; imita o que vê os outros fazendo e assim aprenda hábitos para sua vida

2. Criança - II Tim 1:5; 3:15; Lucas 18:15-17

  • Físico - Ativo; mais e mais gosta de brincar. O mundo é um !playground?; imita ações dos outros; disciplina corporal pode ser administrada com firmeza e amor, Prov 13:24
  • Mental - Curioso e observador; problemas resolvidos mais e mais pela razão; começa de se realizar; imaginação desenvolve; raciocínio desenvolve para entender o bem do mal; aceita instrução; memória desenvolvendo; gosta de ler e investigar; Fil. 4:8
  • Emocional - Formativo mas inseguro; pode ter melhor autocontrole mas mesmo assim é muito expressivo; impaciente; esconde sentimentos verdadeiros; responde à correção e instrução
  • Social - Conformador, gosta de estar com grupos e ser mais independente dos pais; capacidades de interação desenvolve (gosta de clubes), identifica com modelos de comportamento; Tiago 1:22
  • Espiritual - Pode Crer; começa de adorar Deus por si só; pode expressar gratidão, amor, reverência, perdão; pode aprender fatos de Deus, Bíblia, conceitos abstratos e discernir se é verdade ou não; I Tess 5:21

3. Jovem - Eclesiastes 12:1

  • Físico - Mudanças rápidas (peso, altura, puberdade), Sal 147:10,11
  • Mental - Juiz crítico e vivo; quer ver provas para seu raciocínio mais profundo; mais capacidades para o abstrato; imaginação criativa e prática; sonhador; precisa aprender autocontrole de corpo e mente para aproveitar da sua escolaridade; Prov 1:4; Josué 1:7,8; Prov 8:13; 9:10 ·
  • Emocional - Flutua; emoção paralelo as mudanças físicos; II Tim 2:20,21
  • Social - Companheiro mas independente; mais opinado; II Tim 2:22; Ecl. 11:9
  • Espiritual - Transformações; envolvimento na crença é muito pessoal; tem menos dependência moral; satisfação em servir a verdade; pode entender e obter a sabedoria de Tiago 3:17; Sal 119:9; II Tim 2:15

4. Adulto - I Cor 10:31

  • Físico - Crescido e desenvolvido; usa energia para se estabelecer e capacitar para os desafios da carreira e família; o adulto mais velho aumenta pesos de um corpo em declive junto com responsabilidade pesadas de uma carreira, Sal 90:10, 12
  • Mental - Capacidade total; razão, mais definida, acompanha as convicções morais e espirituais; juízo é firme e experimentado com mais e mais idade e assim importante para aconselhar os menos velhos; II Tim 1:7
  • Emocional - Moderação; reconhece o equilíbrio entre os sonhos e a realidade; satisfação com amadurecimento emocional bem controlado; Gal 5:22; tem ajustamentos para fazer com as mudanças que pode vir no termino da vida dos que são amados.
  • Social - Centrado no lar e com amigos seletos; o novo adulto sofre com estresse forte se não tiver morais e amigos bons já feitos anteriormente; materialismo pode ser uma tentação, Luc 12:15; o adulto mais maduro gosta de fazer parte de organizações
  • Espiritual - Alicerces Firmados; reavalia pensamentos e convicções religiosos para depois servir como exemplo; Mat.. 6:33; pode influenciar os mais jovens com a sabedoria e experiência ganha na vida; tempo para testar o que aprendeu antes sobre Cristo e a Palavra de Deus, Fil. 3:13,14; Tito 2:13-15.