" QUANDO ATINGIMOS A REAL MATURIDADE CRISTÃ, OU SEJA, PASSAMOS AS ER HOMENS ESPIRITUAIS DE FATO, SEJA O VIVER OU O MORRER PARA DEUS, AMBOS NOS ALEGRARÁ O CORAÇÃO E NOS REALIZARÁ COMO FILHOS DE DEUS." - Sábado

13/07/2019 13:37
MATURIDADE CRISTÃ, DISCERNINDO A BOA, A AGRADÁVEL E A PERFEITA VONTADE DE DEUS EM NOSSO VIVER
 
 
 
" E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. "     Romanos 12:2
 
 
 
Será que nós, desta geração, temos compreendido o verdadeiro teor deste versículo, o que ele requer de todos nós, os chamados filhos de Deus, denominados pela nossa sociedade como cristãos e evangélicos?
 
 
Será que não está havendo uma grande distorção em relação a este inconformismo nele citado, para a exortação dos seguidores de Cristo, dos seus discípulos.
 
 
Para podermos analisar, creio que devemos olhar para o principal exemplo, e o melhor a ser examinado e imitado.
 
 
Seguindo assim os seus passos, andando em conformidade com o que Ele ensinou e ainda ensina por meio de Seu Espírito.
 
 
Devemos seguir os seus passos, andar como Ele andou, quando por este mundo passou.
 
 
Priorizar o que Ele priorizou, amando o que Ele amou, buscando o que Ele buscou, sofrendo pelo que Ele sofreu, negando o que Ele negou, afirmando o que Ele afirmou.
 
E enfim, morrendo pelo que Ele morreu. 1 João 2:6
 
 
Para os que estudam as Escrituras, creio que já sabem de Quem estamos falando, isto mesmo de Jesus Cristo.
 
 
Sabendo que Ele é O mesmo ontem, hoje e sempre, não mudará. Hebreus 13:8
 
 
Independente de que o mundo mude, os tempos mudem, e os homens mudem; devido ao abrangente e surpreendente crescimento tecnológico, científico e tudo mais dos quais hoje presenciamos. Mateus 24:35; Marcos 13:31
 
 
O nosso modo de vida não pode e não deve mudar, pois vivemos de acordo com a cidade celestial, por sermos dela cidadãos. 
Lucas 11:2; Efésios 2:19; Colossenses 3:1-3; Hebreus 11:6, 12:22; 
 
 
Os nossos interesses e objetivos devem estar em conexão, em sintonia com o que Jesus expôs por meio do Seu Evangelho a nós proposto. 
Lucas 11:2; João 4:31-34
 
 
A partir daí, nossa luta e a forma como lutamos devem sempre estar de acordo com a forma que Ele lutou.
 
 
Nossas armas não são as mesmas que o mundo e as pessoas que por ele vive usam, ou seja, o de revidar a ofensa, o de pagar com a mesma moeda, o de conquistar pela força do braço carnal. 
Romanos 13:12; Efésios 6:10-20; 2 Coríntios 6:7; 10:4
 
 
Onde, se assim agirmos, ignoramos a Palavra de Deus.
 
 
O nosso inconformismo deve ser sim contemplado por Deus, é em Deus que buscamos as mudanças necessárias, é em Deus que buscamos a justiça necessária, é em Deus que devemos travar as lutas de nossas vidas, por meio das armas que Ele nos deu para isto.
 
 
Quando buscamos a Deus, ao seu reino e a sua justiça, todas as demais coisas que nos são necessárias nos é acrescentado. Seja o que for. 
Mateus 6:6,18, 32, 33, 34; 
 
 
Seja no âmbito pessoal, familiar, no congregacional, municipal, estadual e nacional e mundial.
 
 
Quando não nos guiamos por meio dos princípios estabelecidos por Deus, nada que venhamos a realizar, por mais intenso e notório que seja, terá retorno em nosso benefício, fará o que deveria ser feito. 
Salmo 37:5
 
 
Pois se vivemos no Espírito, devemos andar por Ele. 
Gálatas 5:25; João 1:6
 
 
Analisemos os fatos de nossa geração, e então, à luz da Bíblia, consideremos se nós, os cristãos estamos agindo de acordo com o que Ela nos exorta enfaticamente. Em todas as áreas, das quais estamos inseridos. 
Mateus 21:22; Marcos 11:24; João 14:13,14; 15:16; 16:23
 
 
Estamos agindo de acordo com o nosso Mestre, em conformidade com a forma como Ele lidou com os mesmos problemas que hoje temos que lidar. 
Marcos 14:36; João 19:9-11, Romanos 13:1-7; 1 Timóteo 2:1-8
 
 
Temos pisado nas pegadas do nosso Mestre, para que não nos desviemos do único e verdadeiro Caminho por Ele traçado a todos nós. Onde por mais difícil possa e aparente ser, não há atalhos abertos, para que por ele não precisemos passar. 
Marcos 8:34
 
 
Um fator importante, o único caminho proposto por Deus para que tivéssemos vida, foi por meio de sua morte, e Ele não se negou a isto. 
Romanos 5:10
 
 
Particularmente, acredito que não.
 
 
Por isto, cada um examine-se a si mesmo, pois daremos conta de todos os nossos atos individualmente a Deus, sejam estes bons ou maus. 
1 Coríntios 11:28; 2 Coríntios 13:5
 
E para finalizar, quanto a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, acredito piamente assim se caracterizar:
 
 
Sua Boa vontade para conosco nos dá condições e situações por meio do seu agir neste mundo do qual certamente não somos de maneira alguma merecedores, mas, nos maravilha e nos satisfaz. Onde o que Ele faz está totalmente adequado ao que nós julgamos necessitar, mesmo Ele sabendo que não.
 
Sua agradável Vontade é quando o que Ele faz e o que fazemos com e por Ele também nos é agrdável plenamente, pois, o que Ele nos dá ou tira, ou nos pede para realizar é algo que nos deixa feliz, alegre e satisfeitos.
 
Contudo, a sua Perfeita vontade é aquele estágio, onde tudo o que Ele nos faz ou nos pede, ou permite que ocorra, seria algo que não nos agrada, julgamos não precisar passar por aquilo ou perder. ( Lucas 22:42 )      
Geralmente em sua vontade perfeita passaremos por situações que nos trará sofrimentos dos quais declaramos e manifestamos nossa repugnância, tristeza, e outros sentimentos não tão bons de se comentar. 
A perfeita vontade de Deus para conosco pode e certamentre nos levará a lugares e situações  das quais não queríamos ir de maneira nenhuma passar pelas mesmas.                    ( João 21:18,19) 
Em alguns casos, até mesmo a sua consequência é a nossa morte física, matando porém, primeiro, o nosso egocentrismo. Creio que neste estágio estaremos realmente pela fé agradando a Deus. ( Hebreus 11:6) 
Onde o nosso eu morre e Cristo passa ser a nossa vida e também a nossa morte.
 
''Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! "Gálatas 2:20,21
 
''Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.'' Romanos 6:8
''Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;'' 2 Timóteo 2:11
''Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.''  Romanos 14:8
 
Pensemos nisto, creiamos nisto e façamos isto. 
 
Sejamos diligentes a respeito desta verdade absoluta, mesmo que muitos a neguem, que muitos não a pratiquem. 
 
Em nome de Jesus Cristo. 
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, hoje e sempre! 
 
 
Comunidade & Ministério
    Só em Cristo Há Vida
          Pr. Elio Loiola