" PRATICAREMOS GENUINAMENTE AS OBRAS APARENTES AOS DE FORA, QUANDO PERMITIRMOS QUE CRISTO NOS TRANSFORME POR DENTRO, RESTAURE NOSSO ESPÍRITO E ALMA, COM OS SEUS PENSAMENTOS NOS GUIANDO CONTINUAMENTE. "
29/03/2017 08:37

ANTES, SANTIFICAR A CRISTO NO CORAÇÃO
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15
Este versículo nos ajuda a compreender como podemos colocar em prática o que o escritor ensina nos versículos anteriores.
5 ELEMENTOS BÁSICOS QUE CARACTERIZAM E SÃO NECESSÁRIOS ENCONTRAR EM QUALQUER DE CRISTÃOS.
Sendo estes, os seguintes:
- Um mesmo sentimento - Buscar atingir as mesmas metas e propósitos estabelecidos por Deus.
- Serem compassivos - Estar atento e interessados às necessidades de outros, buscando solucionar ou ao menos amenizar tais necessidades.
- Serem amorosos - Verem e tratarem uns aos outros como a irmãos e irmãs em toda e qualquer circunstância, estendendo deste amor aos que estão de fora, para assim, vir a influencia-los para que venham participar deste corpo amoroso, e cientes de que devem seguir o exemplo d'Aquele que demonstrou um amor incondicional para com toda a humanidade.
- Serem misericordiosos - Afetuosamente atenciosos e sensíveis para com todos.
- Serem afáveis - sempre dispostos a encorajarem uns aos outros, a se alegrar com a alegria dos outros, a entristecer-se com a tristeza dos outros, abertos para a aproximação de outros, estabelecendo assim, uma porta aberta para que possa apresentar ao seu Senhor a todos, sem acepção.
Outras questões são propostas pelo autor, que são atitudes das quais só poderão ser colocadas em pratica se tiverem as características descritas acima.
Não retribuir as ofensas pelas quais foram ofendidos. Não devolver o mal pelo mal recebido.
Pelo contrário devolvendo bençãos em troca, da forma que mais convier de a cordo com a circunstância exigida.
O autor também chama a atenção a respeito de terem a plena consciência do porque e para que foram chamados. Sabendo que o cristãos é chamado para fazer o bem o tempo todo, independente do mal que seja feito.
Pois somente ao ter esta consciência é que estarão aptos a serem capacitados para a obra pela qual foram chamados, e ao praticarem estas condições, serão recompensados com as bençãos de Cristo, por herança eterna.
Ensina ainda a respeito de controlar as palavras que saem de suas bocas, demonstrando a partir deste princípio, se amam ou não a vida, a se afastarem do mal, de toda aparência do mal, a fazer o bem, sem ver a quem, buscar ter paz com todos, independente destes ter ou não paz com eles.
Ou seja, mesmo que eles se façam inimigos seus, estes não os vem como tal, pois amarão até mesmo os seus inimigos. Ensino este dado por Cristo também. (Mateus 5:44)
E ele esclarece algo a respeito da oração que é ouvida e respondida por Deus e as que Ele, apesar de ouvir, pois Deus não é surdo, Ele não atenta, Ele vira o rosto. Que está na questão daqueles que fazem bem ou mal. Daqueles que colocam em prática realmente os mandamentos de Cristo ou não. Jesus também deixou ensinamentos importantes sobre o mesmo contexto, Jesus falou a respeito da oração vinculada ao perdão, onde Ele diz que:
" E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. " Marcos 11:25
Ele enfatiza este fato ao ensinar a oração do " Pai Nosso ", que é um modelo para todas as orações que vierem a fazer ao Pai Celestial.
" E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; " Mateus 6:12
" Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. " Mateus 6:14,15
Ensina a respeito da lei da semeadura, pois os que plantam o bem, colherão do bem que plantou, pois tudo o que plantar, multiplicado colherá. E que comumente todo o bem que fizerem, abaterão a seu tempo, o mal que lhes é feito.
Explica que todo o sofrimento oriundo da submissão e amor a Cristo, é agradável aos olhos de Deus, e que muitas vezes virão a padecer pela vontade e propósito de Deus para com a suas vidas e relacionado a vida de outros também. Para que não temam, de forma alguma aqueles que lhes fazem mal.
E enfim, define com o versículo em questão, do qual estamos comentando.
Onde Ele diz, que antes, ou seja, antes de colocarmos em prática estas atitudes, é necessário que santifiquem a Cristo em seus corações, estabelecendo Ele como Senhor em suas vidas.
Pois a capacidade para esta conduta listada por Pedro, vem do Senhor, do Seu Espírito, e isto só ocorrerá, se e quando nos colocarmos na posição de servos submissos a seu Senhor, conscientes de que a Vontade do Seu Senhor está acima de qualquer questionamento, acima da sua própria vontade.
E então estarão sim, sempre preparados para responder a qualquer um, o porque e para que, servir a Cristo, qual o motivo da sua esperança em um amanhã melhor, da sua certeza de salvação eterna.
Devendo assim, serem transparentes em relação a fé em Cristo e sua confiança para com a sua Palavra.
Quando forem indagados por alguém, a respeito de sua conduta diferenciada neste mundo, em relação a conduta daqueles que vivem de acordo com a filosofia estabelecida por este mundo em trevas, deste mundo que insiste em viver alienados de Deus, simplesmente dirão:
" Porque Cristo é O Senhor em minha vida. "
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo.
Pr. Élio Loiola
Comunidade Só em Cristo Há Vida

