" O QUE NOS MOTIVARÁ A PROSSEGUIR PELO CAMINHO, POR MAIS DIFÍCIL ELE SEJA, É A CERTEZA DE QUE AS PROMESSAS DE DEUS IRÃO A SEU TEMPO, TODAS ELAS, SE CUMPRIR. " - Sexta Feira

25/11/2016 08:33
NUNCA DUVIDEMOS DAS PROMESSAS DE DEUS                                        
 
 " Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? "     Salmo 77.8
____________________________________________________________________
 
Ao lermos este salmo, percebemos que o salmista começou com dúvidas a respeito da misericórdia de Deus para com o seu povo, e isto porque o povo devido ao pecado se apartara de Deus por várias vezes. 
 
Ele está na realidade murmurando contra Deus, onde ele se encontrava em uma situação anormal, pois ao pensar em Deus, isto não lhe trazia paz e alegria, mas sim, tristeza e gemido na alma. Pois Deus  não estaria lhe dando ouvidos às suas orações, Deus estaria em sua ira abandonado a ele e esquecido do povo de Israel.
 
Que Deus tinha deixado de amar, tinha esquecido de suas promessas, esquecido de ser benigno e ainda que Deus em sua ira havia cessado as suas misericórdias.
 
Asafe o salmista em questão, neste contexto estava introspectivo, olhando para si mesmo, olhando para as sua atuais circunstâncias que oprimia a sua vida. determinando que a angustia de sua alma se dera pela mudança de atitude da parte de Deus.
 
Porém, no versículo 10, ele desperta para algo, que faz com que passe a olhar de um outro angulo.
 
Ele declara que estes maus pensamentos são de fato uma enfermidade dele, onde a seguir ele passa a olhar para os feitos de Deus, passa a lembrar do passado, do que Deus fez e como o fez, onde a sua esperança num amanhã melhor é desperta e fortalecida.
 
Onde ocorre então um despertamento espiritual em seu ser, em sua vida, onde o seu discurso muda por completo, e o então murmurador passa a anunciar os feitos do Senhor com alegria e esperança, se fortalecendo para prosseguir, pois constata a fidelidade, amor e misericórdia do Senhor. 
 
Vemos que no início do salmo Asafe era um murmurador, pois olhava para si mesmo e para os outros, mas ao olhar para Deus, percebeu sua enfermidade e passou a se alegrar e assim retornar a ser um verdadeiro adorador.
 
Este relato do salmista tem muito a nos ensinar, pois devemos seguir o seu exemplo em relação à segunda metade do salmo em questão, aprendendo a olharmos para Cristo e seus feitos por nós na cruz, feitos estes que são eternos.
E não para as nossas condições circunstanciais e passageiras, onde ao se consumar a total redenção a nós prometida, tudo cessará e nunca mais sucederá.
 
Pois estaremos com Deus seguros e felizes eternamente.
 
Sigamos então a regra de um provérbio:
 
Olhar para si mesmo traz aflição;
Olhar para os outros traz desânimo;
Olhar para Cristo alegra o coração.
 
Referência Bíblica para Leitura  -  Salmo 77
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola  
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida