" O TEMPLO EM QUE DEUS HABITA, NÃO É CONSTRUÍDO COM AREIA, CIMENTO E PEDRA, MAS SIM DO NOSSO CORPO, ALMA E ESPÍRITO, TOTALMENTE ENTREGUES A ELE, SENDO REGENERADO E TRANSFORMADO PELO ESPÍRITO SANTO QUE PASSOU A HABITAR EM NÓS. "

05/04/2017 09:22
O TEMPLO VERDADEIRO                
          
 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.  Gálatas 5:25   
 
" Precisamos viver e andar no Espírito, em todo e qualquer lugar, pois somos peregrinos nesta terra, e não somente estar no Espírito, quando estivermos nos templos de alvenaria, construído pelas mãos dos homens. "
 
Em todo o ministério de Jesus Cristo, percebe-se que seu tempo maior foi dedicado a pregação e ensino fora dos templos, aliás, Ele ia ao templo e as Sinagogas judaicas aos sábados por ser aqueles o lugares onde Ele encontraria àqueles que Ele queria que se convertesse de seus maus caminhos, de uma religião inoperante e inócua em que havia se transformado, conformando-se aos ensinos de homens.
 
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’". Mateus 15:9
 
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Marcos 7:7
 
Se Jesus andou assim, creio que devemos andar também.
 
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.  1 João 2:6
 
Conforme relata a tradição romana, até hoje ainda contestada, conforme um outro relato de que diverge desta biografia de Constantino, do Bispo Eusébio de Cesareia,  onde no dia 28 de outubro de 312, antes de uma batalha que viria a ser travada,  teve uma visão no céu ( de uma cruz ) e nela estava escrito em latim:
 
“ In hoc signo vinces ”
 
  Significado - " Por este sinal conquistarás ".
 
Onde após isto mandou que pintassem uma cruz em todos os escudos, dando inicio então, à sua aparente conversão ao cristianismo. 
 
Digo aparente por perceber conforme a historia, que a´pós a sua adesão ao cristianismo, rituais do paganismo, da antiga religião do qual era seguidor, passou a ser inserido nos cultos cristãos, que outrora eram simples e humildes conforme Cristo havia difundido em seu início, onde os contemporâneos da época se deixam levar, vindo a contaminar a verdadeira fé.
 
Paulo adverte sobre este assunto:
 
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.  Colossenses 2:22,23
 
A partir deste evento, iniciou- se,  então, a  fissura por templos construídos por mãos de homens, sendo incutido na mente dos cristãos, a idolatria não só por imagens de escultura, mas também pelos templos que as abrigam.
 
Sendo que o próprio Jesus refutou este pensamento para com os seus próprios discípulos:
 
E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.  Mateus 24:1,2
 
Na nossa atualidade vemos que esta fissura tem continuidade, pois muitos por seguirem esta ideologia, hoje negligenciam seus testemunhos cristãos, fora dos respectivos templos.
 
Vivendo, não a liberdade que Cristo nos deu, espiritualmente, mas sim, uma libertinagem carnal, dando maus testemunhos para os de fora, e quando não para os de dentro também.
 
Pois julgam que por estarem assíduos em suas instituições religiosas , em suas denominações evangélicas estão a contento de Deus.
 
Sendo que o fato de estarmos frequentemente em um templo, quase que todos os dias, quando não todos os dias, isto  não nos torna automaticamente cristãos genuínos e salvos por este assíduo mas relapso comportamento. 
 
Assim como podemos também até morarmos em uma garagem, que mesmo assim, nunca nos tornaremos em um automóvel.
 
Nada nos impede de frequentarmos um lugar para cultuar a Deus, desde que este culto de fato, seja oferecido a Deus por meio de uma vida santa, exercitada pelo real temor e fé a Deus, independente do lugar de onde estamos.
 
Ou seja, cultuamos a Deus com a nossa vida na prática, e não na pratica de cultuar a Deus em ir a um lugar denominado templo de Deus, casa de Deus.
 
