" SEGUINDO CONSELHOS BÍBLICOS PARA PARTICIPAR DE UMA HISTÓRIA DE AMOR FELIZ E PERPÉTUA " Parte 2

08/10/2011 13:48

 

Uma História de Amor - parte 2
 

 

2)Uma escolha errada pode ter conseqüências imprevisíveis.

Isaque nasce sob uma promessa divina e havia promessas de Deus que poderiam ficar comprometidas, dependendo da pessoa com que ele se casasse. É comum acontecer de muitos jovens não levarem à sério as implicações de uma escolha errada,impedindo que as promessas de Deus se cumpram em suas vidas. Por exemplo: Uma escolha errada pode trazer maldição, como aconteceu com Eva no Jardim do Éden (Gn3).Uma escolha errada pode pôr fim ao ministério,como no caso de Sansão e Judas. Os prejuízos podem ser irreparáveis, como no caso do filho que saiu da casa precipitadamente gastando toda sua herança
( O filho Prodigo,Lucas 15.11-32). 
Ou ter o mesmo destino de Jonas pondo a perigo as pessoas que estão ao seu redor (Jonas 1)

3)Siga as seguintes orientações quando tiver que tomar uma decisão:

 Analise bem a situação. Pergunte a si mesmo: O que eu quero alcançar? O que é importante preservar?Que problemas devo evitar?

Pese os prós e os contras. Escreva em colunas paralelas as vantagens e desvantagens de cada alternativa, levando em conta o peso de cada fato.
 Se o problema a ser resolvido exigir mais tempo adie a decisão. Durma sobre o assunto até que a idéia amadureça. 
Na duvida, nunca tome uma decisão. Às vezes, a decisão é correta, mas o momento é errado.
 Na medida do possível tome uma decisão de cada vez.Se começar pelas decisões Mais importantes e difíceis as demais se tornarão fáceis.
 Discuta o assunto com alguém de confiança. Em geral duas pessoas pensam melhor do que uma.
 Ore a Deus pedindo sabedoria.
 Admita mudar suas decisões, desde que seja possível e necessário.
 Leve em conta certa decisões básicas.Saiba que você é responsável por outras pessoas que serão afetadas por sua decisão.Não escolha com base apenas no prazer.

Alguns homens que acertaram em suas decisões:
José. Vendido por seus irmãos e levado como escrevo para o Egito, José foi assediado sexualmente pela esposa do comandante Potifar. Agarrado à força Por ela,fugiu e, conseqüentemente foi parar numa masmorra.Ele tomou a decisão de não pecar contra Deus para não comprometer os sonhos que Deus lhe dera no passado(Gn 39.11-20)
Moises. Aos quarenta anos de idade Moises teve que decidir se ficaria ao lado dos Egípcios e agradaria sua mãe egípcia, ou defenderia seus irmãos de sangue que estavam sendo escravizados por Faraó, e ele escolheu "ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado" (Hb 11.25).
Daniel. Daniel era ainda muito jovem quando foi levado cativo para a Babilônia. Escolhido para servir no palácio - enquanto outros cativos serviram de escravos no campo e nas casas dos oficiais do rei - Daniel decidiu não se contaminar com os manjares da realeza (Dn 1.8).