" SE CRERMOS QUE O SENHOR ESTÁ CONOSCO TODOS OS DIAS COMO ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, OS PROBLEMAS QUE SURGEM PELO CAMINHO SÃO SÓ PROVAS PARA QUE SEJAMOS POR ELE APROVADOS. "

04/10/2018 10:26

 

            Enfrentando problemas             

 

Se você tem medo de ir a um dentista, mas precisa ir, ou um parente difícil vai te visitar, a melhor coisa a fazer é lidar diretamente com o assunto. Tudo o que é inevitável e incontornável é melhor tratar sem demoras e diretamente. Isto também se aplica à dor emocional, admitindo que não seja patológica.

Houve tantos momentos difíceis na minha vida, mas quando eu tentava evitá-los só fazia piorá-los.

Eu tenho um segredo para me manter em equilíbrio com meus amigos e colegas de trabalho: se há algo que me incomoda eu vou diretamente para a pessoa e procuro conversar sobre isso.

“Precisamos conversar”, eu diria.

Eu aprendi há muito tempo que se eu realmente deixar as coisas para depois, elas vão me incomodar por muito mais. Eu preciso ver as questões resolvidas.

Aprendi isso quando eu era criança. Minha família tinha uma regra: “Nunca deixe o Sol se por sobre a vossa ira.”

Naquela época se houvesse uma briga entre eu e meu irmão, minha mãe ou meu pai pararia essa briga e em seguida, cada um dos brigões, de mau humor, era conduzido para seu próprio quarto. Antes, porém, que a noite chegasse, os dois tinham que voltar e conversar.

Conversar, não gritar!

Isso irritava, mas na maioria das vezes, funcionava bem. Conversávamos mais calmos sobre o que havia ocorrido e reparávamos, quase sempre, que teria sido melhor que o fato nunca tivesse acontecido.

Você pode experimentar fazer isso. Eu ainda sigo essa política e eu não tenho úlceras hoje.

.

1) Como se solucionavam brigas entre irmãos na família do autor do texto?

2) Qual era  a regra quanto a conflitos na família dele?

3) Você acha que isso funcionaria na sua família? Por que?

4)Por que costumamos adiar a solução de um conflito? Isso adianta?

5) Veja que a história parece conter uma contradição. Que contradição é essa e como ela é vencida?

(para o professor: contradição entre deixar esfriar um pouco o conflito entre irmãos, adiar portanto a solução, e resolver o problema logo, “antes do Sol se por”. Deixar o momento explosivo passar, mas não adiar a solução por muito tempo)

6) Escreva a moral que esse relato nos ensina.