Jesus deixou explícito este fato:
 
Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. João 4:21
 Paulo reafirmou com outras palavras:
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15 
 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  2 Coríntios 5:17
 
 
A minha vida deve ser um culto de louvor, adoração e sacrifício vivo continuamente, ( Rom. 12:1,2 ) manifestado pelo poder atuante do Espírito Santo em nossas vidas, em nosso viver, onde este evento se inicia aqui e dá continuidade por toda a eternidade.  Somos e devemos nos tornar adoradores 24 horas por dia diante de Deus.
 
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:23,24
 
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.  João 3:5
 
Percebo que hoje não é diferente, pois o julgamento feito e a condenação lançada sobre aqueles que se conscientizam de que para adorar ao Senhor, podem faze-lo em qualquer lugar, e não necessariamente em um prédio denominado templo ou casa de Deus, é severa e quando não ofensiva e violenta.  Pois uma unidade física, não determina a unidade espiritual que Jesus pede e ora ao Pai para que tenhamos.  Pois nem sempre estar agregado em um lugar com alguém, significa de fato estar em união com este alguém.
 
O Corpo de Cristo não é manifestado em um corpo físico, mas sim, espiritual.
 
A Igreja de Cristo genuína, é a espiritual, que está dentro do contexto da física, porém, nem toda igreja física é a Igreja espiritual.
 
Assim como o Reino de Deus não é visível ao homem e nem se manifesta visivelmente, mas sim espiritualmente no interior de cada um que é consciente deste fato.
 
Outra questão importante a constatar é que hoje também, em muitas denominações evangélicas, repetem o misticismo, as crendices supersticiosas tal qual existia e ainda existe na instituição romana. Consagrando objetos como relíquias com poder para fazer milagres, e outros pormenores espirituais.
 
Servindo como amuletos para quem os compra e acreditam no poder a eles atribuídos.
 
Sabemos pelas Escrituras Sagradas, que este poder e esta autoridade está tão somente em Cristo Jesus.
 
Pois hoje, sabemos que somente em Cristo Jesus, somos reconciliados com Deus, que pode, então, mudar a nossa sorte, e assim, O adoramos em espírito e em verdade.
 
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.   2 Coríntios 5:19
 
E isto porque, hoje o homem convertido, transformado como nova criatura, se tornou o templo, a casa, o santuário onde única e verdadeiramente Deus, O Senhor habita.
 
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5
 
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16
 
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1 Coríntios 6:19,20
 
Relembrando, hoje Deus deseja e requer que O cultuemos diariamente em nossas vidas e com nossas vidas em todo o tempo e em todos os lugares neste mundo. Pois o glorificamos em nosso corpo, alma e espírito e não tão somente em um prédio feito por mãos de homens, dos quais Deus de forma alguma habita neles.
 
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;  Atos 17:24,25
 
Sejamos reconhecidos como cristãos, pelo nosso modo de vida espiritual  abrangente em todas as áreas por nós frequentadas, e não somente por frequentarmos uma instituição religiosa.
 
Lembremo-nos que quando os primeiros discípulos foram chamados de cristãos, eles estavam exercitando o cristianismo fora de templos, em fuga pelo mundo afora. Onde em Antioquia se reuniam em qualquer lugar como Igreja para ensinar, pois esta era uma cidade dos gentios pagãos.
 
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26
 
Leia Atos 11 e discirna a respeito.
 
Examinemos pois então, as Escrituras, pois é nelas que encontramos o único e verdadeiro caminho para a nossa eterna salvação, não deixemos algo tão valioso como a nossa vida, que é um dom imensurável de Deus a nós, se perder na eternidade, devido a nossa preguiça e negligência espiritual.
 
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.  2 Timóteo 3:16,17
 
Leia a Bíblia, colocando em prática os seus ensinos e seja realmente salvo!
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida