" SE SOMOS PARTICIPANTES DA IGREJA ESPIRITUAL DE CRISTO, SOMOS DE FATO SALVOS, PORÉM, SERMOS SOMENTE PARTICIPANTE DA IGREJA FÍSICA, NÃO DETERMINARÁ SALVAÇÃO A NÓS. "

02/01/2018 12:22
CONGREGAÇÃO DOS SANTOS, CONGREGAÇÃO ESPIRITUAL
 
" não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. " Hebreus 10:25
  ----------------------***-----------------------
 
APROFUNDANDO-SE NO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS DIRIGE PELA VERDADE.
 
Analisando todo o contexto onde este versículo está inserido, e isto utilizando de forma correta e imparcial, a exegese e não com parcialidade, a eixegese, a palavra congregação está a mencionar uma congregação local física ou a congregação completa, formada pelos que são justificados por Cristo em sua ressurreição tendo antes remidos os seus pecados pela sua morte vicária?
 
Sabendo que no original grego, a palavra utilizada é episynagoge - que significa um ajuntamento completo, particularmente uma comunidade cristã, com o entendimento dos que seguem a Cristo por crença.
 
Já o congregar no mesmo lugar no sentido local físico da ekklesia ( reunião dos que sairam para fora ) a palavra grega para a mesma é  " episynago " e também " synagoge "
 
O sentido completo se entende, quando do contexto, vemos no versículo 30, a questão do julgamento do povo pertencente a Deus, povo este exclusivo de Deus.
 
Este texto jamais pode ser usado num sentido de intimidar a saída de um membro de uma congregação local, principalmente por questões de ensinos heréticos contrários aos ensinos de Jesus Cristo.
 
O que Paulo ensina e exorta na 2 carta a Timóteo, no cap. 3 : 1 - 5, esclarece este ponto, onde ele diz, para nos afastar dos líderes com estas características confirmadas.
 
Porem, muitos hoje são intimidados e até mesmo ameaçados, e também condenados por aqueles que congregam juntamente com eles, quando decidem por sair daquela congregação local, porem, jamais deixando a congregação dos santos, dos remidos e justificados em Cristo. Até que encontre uma outra congregação local que esteja de acordo com os padrões e princípios bíblicos de fato.
 
Lembremos que Jesus também disse para deixar àqueles que fossem cegos em relação aos verdadeiros princípios e fundamentos do Evangelho.
 
Mateus: 15. 14. Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.
O fato é que jamais podemos nos conformar com o mundo e sua filosofia satânica, mesmo quando esta se encontra no contexto congregacional no sentido físico e terreno em questão, pois isto pode acarretar a nossa perdição eterna, por participarmos ou sermos coniventes de suas obras más.
 
Romanos: 1. 32. os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
 
1 Coríntios: 5. 9. Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem; 10. com isso não me referia à comunicação em geral com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11. Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 12. Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 13. Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.      
      
" Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. "  2 Timóteo 3:1-5
 
Sejamos então, diligentes e pragmáticos para com a Palavra de Deus.
 
Algo a se pensar, para que, não venhamos a errar, e de Deus e sua promessa não venhamos  também, nos desviar.
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida - CSECHV
 
" Um ministério que pela graça de Deus, procura, por todos os meios possíveis, estar sempre perto de você para compartilhar do Deus Vivo e Eterno, que em Cristo Jesus e no Poder do Espírito Santo nos resgata, nos liberta e nos salva eternamente, nos levando eternamente para o céu, através do ensino da Sua Palavra de Vida !!! "
 
Um ministério que  se propõe em propagar O Evangelho pelo método da Igreja no lar !!!