" SEGUINDO CONSELHOS BÍBLICOS PARA PARTICIPAR DE UMA HISTÓRIA DE AMOR FELIZ E PERPÉTUA " Parte 1

06/10/2011 12:19

 

Uma História de Amor 
 

 

Abraão, que no hebraico significa "Pai duma multidão", era um patriarca descendente de Sem, e se tornou um dos maiores vultos da bíblia em personagem celebrado em todo Oriente. De Abraão descedem os judeus e os árabes. Os árabes vieram a existir através de Ismael o filho que teve com Agar.
Ismael cresceu e viveu no deserto e Deus lhe deu doze filhos que se tornaram príncipes no Oriente. Isaque, o filho da promessa que Abraão gerou quando tinha 100 anos de idade gerou os judeus.
Abraão é o progenitor dos hebreus. Josué relembra ao povo de Israel sua origem quando disse aos judeus que entravam na terra de Canaã "Antigamente, vossos pais, terá, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram aos outros deuses". E falando em nome de Deus lhe disse: "Eu, porém tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque"(Is 24.2-3). Outros textos bíblicos podem ser consultados (IS 51.2; MT 1.1; 3.9; GL 3.7-9, etc.)
Abraão nasceu em Ur, na Cadéia, e se casou com Sarai, conforme Gênesis 11.27-31. 
Chamado por Deus, recebeu ordens para sair da sua terra e seguir adiante para um aterra desconhecida (Atos 7.2-4),e na primeira parte de sua jornada,possivelmente pela idade avançada de seu pai fixou residência em Hãra (Gn 11.31). Depois da morte de seu pai,saiu de Hãra acompanhado de ló , seu sobrinho (Gn 12.4,5; Hb 11.8). Chegando a Canaã edificou um altar em Siquem,onde o Senhor prometeu que aquela terra seria dos descendentes(Gn 12.6,7).
Depois de uma longa peregrinação que o levou até o Egito, Sara sua esposa, faleceu e ele casou-se com Quetura e ela lhe deu mais seis filhos que se tornaram os pais das tribos nômades que habitaram o território ao sul da Palestina (Gn 25.1,2). Faleceu com 175 anos de idade e foi sepultado ao lado de Sara, na cova de Macpela, um pedaço de terra que ele adquiriu em sua peregrinação (Gn 25.7-9).
Isaque que significa riso em Hebraico nasceu quando Abraão tinha 100 anos de idade e Sara 90 anos (Gn17. 17; 21.5) e teria nascido em Berseba (Gn 21.14-31). Deus lhe havia prometido este filho, e ele riu quando Deus lhe anunciou o nascimento de Isaque, por serem já velhos (Gn 17.17-19). Logo depois quando a mesma promessa foi anunciada a Sara, ela também riu, em sinal de incredulidade (Gn 18.9-15).
Quando, porém, deu a luz ao filho, confessou: "Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice dei um filho" (Gn 21.6-7)
Rebeca, a esposa de Isaque tem um nome significativo em Hebraico: Corada com laço, isto é, donzela cuja beleza prende aos homens, uma das filhas de Betuel que residia em Harã.
São estes, basicamente os personagens de nossa Historia e de cujas vidas extrairemos preciosas ligações.Vejamos primeiramente a questão da escolha:

1)Uma escolha pode resultar em benção ou maldição para o resto da vida.

Abraão Sabia disso e se preocupou com a escolha que Isaque faria de uma esposa.
Naquela época era costume do pai escolher a esposa do filho,e o futuro de Isaque dependia de sua sábia escolha.
Abraão era já velho. Tinha cerca de 140 anos de idade (Gn 21.5 e 25.20).Deus o havia abençoado em tudo,tornando-o um dos homens mais ricos de seu tempo,porém seu filho Isaque ainda continuava solteiro,e isto deixava o velho pai preocupado.
Abraão chamou seu mordomo mais antigo e em quem confiava plenamente e lhe deu a missão de conseguir uma esposa para Isaque na terra de sua parentela. Eliezer jurou a Abraão que faria tudo conforme foi orientado. Abraão estava demonstrando muita preocupação em relação à pessoa com quem seu filho iria se casar. 
O critério que ele usou é: Tem que ser gente da minha Família. Preocupado de que poderia morrer antes de ver seu filho casado, Abraão orientou a Eliezer "... Não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarão mulher para meu filho Isaque" (Gn 24.3,4)
Por que Abraão estava tão preocupado com a escolha da esposa do seu filho?Quais eram os motivos desta sua preocupação?