" QUANDO NEGLIGENCIAMOS A PALAVRA DE DEUS, ESTAMOS NEGLIGENCIANDO A NOSSA PRÓPRIA VIDA, E NÃO SÓ A TERRENA, MAS, PRINCIPALMENTE A ESPIRITUAL, QUE É ETERNA. "

27/09/2016 08:54
CONSEQUÊNCIAS DO DESPREZO E DESCASO                             
 
Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.  
 
Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 
Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.       Mateus: 12. 42,43, 44
____________________________________________________________
 
Nesta passagem bíblica, há algo importante a ser analisado, para que possamos em parte compreender tudo o que tem ocorrido hoje em todo o mundo.
 
Jesus começa a explicar sobre libertação e a volta a escravidão.
 
Quando somos libertos por Cristo, do domínio de espíritos malignos, o espaço que estes ocupavam em nossa mente, em nossa vida, passa a ser preenchido pelo Espírito Santo.
 
Porém, quando passamos a desobedecer as orientações d'Ele, O entristecemos, chegando ao ponto de até O extinguirmos de nossas vidas.
 
Devido à continua e obstinada desobediência.
 
Vemos que quando isto acontece, o espírito maligno está no aguardo, sempre observando, esperando a oportunidade para que possa retornar a sua antiga casa.
 
E não vem só, traz consigo outros sete espíritos piores.
 
Onde o estado deste homem se torna pior do que o anterior.
 
Ao contar está parábola em uma condição individual, Jesus também a expõe num âmbito mais amplo, estendendo esta consequência à toda uma geração, que pelo mesma motivação se tornará perversa e incrédula.
 
Temos visto isto em nossa geração, como tem aumentado e propagado a ausência de amor ao próximo, a intolerância em vários segmentos o desrespeito de um para com os outros, gerando assim, a violência nos lares, no trabalho, na sociedade em geral.
 
Roubos, furtos, homicídios, suicídios, racismo, prostituição que contempla tanto a fornicação como o adultério.
 
E contrapartida, vemos que tantas tentativas de frear este abrangente crescimento de violência em todos os setores da sociedade são estabelecidas, porém com muito pouco ou quase nada resolvendo.
 
Seja pelo Caminho da educação, do esporte, da qualificação profissional e tantas outras estratégias sociais, para eliminar ou diminuir a pobreza extrema, julgando  ser este necessariamente o fato primordial da questão.
 
Porém de acordo com o que a Bíblia nos revela, nos antecipando tudo a respeito destes fatos em seus relatos, somos conscientizados de que nada do que o homem venha a fazer, de uma forma independente e alienada de Deus e de sua ação direta para intervir em tais questões, trará de fato soluções concretas para o problema.
João 15:5
 
Por esta explicação de Jesus Cristo vemos que quando decidimos ignorar Deus em nossas vidas, e independente da área que fazemos isto, estamos dando lugar a demônios para virem a ocupar o lugar que estiver ausente da participação de Deus.
Romanos 1:16-32
 
Deus é. Onipresente, porém só se manifesta ao ser invocado por quem n'Ele crê.
Romanos 10:13
 
Em uma sociedade incrédula, a perversidade impera.
 
Onde a Palavra de Deus é desprezada, a vida qualitativa de fato inexiste, e está fadada a total destruição independendo do tempo em que isto possa levar para que ocorra.
 
Se toda uma sociedade se distância de Deus, toda ela se tornará escrava e submissa a demônios, aos espíritos malignos, cujo o ministério é roubar, matar e destruir.
 
E saibamos que eles exercem eficazmente este ministério.
 
A nossa submissão a Deus não está no que confirmamos com nossos lábios, mas no que praticamos em relação ao que sai dos lábios d'Ele.
João 10:10a
 
Pois a vida está no fato de vivermos por sua Palavra e não pelas nossas, por mais agradáveis e emotivas estas palavras sejam.
Mateus 4:4
 
Se não retornarmos verdadeiramente, para O Senhor, jamais a vida verdadeira retornará a nós.
Oséias 6:1-3
 
Pois a vida está n'Ele, e sem Ele não há vida. E Ele manifesta esta vida em Jesus Cristo, O Seu Filho amado.
1João 5:10,12
 
Jesus Cristo é O Caminho, A Verdade e A Vida. 
João 14:6
 
Todos quantos resistem em conhecer a Deus e buscar a Deus, estão sujeitos a destruição eterna.
Romanos 1:18-32
 
Sabendo que o homem foi  criado por Deus, onde Ele soprou o dom da vida nele, e pelo pecado, nos rebelamos contra Ele, havendo assim, um vazio existencial em nós, e quando este vazio não é preenchido por Deus na figura de Cristo, os demônios citados por Cristo ocupam este lugar.
 
Tornando-os assim um ser incrédulo e perverso.
 
O mesmo fato ocorre no coletivo, pois cada indivíduo inserido na sociedade, forma esta sociedade.
 
Pois através de cada indivíduo em seus atos geram os atos de uma sociedade.
 
Um incrédulo e perverso, pode gerar uma nação incrédula e perversa, assim como isto pode ocorrer com um crédulo.
 
Lembremo-nos que Jesus levantou um povo exclusivo para Deus,  ao nos ensinar a retornar a Deus por meio da fé, da credulidade em Deus e em sua Palavra.
1Pedro 2:5
 
Sendo assim, busquemos ao Senhor enquanto ainda há tempo.
 
Pois quando decidimos nos achegar a Deus, Deus se achega a nós, trazendo com Ele, salvação, paz, sabedoria do alto, consolo e Vida abundante.
Tiago 4:8
 
Pr. Élio Loiola  -  Graça e paz abundantes em Cristo Jesus.