" SÓ DEUS EM SUA ETERNA SABEDORIA, FIDELIDADE, ONISCIÊNCIA E MISERICÓRDIA, TEM O PODER DE SEPARAR O JOIO DO TRIGO, POR MAIS COMPLICADO APARENTE SER ISTO PARA NÓS, AOS NOSSOS OLHOS. " - Segunda Feira

10/04/2017 09:23
A FIDELIDADE DE DEUS SUPERA A INJUSTIÇA DO E NO MUNDO              
 
" Não esmagará a cana quebrada,e não apagará o morrão que fumega,até que faça triunfar o juízo; "    Mateus 12:20                
 
Este versículo é de mais fácil entendimento para aqueles que convivem ou conviveram em áreas agrícolas, nas zonas rurais.
 
Onde puderam conviver com plantações de trigo, e também em queimadas de matas, sejam etas programadas e controladas ou acidentais ou criminosas.
 
Jesus sempre se utilizou das coisas criadas, visíveis aos nossos olhos para explicar as invisíveis, as espirituais.  
 
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mateus 6:26
 
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20
 
Neste caso Ele está a explicar, que Ele não viria com a destruição total das pessoas deste mundo, pela rebeldia para com Deus, que Ele não veio para dominar, assim como os entendidos das Escrituras acreditam que seria.
 
Pois Ele veio não para destruir o mundo que por si ó em sua rebeldia já estava se auto destruindo.
 
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
 
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47
 
Ele veio, pelo contrário para restaurar e renovar aquilo que aparentemente não poderia ser restaurado.
 
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8
 
Ele cita o trigo, pois este mesmo quando é amassado, pisado, tem condições de se levantar novamente e retornar ao ciclo de crescimento para o qual ele foi plantado.
 
Desde que ele não seja esmagado de uma vez, impedindo que a sua seiva circule pelo seu organismo.
 
Podemos assim, compreender que se ainda estivermos com vida, por mais diminuta esta seja, devido as consequências que o pecado gera em nós, Ele, Cristo teria e tem, poder para renovar e trazer a verdadeira vida, para a qual fomos criados para viver abundantemente. A mesma analogia é para com o morrão que fumega, pois é sabido também que, se este morrão for lançado no mato seco, de novo voltará a queimar, porém se o apagar de fato, com água por exemplo, não terá mais forças para isto, para atear fogo em lugar algum.
 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4
 
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:24
 
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10
 
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15
 
Fazendo uma alusão à nós, à nossa vida, significa que, enquanto ainda respiramos, enquanto ainda temos um fôlego que nos mantém vivos fisicamente, será possível por meio d'Ele sermos restaurados espiritualmente. Após nossa morte, já não há mais possibilidades para renovo.
 
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27
 
Jesus está declarando aqui, que não destruiria a todos, pois poderia, por meio do Evangelho, da Boa Nova do céu, restaurar àqueles que creriam nesta Boa Nova do céu, trazida por Ele, 
 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16
 
Contrariando àqueles que julgavam que Ele viria para destruir todas as nações que os aprisionavam em escravidão.
 
Vemos também aqui que o juízo de Deus é bilateral, o juízo virá para os que creem, como absolvição eterna, porém, para os que não crerem, a condenação eterna.
 
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.Mateus 13:30
 
Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. Lucas 3:17
 
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;Mateus 25:32
 
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.Mateus 25:33
 
Concluindo, o juízo de Deus não destruirá aqueles que por crer na Palavra de Deus se arrependerão e a Ele se converterão com um coração quebrantado e um espírito contrito.
 
Seu cuidado amoroso e humilde não seria para com os outros não seria extinto pelo ódio e pela ingratidão dos homens.
 
O juízo de Deus é e será da forma como Ele planejou e no tempo que Ele estabeleceu em sua presciência, e nunca no nosso tempo, e nem conforme os nossos planos.
 
Leia a Bíblia, colocando em prática os seus ensinos e seja realmente salvo!
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida