" ORAI SEM CESSAR PEDINDO E AGRADECENDO SEMPRE EM NOME DE JESUS QUE É O ÚNICO INTERMEDIARIO ENTRE DEUS E OS HOMENS " - Sábado

03/02/2012 08:03

 

OS GEMIDOS DA ORAÇÃO
 
 
O próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Romanos 8:26
 
Os protestantes oram e os católicos rezam. Nem sempre. Há muitos católicos que oram e protestantes que rezam. Afinal, qual é a diferença? Orar e rezar são sinônimos, mas, para muita gente, orar significa fazer uma oração espontânea, algo saído do coração e com sinceridade; rezar seria repetir mecanicamente uma oração lida ou decorada. Parece mais uma questão de interpretação do sentido das palavras e não da intenção das pessoas que oram. Uma pessoa pode fazer uma oração espontânea de forma mecânica. Isso acontece com mais frequência do que se pensa, pois as repetições de frases e jargões são muito comuns nas orações. Por outro lado, alguém pode repetir uma prece decorada com sinceridade.
 
Jesus não condenou a repetição de orações e deixou uma oração modelo que é repetida por todos os cristãos do mundo. Ele condenou, sim, a repetição vazia, mecânica, e disse que não é pelo muito falar que seremos ouvidos (Mateus 6:7). A melhor oração, segundo Jesus, é aquela que fazemos fechados em nosso quarto. Aí não importa se estamos vestidos, sentados, ajoelhados, sorrindo ou chorando. Somos nós e Deus. E quando não conseguirmos nos expressar em palavras por causa de uma grande angústia ou um êxtase de alegria, o Espírito Santo intercederá por nós.
 
ORE
 
Senhor, sou grato pelo teu Espírito, que faz a nossa oração decorada se transformar em uma conversa significativa contigo. Sou grato porque o Espírito nos assegura de que tu sempre nos escutas. Amém.
 
PENSE
 
Oração não é um mero instrumento de pedir coisas a Deus, pois Ele sabe, muito antes, do que precisamos.