" PARA OS QUE VERDADEIRAMENTE ESTÃO EM CRISTO, É IMPOSSÍVEL ESCONDER DO MUNDO A SUA LUZ, POIS FORAM CHAMADOS E ESCOLHIDO PARA A SUA LUZ PERPETUAMENTE MANIFESTAR." - Segunda Feira

12/12/2016 12:42
OS VERDADEIROS DISCÍPULOS SÃO IDENTIFICADOS MESMO NAS  TREVAS                  
 
" Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; "       Mateus 5.14     
_______________________________________________________________________
                                      
Entendo este versículo de uma forma simples, pois creio se tratar de características comuns e notórias existentes nos autênticos cristãos, aqueles que genuinamente se converteram a Cristo e as práticas de seus ensinos.
 
Eles não são do mundo, como eu também não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.
Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.
"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
João 17:16-23
 
Pois assim como podemos facilmente reconhecer as más obras das pessoas, da mesma forma reconhecemos as boas obras da salvação que elas venham a praticar a partir deste momento em sua vida. 
 
Vemos em algumas passagens bíblicas que mesmo quando os cristão não se apresentavam como tal, eles eram reconhecidos por aqueles que não eram de fato.
 
Um exemplo clássico, pelo qual os discípulos de Cristo passaram a ser conhecidos como cristãos foi em Antioquia.
 
Outro exemplo foi quando Pedro negou a Cristo por três vezes, pois fora reconhecido como sendo um deles, um dos seguidores de Cristo, por agir e falar como Ele.
 
e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.   Atos 11:26
 
Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia".
Mateus 26:73
 
A analogia usada por Cristo para demonstrar isto é bem colocada, pois realmente quando estamos em viagem no período da noite, de longe avistamos a iluminação de uma cidade, principalmente quando esta se encontra em uma altitude maior do que a estrada pela qual estamos viajando.
 
Nesta analogia, Cristo declara que os seus verdadeiro discípulos, ao longe serão e deverão ser reconhecidos, por meio da pratica cristã, da forma como vivem em mundo totalmente tenebroso envolto pelas trevas causadas pelas más obras que facilmente podemos constatar de que comumente existem.
 
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
 
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
Mateus 5:15,16
 
E sabemos que qualquer luz quando posta contra a escuridão, por menor que ela seja, irá dissipá-la.
 
E assim devem ser os genuínos discípulos de Cristo.
 
Levar luz onde só impera a escuridão do pecado.
 
Não com julgamentos condenatórios e sentenciosos, mas com amor e misericórdia, apresentar-lhes a luz de Cristo, para que possam assim, pelo poder de convencimento do Espírito Santo, recuar em seus pensamentos e praticas pecaminosas, se convertendo ao único e real caminho que os levarão à vida eterna.
 
Porém, sendo sempre conscientes de que a escolha, a decisão é sempre individual e particular, pois cada um de nós, prestaremos contas ao Senhor, de cada palavra e atitudes oriundas de nosso viver neste mundo.
 
O Evangelho deve ser sempre pregado à toda criatura, todavia, caberá a cada ouvinte tomar a decisão em aderir ou não a Ele.
 
Quando eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá por sua iniquidade, mas eu considerarei você responsável pela morte dele.
 
Mas, se você de fato advertir o ímpio para que se desvie dos seus caminhos e ele não se desviar, ele morrerá por sua iniquidade, mas você estará livre da sua responsabilidade.
Ezequiel 33:8,9
 
Aos cristãos cabem levar e oferecer o Amor de Deus a cada ser existente neste mundo, o aceitá-lo e vivê-lo cabe a cada um pessoalmente decidir.
 
E disse-lhes: " Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15,16
 
Examinemos pois então, as Escrituras, pois é nelas que encontramos o único e verdadeiro caminho para a nossa eterna salvação, não deixemos algo tão valioso como a nossa vida, que é um dom imensurável de Deus a nós, se perder na eternidade, devido a nossa preguiça e negligência espiritual.
 
 
Leia a Bíblia, colocando em prática os seus ensinos e seja realmente salvo! 
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola          
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida