" PRECISAMOS BUSCAR SERVIR A DEUS EM UNIDADE, POIS UMA CASA DIVIDIDA ESTÁ PROPÍCIA À DESTRUIÇÃO, UMA CASA DIVIDIDA NÃO PREVALECE CONTRA AS TEMPESTADES DESTE MUNDO. " - Parte 1

09/05/2016 11:37
                    _______
A FAMILIA CRISTÃ NAS ADVERSIDADES  DA ATUALIDADE - Parte 1
 
JOSUE . 24:15c: “Eu é a minha casa serviremos ao SENHOR.”
___________________________________________________________
 
1) Introdução
 
Poderíamos com propriedade dizer, que o modelo familiar composto pela união de um homem com uma mulher, através do casamento, tem sido ameaçado pelas profundas mudanças que estão ocorrendo na atualidade. Mas que mudanças seriam estas:
 
· Vivenciamos hoje um Relativismo nos valores morais. Há alguns anos atrás dava-se mais valor a virgindade, hoje os jovens são estimulados ao sexo antes do casamento, por meio dos apelos constantes, presentes nos meios de comunicação.
 
A família, hoje é condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a deformação das consciências. A educação sexual desorientada e distorcida de Deus, esta presente livremente na Internet a acessível a todos, sem restrição e controle de muitos pais em suas casas.
 
· Vivenciamos também uma crise de autoridade. Vivemos numa época onde a autoridade de pais sobre filhos e questionada. Esta crise de autoridade, esta presente entre muitos cristãos que não reconhecem mais o valor espiritual de seus pastores para suas vidas. Em algumas escolas, professores vão dar aulas com medo da violência dos mais jovens.
 
· Vivenciamos também um vazio de Deus. Quando falo de um vazio de Deus, não me refiro a falta de crescimento numérico das igrejas. Ao contrário estamos em uma época em que o evangelho popularizou-se mais. No entanto, muitas pessoas ficam vazias de Deus, porque procuram a Deus em busca de bênçãos materiais, quando deveriam procura-lo por aquilo que Ele é. Estes querem as bênçãos, mas não querem relacionamento íntimo com o Senhor.
 
 
2) Em uma entrevista dada a revista veja, no rio de Janeiro, o mundialmente psicanalista francês Charles Melmana afirma:
 
“Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as consequências são imprevisíveis.”
 
 
3) Ao lermos a Bíblia, observamos que as famílias Bíblicas vivenciaram conflitos. Veremos como algumas delas venceram crises e desafios de seu tempo:
 
 
3.1) Na família de José haviam grandes conflitos
 
Seus irmãos alimentavam um destrutivo sentimento de inveja, pois sentiam-se incomodados com seus sonhos. A inveja e ciúme, fazem com que os irmãos de José tramem contra sua vida, e eles o vendem como escravo. Mas, Deus em sua misericórdia o abençoa, e durante os anos seguintes José começa a superar todos os obstáculos que existiam contra sua vida, e torna-se um homem de grande influência e poder. Mais tarde, numa época de muita fome, José encontra-se com seus irmãos e resolve perdoá-los.
 
Estudando a biografia da família de José aprendemos que tudo aquilo que a inveja e o ciúme haviam destruído foram restaurados pelo poder do perdão. Aprendemos aqui, que o perdão reconstroi e restituí, mas o ciúme e a inveja acabam com famílias.