" SE DE FATO COMPREENDERMOS A FIDELIDADE DE DEUS PARA COM A SUA PALAVRA, APRENDEREMOS COM ELE, A SER FIÉIS A ELE ETERNAMENTE. "

04/10/2016 08:00
DEUS E SUA ETERNA FIDELIDADE                      
 
"  E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.  "     Jeremias 32.40 
_________________________________________________________________
A Bíblia declara e é bem enfática a respeito da fidelidade de Deus.
 
Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; 1 Timóteo 4.9
 
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2.13
 
No versículo em questão podemos observar a confirmação deste fato indiscutível e imutável.
 
Vejam que Deus é Quem se propõe a fazer esta aliança com o homem, com a humanidade, digo toda a humanidade, pois em Cristo tal benefício se estendeu a todos nós, tanto aos Judeus como aos gentios, tal qual eu o sou.
 
Deus declara que esta aliança, esta sua Palavra empenhada, jamais O desviaria deste propósito, ensinando ainda, o homem a teme-Lo de uma forma correta e digna de toda a honra por Ele merecido, onde por intermédio deste verdadeiro temor, estes jamais se desviariam d'Ele também.
 
O fato é que com a vinda de Cristo isto se cumpriu, a aliança eterna foi de fato realizada e consumada n'Ele e por Ele.
 
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19.30
 
Em seguida após a ascendência de Cristo aos céus, foi ainda enviado a nós o Espírito Santo, para nos ensinar e nos lembrar em relação a este temor.
 
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14.26
 
O Espírito Santo veio até nós, nos convencendo do pecado, que de fato cometemos contra Deus, da Justiça, já realizada em Cristo e por Cristo, e do Juízo vindouro, do qual aguardamos somente a sua execução.
 
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16.8
 
Do pecado, porque não creem em mim; João 16.9
 
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; João 16.10
 
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16.11
 
É por meio do Espírito Santo, que nascemos como a uma nova criatura, um novo espírito e por Ele ensinados, a partir de agora, a adorar a Deus, que é Espírito, vivendo tão somente para Ele e seus propósitos eternos.
 
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3.3
 
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3.5
 
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4.24
 
Sendo fortalecidos para que nunca venhamos a ser de novo apartados de seu amor, de sua salvação dada a nós relativo a este amor, tão somente.
 
E à vida eterna por Ele prometida, a tantos quantos a receberem espontaneamente, voluntariamente, caracterizando assim, o seu real arrependimento em relação aos seus pecados contra Deus e a Sua Palavra.
 
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6.47
 
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2.25
 
Ele nos ensina a amá-Lo, pois Ele nos amou e nos ama primeiro.
 
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4.19
 
Ele nos ensina a servi-Lo, pois Ele nos serviu primeiro.
 
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10.45
 
Tudo o que hoje fazemos ou podemos vir a fazer para Deus, é porque Ele já o fez primeiro por nós.
 
 
Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu. Jó 41.11
 
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11.35
 
Quando adquirimos esta compreensão, passamos realmente de fato, a viver para Ele, com Ele e n'Ele.
 
Reconhecendo a sua Graça, misericórdia e compaixão para com a humanidade.
 
Passando agora a buscar o aperfeiçoamento destas virtudes, para que possamos transmiti-las a outros, não só por palavras, mas pela prática delas ao nosso próximo.
 
2 Pedro 1
 
5 - E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
6 - E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
7 - E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
8 - Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 - Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.   
 
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2.9
 
Onde desta forma estaremos cada vez mais, nos firmando e sendo firmados nesta maravilhosa aliança eterna, procedente do Único DEUS ETERNO que poderia isto realizar, sem nunca falhar ou mudar.
 
Deus além de propor tal aliança, ainda nos capacita para que venhamos a permanecer fiel a ela, por saber que, por nós mesmos, jamais conseguiríamos.
 
Este Deus é MARAVILHOSO !!!
 
Sendo assim, quem tem ouvidos ouça, quem tem entendimento entenda!
 
E agarre-se a esta certeza  lançada a nós, a Palavra de Deus , e  tão somente por  amor a nós, do Deus que é Amor e também justiça !
 
Graça e paz abundantes, hoje e sempre em Cristo Jesus.
 
Pr. Élio Loiola