" OS DONS DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS PARA COM OS HOMENS, DIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS, PORÉM, ESTES NÃO PODEM SER USURPADOS PARA BENEFÍCIOS PRÓPRIOS, PARA FINS PESSOAIS, E SIM, PARA EDIFICAÇÃO DE TODO O CORPO DE CRISTO NESTE MUNDO. "

07/03/2018 10:28
OS DONS E O MELHOR CAMINHO...
 
" Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. " - 1 Coríntios 12.31  
 
Paulo com este conselho exortativo, dado aos coríntios nos quer revelar algo a respeito de todos os dons que O Senhor tem concedido à sua Igreja.
 
Assim como está escrito em Romanos 12; 1 Coríntios 12 e Efésios 4, sabemos que há vários dons espirituais e também ministeriais.
 
Onde o Espírito Santo é quem distribui estes dons a cada um conforme a sua utilidade e vocação.
 
Um ponto a ser visto é que tal utilidade é para o corpo de Cristo, em um contexto geral, e nunca para o bem individual, para benefício próprio daqueles que possuem os dons.
 
E nem mesmo para uma instituição em particular, lembrem-se que apesar de hacer hoje várias denominações espalhadas pelo mundo, Deus em Cristo estabeleceu uma só Igreja neste mundo, e é a esta que Ele delibera estes dons.
 
Os dons não devem nunca serem motivos de barganha, ou seja, usados negligentemente por ganância, avareza, promoção pessoal e/ou denominacional.
 
Pois quando isto ocorre, saem fora do seu propósito espiritual e eterno, se tornando algo até prejudicial à saúde da igreja e de seu administrador.
 
Buscar com zelo os melhores dons, creio eu, é buscar no Espírito Santo os dons ou o dom, que será útil ao corpo, na igreja local, e a todos num contexto geral, trazendo benefício para todos e não isoladamente para uma ou algumas poucas pessoas.
 
Desta forma, sim, estaremos andando por um caminho mais excelente, um caminho condizente com a vontade e propósitos estabelecidos por Deus para com a Sua Igreja e a dispensação destes dons por meio dela.
 
Todos os dons pertencem ao Senhor, a nós como igreja, compete apenas administra-los de uma forma excelente para o crescimento e estabelecimento real e saudável de seu reino na terra, no coração dos homens.
 
A manifestação dos dons em nossas vidas, é na realidade para benefícios de outras vidas, e não exclusivamente para as nossas.
 
Todos os dons são dádivas de Deus à sua Igreja e um dia cessarão, por isto usemos os dons com sabedoria, sempre dirigidos pelo amor, amor este ao próximo, pois o amor no fim de tudo é o único que irá permanecer.
 
Deus é Amor.
 
E eu, e você, estaremos vinculados a Ele ou não?
 
Pensemos nisto, enquanto ainda há tempo!
 
Amados, que possamos ser diligentes e pragmáticos em tudo para com a Palavra de Deus. 
 
Graça e paz abundantes a todos 
 
Pr. Elio Loiola.