" OS MANSOS E HUMILDES SÃO HOJE HUMILHADOS E PERSEGUIDOS PELOS SOBERBOS E ARROGANTES DE UM MUNDO INCRÉDULO E PERVERSO, PORÉM AMANHÃ, NUM BREVE PORVIR, CADA UM ESTARÁ EM SEU DEVIDO LUGAR, CONFORME REVELA A PALAVRA DE DEUS. "

11/10/2016 09:09
A HUMILDADE NOS TORNA MAIS QUE VENCEDORES                               
 
"  Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.  "  Provérbios 16.19
____________________________________________________________
A Bíblia, em todo o seu contexto, seja forma explicita ou implícita, nos exorta a sermos humildes.
 
Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes. Salmos 10.12
 
O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra. Salmos 147.6
 
Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. Provérbios 11.2
O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. Provérbios 14.21
 
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Lucas 1.52
 
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; Romanos 12.16
 
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4.6
 
Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pedro 5.5
 
Os humildes conforme nos diz este versículo, em sua primeira parte, declara que a consequência é se tornar mansos, e ser mansos, na concepção bíblica.
 
SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; Salmos 10.17
 
Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.Salmos 22.26
 
Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. Salmos 25.9
 
A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Salmos 34.2
 
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. Salmos 37.11
 
Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus. Salmos 69.32
 
Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.) Salmos 76.9
 
Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Salmos 149.4
 
Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Provérbios 3.34
 
Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. Provérbios 16.19
 
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, Isaías 11.4
 
E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. Isaías 29.19
 
Também todas as armas do avarento são más; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente. Isaías 32.7
 
O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61.1
 
Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. Amós 2.7
 
Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do SENHOR. Sofonias 2.3
 
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5.5
 
Estes sempre se contentarão com o que tem, pois preferem depender de Deus em tudo e para com todas as coisas, do que se rebelar contra Deus e seus conselhos para conquistar tudo quanto pensam ser necessário para se ter uma vida abundante.
 
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 1 Timóteo 6.8
 
Confundindo esta abundante vida, com o ter bens materiais, sendo que, de fato, desfrutar desta vida abundante indicada por Cristo não está nisto, mais sim em viver a vida, conforme ela é, independente disto.
 
Em ter ou não muitas posses. A abundância está em ter o dom de Deus para desfrutar do que se tem, seja pouco ou muito.
 
E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. Eclesiastes 3.13
E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Eclesiastes 5. 1 - 20
 
Outra divergência clara é que a Bíblia nos ensina que dar é melhor do que receber, que, quanto mais partilharmos do que temos, mais ainda teremos, Deus é O Agente multiplicador nesta matemática celestial, e não digo isto, necessariamente, no sentido terreno, mas no celestial.
 
Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas. Provérbios 13.7
 
 
 
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 2 Coríntios 9.10
 
 
A Bíblia é também bem clara ao afirmar que os humildes serão exaltados por Deus, enquanto que os soberbos serão humilhados, rechaçados por Deus. Pois a soberba está em acreditar não depender de deus nesta vida terrena, não sendo necessário seguir aos seus preceitos eternos.
 
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16.18
 
Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Provérbios 13.10
 
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. Provérbios 15.33
 
O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. Provérbios 18.12
 
Hoje os soberbos do qual a Bíblia menciona são em parte também, aqueles que mesmo dizendo ser seguidores de Cristo, estão mais empenhados em conquistar as coisas terrenas do que as celestiais. estão mais interessados nas coisas deste mundo, do que nas pessoas que habitam este mundo, e que precisam, por meio de nossa vida conhecer e reconhecer Deus em suas vidas, para que não se percam eternamente, caso não mudem os seus caminhos.
 
Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Provérbios 31.8
 
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11.30
 
Os soberbos se interessam somente pelas coisas visíveis e tangíveis, e nunca ou quase nunca pelas invisíveis intangíveis desta sobrevida terrena. Pois a verdadeira vida está e é a espiritual, em uma unidade infinita com Deus, que É Espírito.
 
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1.16
 
Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Hebreus 11. 24 - 29
 
 
A decisão cabe a nós, dependendo das escolhas que fizermos aqui e agora, determinará o nosso amanhã, que em breve nos alcançará, e com certeza, como a Bíblia não mente e não erra, não falhará, por mais tardio possa aparentar para muitos.
 
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10.37
 
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3.9
 
 
Pensemos nisto com muita diligência e sinceridade, para que não venhamos a ser surpreendidos quando tudo enfim se realizar, como predito e revelado já foi a nós.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Príncipe da Paz.
 
Pr. Élio Loiola